Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215445 |
Resumo: | Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de realizar um levantamento dos ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas. |
id |
UFRGS-2_36924eab4d46f2efedc9684b93baae8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215445 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludovico, Francieli MotterBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2020-11-25T04:06:08Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/215445001118646Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de realizar um levantamento dos ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.The processes of teaching and learning a Foreign Language (FL) mediated by Digital Communication Technology (DCT) can and must go beyond reading on a digital device screen, in other words, these resources can be used to find other paths. DCT offers several possibilities, which allow promoting interaction, collaboration and autonomy so that the student is active and participates in the construction of his own knowledge. In this sense, the Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) are configured as possibilities to mediate FL teaching and learning. Therefore, teachers need to understand these resources universe. In this sense, the present Systematic Literature Mapping carried out a survey of the existing DTLO for teacher education. The results aggregate discussions and contributions to outline FL teachers’ education on the use and creation of DTLO for their practices.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [15] p.Ensino de língua estrangeiraEnsino a distânciaFormação de professoresTecnologiaComunicação digitalDTLOForeign language teaching and learningMediationDigital communication technologyFormação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literaturaForeign language teachers' education on digital teaching and learning objects : a systematic literature mappinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118646.pdf.txt001118646.pdf.txtExtracted Texttext/plain33199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/2/001118646.pdf.txt0d783ec5d4ebfec4f0d9e617db0c6f38MD52ORIGINAL001118646.pdfTexto completoapplication/pdf303965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/1/001118646.pdf1b7c282f6cb2f9168dafd921aa8d2d08MD5110183/2154452023-08-23 03:32:35.516962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-23T06:32:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Foreign language teachers' education on digital teaching and learning objects : a systematic literature mapping |
title |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura |
spellingShingle |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura Ludovico, Francieli Motter Ensino de língua estrangeira Ensino a distância Formação de professores Tecnologia Comunicação digital DTLO Foreign language teaching and learning Mediation Digital communication technology |
title_short |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura |
title_full |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura |
title_fullStr |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura |
title_sort |
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira Ensino a distância Formação de professores Tecnologia Comunicação digital |
topic |
Ensino de língua estrangeira Ensino a distância Formação de professores Tecnologia Comunicação digital DTLO Foreign language teaching and learning Mediation Digital communication technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
DTLO Foreign language teaching and learning Mediation Digital communication technology |
description |
Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de realizar um levantamento dos ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-25T04:06:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215445 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118646 |
identifier_str_mv |
0102-6267 001118646 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [15] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/2/001118646.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/1/001118646.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d783ec5d4ebfec4f0d9e617db0c6f38 1b7c282f6cb2f9168dafd921aa8d2d08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225002225238016 |