Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspary, Vitória
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219835
Resumo: Inserir a literatura nas aulas de geografia pode tratar-se de uma proposta interdisciplinar e mostra-se em um avanço, no que se refere a uma prática educacional que promove a interação entre as áreas do conhecimento, possibilitando que os alunos aprendam de forma mais lúdica e criativa, com mais interesse e motivação. Neste contexto, a preocupação central desse trabalho é desenvolver propostas metodológicas utilizando a literatura infantil para ensinar geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, investigando a importância de utilizar essa linguagem para o ensino-aprendizagem, buscando incentivar professores da educação básica. A metodologia deste trabalho esteve na escolha de cinco livros da literatura infantil, desenvolvendo unidades temáticas da geografia com diferentes atividades. Trata-se de se ler o mundo a partir da literatura, que independente do seu tema/história, traz um contexto espaço temporal, que pode ser objeto de estudo dentro dos temas geográficos selecionados nos anos iniciais do ensino fundamental, além de ser uma evidente linguagem interdisciplinar, quando se permite a leitura da obra na sua totalidade literária, espacial, temporal e artística.
id UFRGS-2_95939e23f42f350d8c68d6263217e82a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219835
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gaspary, VitóriaRodrigues, Aline de Lima2021-04-14T04:26:09Z2020http://hdl.handle.net/10183/219835001122785Inserir a literatura nas aulas de geografia pode tratar-se de uma proposta interdisciplinar e mostra-se em um avanço, no que se refere a uma prática educacional que promove a interação entre as áreas do conhecimento, possibilitando que os alunos aprendam de forma mais lúdica e criativa, com mais interesse e motivação. Neste contexto, a preocupação central desse trabalho é desenvolver propostas metodológicas utilizando a literatura infantil para ensinar geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, investigando a importância de utilizar essa linguagem para o ensino-aprendizagem, buscando incentivar professores da educação básica. A metodologia deste trabalho esteve na escolha de cinco livros da literatura infantil, desenvolvendo unidades temáticas da geografia com diferentes atividades. Trata-se de se ler o mundo a partir da literatura, que independente do seu tema/história, traz um contexto espaço temporal, que pode ser objeto de estudo dentro dos temas geográficos selecionados nos anos iniciais do ensino fundamental, além de ser uma evidente linguagem interdisciplinar, quando se permite a leitura da obra na sua totalidade literária, espacial, temporal e artística.Introducir la literatura en las clases de geografía puede ser una propuesta interdisciplinar y se muestra un avance en lo que respecta a la práctica educativa que promueve la interacción entre las áreas de conocimiento, permitiendo que los estudiantes aprendan de una manera más lúdica y creativa, con más interés y motivación. En este contexto, la preocupación central de este trabajo es desarrollar propuestas metodológicas utilizando la literatura infantil para la enseñanza de geografía en los primeros años de la escuela primaria, investigando la importancia del uso de este lenguaje para el proceso de enseñanza-aprendizaje, buscando incentivar a los docentes de la educación básica. La metodología de este trabajo se realizó a partir de la elección de cinco libros de literatura infantil, desarrollando unidades temáticas de geografía con diferentes actividades. Se trata de leer el mundo desde la literatura, que independientemente de su temática / historia, aporta un contexto espacio-temporal que puede ser objeto de estudio dentro de las temáticas de geografía seleccionadas en los primeros años de la escuela primaria, además de ser un evidente lenguaje interdisciplinar, al leer la obra en su totalidad literaria, espacial, temporal y artística.application/pdfporLiteratura infantilEnsino fundamentalGeografia : EnsinoLiteratura infantilEnseñanza fundamentalEnseñanza de GeografíaLiteratura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2020Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122785.pdf.txt001122785.pdf.txtExtracted Texttext/plain101888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/2/001122785.pdf.txtf28844dffed4ee65e26875c52d5e52f1MD52ORIGINAL001122785.pdfTexto completoapplication/pdf1121132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/1/001122785.pdf513471ba8101bd306ef2bd94344e2eeeMD5110183/2198352021-05-07 04:38:32.317789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219835Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-07T07:38:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
title Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
spellingShingle Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
Gaspary, Vitória
Literatura infantil
Ensino fundamental
Geografia : Ensino
Literatura infantil
Enseñanza fundamental
Enseñanza de Geografía
title_short Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
title_full Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
title_fullStr Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
title_full_unstemmed Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
title_sort Literatura infantil e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental : propostas metodológicas
author Gaspary, Vitória
author_facet Gaspary, Vitória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspary, Vitória
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
contributor_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Ensino fundamental
Geografia : Ensino
topic Literatura infantil
Ensino fundamental
Geografia : Ensino
Literatura infantil
Enseñanza fundamental
Enseñanza de Geografía
dc.subject.spa.fl_str_mv Literatura infantil
Enseñanza fundamental
Enseñanza de Geografía
description Inserir a literatura nas aulas de geografia pode tratar-se de uma proposta interdisciplinar e mostra-se em um avanço, no que se refere a uma prática educacional que promove a interação entre as áreas do conhecimento, possibilitando que os alunos aprendam de forma mais lúdica e criativa, com mais interesse e motivação. Neste contexto, a preocupação central desse trabalho é desenvolver propostas metodológicas utilizando a literatura infantil para ensinar geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, investigando a importância de utilizar essa linguagem para o ensino-aprendizagem, buscando incentivar professores da educação básica. A metodologia deste trabalho esteve na escolha de cinco livros da literatura infantil, desenvolvendo unidades temáticas da geografia com diferentes atividades. Trata-se de se ler o mundo a partir da literatura, que independente do seu tema/história, traz um contexto espaço temporal, que pode ser objeto de estudo dentro dos temas geográficos selecionados nos anos iniciais do ensino fundamental, além de ser uma evidente linguagem interdisciplinar, quando se permite a leitura da obra na sua totalidade literária, espacial, temporal e artística.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T04:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219835
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122785
url http://hdl.handle.net/10183/219835
identifier_str_mv 001122785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/2/001122785.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219835/1/001122785.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f28844dffed4ee65e26875c52d5e52f1
513471ba8101bd306ef2bd94344e2eee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724692825374720