“O segredo de toda a arte escriba” : cultura cuneiforme, competência escrita e legitimação política a partir da inscrição real L4 de Assurbanípal na Assíria do século VII AEC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254912 |
Resumo: | Neste trabalho, exploramos a cultura e escrita cuneiforme na Assíria do século VII AEC, em especial durante o reinado de Assurbanípal, através da análise da inscrição real L4 desse rei, em que suas habilidades com a escrita, sua educação formal e seu domínio de saberes técnicos e especializados são enfatizados. Considerando que reivindicações acerca desses saberes não eram frequentes por parte de outros reis assírios ou mesopotâmicos, buscamos compreender quais significados e usos da escrita nesse contexto justificariam tais afirmações na inscrição real de Assurbanípal. Dessa forma, nossa intenção é refletir sobre a complexa variedade de usos da escrita cuneiforme, dedicando especial atenção àqueles que podemos mapear a partir da inscrição real L4, destacando os sentidos, os atores e as apropriações envolvidos em tais empregos. Para tanto, levando em conta a materialidade da inscrição, suas condições de produção e existência e seus interlocutores, exploramos as dinâmicas de ordem política, cultural e social nas quais estava imersa. Adicionalmente, investigamos as relações de poder em jogo entre a Babilônia, centro da tradição cuneiforme e da classe de seus mais altos guardiões e produtores, os escribas especialistas, e o império assírio sobre o qual reinava Assurbanípal. Também propomos uma reflexão sobre termos como ―letramento‖ e ―escriba‖ para melhor estabelecer os conceitos e categorias empregadas ao longo do trabalho. Por fim, buscamos enfatizar a agência dos indivíduos – dos escribas especialistas ao rei –, na perpetuação e apropriação da cultura cuneiforme babilônica e seu emprego no universo imperial assírio, compreendendo as intrincadas relações entre a Assíria e a Babilônia não apenas no nível político e militar, mas social e cultural. Propomos que Assurbanípal percebeu não apenas a centralidade babilônica no que dizia respeito ao arcabouço de conhecimentos especializados mesopotâmicos, mas também a profunda relevância da classe dos escribas especialistas babilônicos e assírios, procurando reivindicar para si não somente a habilidade de ler e escrever, mas o mais alto nível de competência escrita, numa equiparação a essa classe como mais uma forma de legitimação política. |
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Silveira, Caroline Nogueira daSilveira, Pedro Telles da2023-02-18T03:28:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/254912001162762Neste trabalho, exploramos a cultura e escrita cuneiforme na Assíria do século VII AEC, em especial durante o reinado de Assurbanípal, através da análise da inscrição real L4 desse rei, em que suas habilidades com a escrita, sua educação formal e seu domínio de saberes técnicos e especializados são enfatizados. Considerando que reivindicações acerca desses saberes não eram frequentes por parte de outros reis assírios ou mesopotâmicos, buscamos compreender quais significados e usos da escrita nesse contexto justificariam tais afirmações na inscrição real de Assurbanípal. Dessa forma, nossa intenção é refletir sobre a complexa variedade de usos da escrita cuneiforme, dedicando especial atenção àqueles que podemos mapear a partir da inscrição real L4, destacando os sentidos, os atores e as apropriações envolvidos em tais empregos. Para tanto, levando em conta a materialidade da inscrição, suas condições de produção e existência e seus interlocutores, exploramos as dinâmicas de ordem política, cultural e social nas quais estava imersa. Adicionalmente, investigamos as relações de poder em jogo entre a Babilônia, centro da tradição cuneiforme e da classe de seus mais altos guardiões e produtores, os escribas especialistas, e o império assírio sobre o qual reinava Assurbanípal. Também propomos uma reflexão sobre termos como ―letramento‖ e ―escriba‖ para melhor estabelecer os conceitos e categorias empregadas ao longo do trabalho. Por fim, buscamos enfatizar a agência dos indivíduos – dos escribas especialistas ao rei –, na perpetuação e apropriação da cultura cuneiforme babilônica e seu emprego no universo imperial assírio, compreendendo as intrincadas relações entre a Assíria e a Babilônia não apenas no nível político e militar, mas social e cultural. Propomos que Assurbanípal percebeu não apenas a centralidade babilônica no que dizia respeito ao arcabouço de conhecimentos especializados mesopotâmicos, mas também a profunda relevância da classe dos escribas especialistas babilônicos e assírios, procurando reivindicar para si não somente a habilidade de ler e escrever, mas o mais alto nível de competência escrita, numa equiparação a essa classe como mais uma forma de legitimação política.In this thesis, I explore cuneiform culture and writing in 7th century BCE Assyria, particularly Ashurbanipal‘s reign, through the analysis of royal inscription L4, where his writing skills, formal education, and his scholarly knowledge are emphasized. Given claims on these skills and knowledge were not frequent among other Assyrian or Mesopotamian rulers, I seek to understand which roles and uses of cuneiform writing would justify such statements in Ashurbanipal‘s royal inscription. Thus, the goal is to reflect on the complex variety of uses of cuneiform writing, dedicating special attention to those one could map out in royal inscription L4, highlighting the meanings, actors, and appropriations connected to these uses. To do so, the political, cultural, and social aspects in which the inscription was immersed were explored, while taking into consideration its materiality, production and existence conditions, as well as its interlocutors. Additionally, I investigate the power relations at play between Babylonia – the center of both cuneiform tradition and its highest guardians, the scholar scribes –, and the Assyrian empire over which Ashurbanipal ruled. I also discuss Portuguese terms such as ―letramento‖ and ―escriba‖ as to better establish the concepts and categories utilized in this thesis. Lastly, I seek to emphasize the agency of individuals – from scholar scribes to kings – in the perpetuation and appropriation of the Babylonian cuneiform tradition and its use in the Assyrian imperial universe, looking at the intricate Babylonian/Assyrian relations not only at a political and military level, but also from a cultural and social perspective. I argue Ashurbanipal not only perceived the Babylonian centrality regarding Mesopotamian scholarly knowledge, but also the profound relevance of the Babylonian and Assyrian scholar scribes. He seems to have sought, I propose, to extend his claims beyond the mere ability to read and write so as to include the highest level of literacy, comparing himself to this class of scribes as another form of political legitimation.application/pdfporHistória antigaHistória : AssíriaEtnografiaHistoricidadeEscrita cuneiformeEscrita : HistóriaAssíriaBabilônia (Cidade extinta) : História antigaCuneiform cultureAssyriaBabyloniaAshurbanipalWritten competency“O segredo de toda a arte escriba” : cultura cuneiforme, competência escrita e legitimação política a partir da inscrição real L4 de Assurbanípal na Assíria do século VII AECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162762.pdf.txt001162762.pdf.txtExtracted Texttext/plain196975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254912/2/001162762.pdf.txt2ebae32a30bb53645cb2d941e5c80789MD52ORIGINAL001162762.pdfTexto completoapplication/pdf1798582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254912/1/001162762.pdfd8ff68f8b61d4bf7637e18247c3d6897MD5110183/2549122023-02-19 04:24:02.239328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254912Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:24:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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