A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luciana da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35686
Resumo: Este artigo trata de um estudo sobre a importância da Literatura Infantil dentro das séries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodológicos como, por exemplo: observações, experiências de estágio, pesquisas e leituras de obras relacionadas ao assunto, propondo uma análise crítica e reflexiva sobre o desenvolvimento da aprendizagem tendo como suporte a Literatura Infantil. Essa análise teve suas significações com base em teóricos que estudaram e se aprofundaram no estudo da Literatura Infantil como agente significador para a construção da identidade infantil. Neste trabalho foi possível observar que as crianças necessitam ter contato com os contos infantis para que construam hipóteses significativas na constituição de suas personalidades tanto no aspecto cognitivo, quanto afetivo. O tema Literatura Infantil foi abordado como um fator construtivo no desenvolvimento psicossocial, afetivo e cognitivo da criança, como conseqüência da formação do ser, a Literatura ampara e auxilia adequadamente à faixa etária da criança e seus interesses. Alguns autores trouxeram o conhecimento e a concordância de que a Literatura Infantil tem correlação com situações que a criança vive e vivencia.A vida é lida através contos infantis.
id UFRGS-2_36ec163199f04f8537a99aa7528dc90a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35686
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Luciana da SilvaGandin, Luis Armando2011-12-20T01:19:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/35686000795186Este artigo trata de um estudo sobre a importância da Literatura Infantil dentro das séries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodológicos como, por exemplo: observações, experiências de estágio, pesquisas e leituras de obras relacionadas ao assunto, propondo uma análise crítica e reflexiva sobre o desenvolvimento da aprendizagem tendo como suporte a Literatura Infantil. Essa análise teve suas significações com base em teóricos que estudaram e se aprofundaram no estudo da Literatura Infantil como agente significador para a construção da identidade infantil. Neste trabalho foi possível observar que as crianças necessitam ter contato com os contos infantis para que construam hipóteses significativas na constituição de suas personalidades tanto no aspecto cognitivo, quanto afetivo. O tema Literatura Infantil foi abordado como um fator construtivo no desenvolvimento psicossocial, afetivo e cognitivo da criança, como conseqüência da formação do ser, a Literatura ampara e auxilia adequadamente à faixa etária da criança e seus interesses. Alguns autores trouxeram o conhecimento e a concordância de que a Literatura Infantil tem correlação com situações que a criança vive e vivencia.A vida é lida através contos infantis.This article is a study about the importance of Children's Literature in the early grades in Elementary School. During this process were used methodological tools such as: observations, training experiences, researches and readings of works related to the subject, proposing a reflective and critical analysis about learning development, which was based on Children’s Literature. The meanings of this analysis were based on theorists who have studied and deepened the study of Children's Literature as a significant agent for the construction of children’s identity. In this work we observed that the children in their child's development need to have contact with fairy tales in order to build meaningful assumptions in the formation of their personality in both affective and cognitive aspects. Children's Literature theme was addressed as a constructive factor in the psycho-social, emotional and cognitive development as a result of the formation of the self, which is being appropriately supported and assisted according to the age of the child and their interests. Some authors have brought the knowledge and concurrence that Children's Literature has a correlation with the situations that the child lives and experiences. Life is read through the fairy tales. The theories have given reflective support during the development of this work, showing that the child's development is grounded on fairy tales.application/pdfporLiteratura infantilEnsino fundamentalDevelopmentLearningAutonomyCriticismImaginationA literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795186.pdf.txt000795186.pdf.txtExtracted Texttext/plain48122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35686/2/000795186.pdf.txtc91b548fa5bb55db2fed298ed181a7e9MD52ORIGINAL000795186.pdf000795186.pdfTexto completoapplication/pdf2171977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35686/1/000795186.pdf4168633ff4acb3cf2b01aec78f45ec2eMD51THUMBNAIL000795186.pdf.jpg000795186.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35686/3/000795186.pdf.jpgaecbfb907a0b4b3c0b84dbf6c48a07baMD5310183/356862018-10-08 07:55:05.961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:55:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
title A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
Dias, Luciana da Silva
Literatura infantil
Ensino fundamental
Development
Learning
Autonomy
Criticism
Imagination
title_short A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental
author Dias, Luciana da Silva
author_facet Dias, Luciana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Luciana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Ensino fundamental
topic Literatura infantil
Ensino fundamental
Development
Learning
Autonomy
Criticism
Imagination
dc.subject.eng.fl_str_mv Development
Learning
Autonomy
Criticism
Imagination
description Este artigo trata de um estudo sobre a importância da Literatura Infantil dentro das séries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodológicos como, por exemplo: observações, experiências de estágio, pesquisas e leituras de obras relacionadas ao assunto, propondo uma análise crítica e reflexiva sobre o desenvolvimento da aprendizagem tendo como suporte a Literatura Infantil. Essa análise teve suas significações com base em teóricos que estudaram e se aprofundaram no estudo da Literatura Infantil como agente significador para a construção da identidade infantil. Neste trabalho foi possível observar que as crianças necessitam ter contato com os contos infantis para que construam hipóteses significativas na constituição de suas personalidades tanto no aspecto cognitivo, quanto afetivo. O tema Literatura Infantil foi abordado como um fator construtivo no desenvolvimento psicossocial, afetivo e cognitivo da criança, como conseqüência da formação do ser, a Literatura ampara e auxilia adequadamente à faixa etária da criança e seus interesses. Alguns autores trouxeram o conhecimento e a concordância de que a Literatura Infantil tem correlação com situações que a criança vive e vivencia.A vida é lida através contos infantis.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35686
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795186
url http://hdl.handle.net/10183/35686
identifier_str_mv 000795186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35686/2/000795186.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35686/1/000795186.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35686/3/000795186.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c91b548fa5bb55db2fed298ed181a7e9
4168633ff4acb3cf2b01aec78f45ec2e
aecbfb907a0b4b3c0b84dbf6c48a07ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069060497408