Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199926 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabetização da escola citada. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação da parte prática na desmontagem de mouse e teclados, buscando o reconhecimento de sua arquitetura básica como estratégia para superar o receio de uso desses instrumentos. Também buscou-se ampliação do vocabulário relacionado com tecnologias digitais básicas através de atividades pedagógicas de alfabetização relacionadas a esses instrumentos componentes dos mesmos com recurso concreto. Foi possível constatar que houve diminuição da perda de medo em manusear o teclado e o mouse e ocorreu motivação para que os sujeitos da pesquisa buscassem utilizar a informática no seu cotidiano, inclusive na escola para a possibilidade de uso do laboratório de Informática, cuja existência na escola os mesmos desconheciam. |
id |
UFRGS-2_36f51e9d9a1136efd01864dee7905a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199926 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Débora Costa de BorbaRapkiewicz, Clevi Elena2019-10-03T03:45:24Z2018http://hdl.handle.net/10183/199926001102588Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabetização da escola citada. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação da parte prática na desmontagem de mouse e teclados, buscando o reconhecimento de sua arquitetura básica como estratégia para superar o receio de uso desses instrumentos. Também buscou-se ampliação do vocabulário relacionado com tecnologias digitais básicas através de atividades pedagógicas de alfabetização relacionadas a esses instrumentos componentes dos mesmos com recurso concreto. Foi possível constatar que houve diminuição da perda de medo em manusear o teclado e o mouse e ocorreu motivação para que os sujeitos da pesquisa buscassem utilizar a informática no seu cotidiano, inclusive na escola para a possibilidade de uso do laboratório de Informática, cuja existência na escola os mesmos desconheciam.This work presents an action research with a literacy class of the Education of Young and Adults (EJA in Brazilian Portuguese) of a Basic Education State School in the metropolitan region of Porto Alegre from the Government of Rio Grande do Sul State with the main objective of familiarizing digital immigrants with the use of the computer mouse and keyboard, once the handling of digital instruments is often difficult for the EJA public. The research subjects involved were the frequent students of a literacy class at the school. The research approach was qualitative with application of the practical part in the disassembly of the computer mouse and keyboards seeking the recognition of its basic architecture as a strategy to overcome the fear of using these instruments. It was also attempted to expand the vocabulary related to basic digital technologies through pedagogical activities of literacy related to these technological instruments components with concrete resource. It was possible to verify the loss of fear in handling the keyboard and computer mouse and the research subjects got motivated to use the computer in their daily lives, including in the school for the possibility of using the computer laboratory, whose existence in the school they did not know.application/pdfporInformática na educaçãoEducação de jovens e adultosComputer LiteracyEducation Young AdultsHavia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102588.pdf.txt001102588.pdf.txtExtracted Texttext/plain74767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/2/001102588.pdf.txt795173a0cbc39c8d31ea51f64bbb7d81MD52ORIGINAL001102588.pdfTexto completoapplication/pdf1161578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/1/001102588.pdfd12ca94ebf715a336411998635f6b9b6MD5110183/1999262019-10-04 03:47:47.39244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199926Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos |
title |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos Silva, Débora Costa de Borba Informática na educação Educação de jovens e adultos Computer Literacy Education Young Adults |
title_short |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos |
title_full |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos |
title_sort |
Havia mouse e teclado no meio do caminho : quebrando barreiras tecnológicas para alfabetização de Jovens e Adultos |
author |
Silva, Débora Costa de Borba |
author_facet |
Silva, Débora Costa de Borba |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Débora Costa de Borba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Educação de jovens e adultos |
topic |
Informática na educação Educação de jovens e adultos Computer Literacy Education Young Adults |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer Literacy Education Young Adults |
description |
Este trabalho apresenta uma ação-prática com uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Estadual da região metropolitana de Porto Alegre de Ensino Básico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo central de familiarizar imigrantes digitais com o uso do mouse e do teclado, uma vez que o manuseio de instrumentos digitais costuma ser difícil para esta modalidade. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os alunos frequentes de uma turma de alfabetização da escola citada. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação da parte prática na desmontagem de mouse e teclados, buscando o reconhecimento de sua arquitetura básica como estratégia para superar o receio de uso desses instrumentos. Também buscou-se ampliação do vocabulário relacionado com tecnologias digitais básicas através de atividades pedagógicas de alfabetização relacionadas a esses instrumentos componentes dos mesmos com recurso concreto. Foi possível constatar que houve diminuição da perda de medo em manusear o teclado e o mouse e ocorreu motivação para que os sujeitos da pesquisa buscassem utilizar a informática no seu cotidiano, inclusive na escola para a possibilidade de uso do laboratório de Informática, cuja existência na escola os mesmos desconheciam. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T03:45:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199926 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102588 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199926 |
identifier_str_mv |
001102588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/2/001102588.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199926/1/001102588.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
795173a0cbc39c8d31ea51f64bbb7d81 d12ca94ebf715a336411998635f6b9b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224582788546560 |