Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora Costa de Borba
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199926
Resumo: Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabetização da escola citada. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação da parte prática na desmontagem de mouse e teclados, buscando o reconhecimento de sua arquitetura básica como estratégia para superar o receio de uso desses instrumentos. Também buscou-se ampliação do vocabulário relacionado com tecnologias digitais básicas através de atividades pedagógicas de alfabetização relacionadas a esses instrumentos componentes dos mesmos com recurso concreto. Foi possível constatar que houve diminuição da perda de medo em manusear o teclado e o mouse e ocorreu motivação para que os sujeitos da pesquisa buscassem utilizar a informática no seu cotidiano, inclusive na escola para a possibilidade de uso do laboratório de Informática, cuja existência na escola os mesmos desconheciam.
id UFRGS-2_36f51e9d9a1136efd01864dee7905a94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199926
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Débora Costa de BorbaRapkiewicz, Clevi Elena2019-10-03T03:45:24Z2018http://hdl.handle.net/10183/199926001102588Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabetização da escola citada. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação da parte prática na desmontagem de mouse e teclados, buscando o reconhecimento de sua arquitetura básica como estratégia para superar o receio de uso desses instrumentos. Também buscou-se ampliação do vocabulário relacionado com tecnologias digitais básicas através de atividades pedagógicas de alfabetização relacionadas a esses instrumentos componentes dos mesmos com recurso concreto. Foi possível constatar que houve diminuição da perda de medo em manusear o teclado e o mouse e ocorreu motivação para que os sujeitos da pesquisa buscassem utilizar a informática no seu cotidiano, inclusive na escola para a possibilidade de uso do laboratório de Informática, cuja existência na escola os mesmos desconheciam.This work presents an action research with a literacy class of the Education of Young and Adults (EJA in Brazilian Portuguese) of a Basic Education State School in the metropolitan region of Porto Alegre from the Government of Rio Grande do Sul State with the main objective of familiarizing digital immigrants with the use of the computer mouse and keyboard, once the handling of digital instruments is often difficult for the EJA public. The research subjects involved were the frequent students of a literacy class at the school. The research approach was qualitative with application of the practical part in the disassembly of the computer mouse and keyboards seeking the recognition of its basic architecture as a strategy to overcome the fear of using these instruments. It was also attempted to expand the vocabulary related to basic digital technologies through pedagogical activities of literacy related to these technological instruments components with concrete resource. It was possible to verify the loss of fear in handling the keyboard and computer mouse and the research subjects got motivated to use the computer in their daily lives, including in the school for the possibility of using the computer laboratory, whose existence in the school they did not know.application/pdfporInformática na educaçãoEducação de jovens e adultosComputer LiteracyEducation Young AdultsHavia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102588.pdf.txt001102588.pdf.txtExtracted Texttext/plain74767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/2/001102588.pdf.txt795173a0cbc39c8d31ea51f64bbb7d81MD52ORIGINAL001102588.pdfTexto completoapplication/pdf1161578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/1/001102588.pdfd12ca94ebf715a336411998635f6b9b6MD5110183/1999262019-10-04 03:47:47.39244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199926Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
title Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
spellingShingle Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
Silva, Débora Costa de Borba
Informática na educação
Educação de jovens e adultos
Computer Literacy
Education Young Adults
title_short Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
title_full Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
title_fullStr Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
title_sort Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
author Silva, Débora Costa de Borba
author_facet Silva, Débora Costa de Borba
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora Costa de Borba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Educação de jovens e adultos
topic Informática na educação
Educação de jovens e adultos
Computer Literacy
Education Young Adults
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer Literacy
Education Young Adults
description Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabetização da escola citada. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação da parte prática na desmontagem de mouse e teclados, buscando o reconhecimento de sua arquitetura básica como estratégia para superar o receio de uso desses instrumentos. Também buscou-se ampliação do vocabulário relacionado com tecnologias digitais básicas através de atividades pedagógicas de alfabetização relacionadas a esses instrumentos componentes dos mesmos com recurso concreto. Foi possível constatar que houve diminuição da perda de medo em manusear o teclado e o mouse e ocorreu motivação para que os sujeitos da pesquisa buscassem utilizar a informática no seu cotidiano, inclusive na escola para a possibilidade de uso do laboratório de Informática, cuja existência na escola os mesmos desconheciam.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199926
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102588
url http://hdl.handle.net/10183/199926
identifier_str_mv 001102588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/2/001102588.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/1/001102588.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 795173a0cbc39c8d31ea51f64bbb7d81
d12ca94ebf715a336411998635f6b9b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582788546560