Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219835 |
Resumo: | Inserir a literatura nas aulas de geografia pode tratar-se de uma proposta interdisciplinar e mostra-se em um avanço, no que se refere a uma prática educacional que promove a interação entre as áreas do conhecimento, possibilitando que os alunos aprendam de forma mais lúdica e criativa, com mais interesse e motivação. Neste contexto, a preocupação central desse trabalho é desenvolver propostas metodológicas utilizando a literatura infantil para ensinar geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, investigando a importância de utilizar essa linguagem para o ensino-aprendizagem, buscando incentivar professores da educação básica. A metodologia deste trabalho esteve na escolha de cinco livros da literatura infantil, desenvolvendo unidades temáticas da geografia com diferentes atividades. Trata-se de se ler o mundo a partir da literatura, que independente do seu tema/história, traz um contexto espaço temporal, que pode ser objeto de estudo dentro dos temas geográficos selecionados nos anos iniciais do ensino fundamental, além de ser uma evidente linguagem interdisciplinar, quando se permite a leitura da obra na sua totalidade literária, espacial, temporal e artística. |
id |
UFRGS-2_95939e23f42f350d8c68d6263217e82a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219835 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gaspary, VitóriaRodrigues, Aline de Lima2021-04-14T04:26:09Z2020http://hdl.handle.net/10183/219835001122785Inserir a literatura nas aulas de geografia pode tratar-se de uma proposta interdisciplinar e mostra-se em um avanço, no que se refere a uma prática educacional que promove a interação entre as áreas do conhecimento, possibilitando que os alunos aprendam de forma mais lúdica e criativa, com mais interesse e motivação. Neste contexto, a preocupação central desse trabalho é desenvolver propostas metodológicas utilizando a literatura infantil para ensinar geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, investigando a importância de utilizar essa linguagem para o ensino-aprendizagem, buscando incentivar professores da educação básica. A metodologia deste trabalho esteve na escolha de cinco livros da literatura infantil, desenvolvendo unidades temáticas da geografia com diferentes atividades. Trata-se de se ler o mundo a partir da literatura, que independente do seu tema/história, traz um contexto espaço temporal, que pode ser objeto de estudo dentro dos temas geográficos selecionados nos anos iniciais do ensino fundamental, além de ser uma evidente linguagem interdisciplinar, quando se permite a leitura da obra na sua totalidade literária, espacial, temporal e artística.Introducir la literatura en las clases de geografía puede ser una propuesta interdisciplinar y se muestra un avance en lo que respecta a la práctica educativa que promueve la interacción entre las áreas de conocimiento, permitiendo que los estudiantes aprendan de una manera más lúdica y creativa, con más interés y motivación. En este contexto, la preocupación central de este trabajo es desarrollar propuestas metodológicas utilizando la literatura infantil para la enseñanza de geografía en los primeros años de la escuela primaria, investigando la importancia del uso de este lenguaje para el proceso de enseñanza-aprendizaje, buscando incentivar a los docentes de la educación básica. La metodología de este trabajo se realizó a partir de la elección de cinco libros de literatura infantil, desarrollando unidades temáticas de geografía con diferentes actividades. Se trata de leer el mundo desde la literatura, que independientemente de su temática / historia, aporta un contexto espacio-temporal que puede ser objeto de estudio dentro de las temáticas de geografía seleccionadas en los primeros años de la escuela primaria, además de ser un evidente lenguaje interdisciplinar, al leer la obra en su totalidad literaria, espacial, temporal y artística.application/pdfporLiteratura infantilEnsino fundamentalGeografia : EnsinoLiteratura infantilEnseñanza fundamentalEnseñanza de GeografíaLiteratura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2020Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122785.pdf.txt001122785.pdf.txtExtracted Texttext/plain101888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/2/001122785.pdf.txtf28844dffed4ee65e26875c52d5e52f1MD52ORIGINAL001122785.pdfTexto completoapplication/pdf1121132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/1/001122785.pdf513471ba8101bd306ef2bd94344e2eeeMD5110183/2198352021-05-07 04:38:32.317789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219835Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-07T07:38:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas |
title |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas |
spellingShingle |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas Gaspary, Vitória Literatura infantil Ensino fundamental Geografia : Ensino Literatura infantil Enseñanza fundamental Enseñanza de Geografía |
title_short |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas |
title_full |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas |
title_fullStr |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas |
title_sort |
Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas |
author |
Gaspary, Vitória |
author_facet |
Gaspary, Vitória |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspary, Vitória |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Ensino fundamental Geografia : Ensino |
topic |
Literatura infantil Ensino fundamental Geografia : Ensino Literatura infantil Enseñanza fundamental Enseñanza de Geografía |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Literatura infantil Enseñanza fundamental Enseñanza de Geografía |
description |
Inserir a literatura nas aulas de geografia pode tratar-se de uma proposta interdisciplinar e mostra-se em um avanço, no que se refere a uma prática educacional que promove a interação entre as áreas do conhecimento, possibilitando que os alunos aprendam de forma mais lúdica e criativa, com mais interesse e motivação. Neste contexto, a preocupação central desse trabalho é desenvolver propostas metodológicas utilizando a literatura infantil para ensinar geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, investigando a importância de utilizar essa linguagem para o ensino-aprendizagem, buscando incentivar professores da educação básica. A metodologia deste trabalho esteve na escolha de cinco livros da literatura infantil, desenvolvendo unidades temáticas da geografia com diferentes atividades. Trata-se de se ler o mundo a partir da literatura, que independente do seu tema/história, traz um contexto espaço temporal, que pode ser objeto de estudo dentro dos temas geográficos selecionados nos anos iniciais do ensino fundamental, além de ser uma evidente linguagem interdisciplinar, quando se permite a leitura da obra na sua totalidade literária, espacial, temporal e artística. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-14T04:26:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219835 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122785 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219835 |
identifier_str_mv |
001122785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/2/001122785.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/1/001122785.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f28844dffed4ee65e26875c52d5e52f1 513471ba8101bd306ef2bd94344e2eee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724692825374720 |