“Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Heitor Jardim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230511
Resumo: Ao falar de gênero falamos, também, das mais variadas construções de sujeito quese experiencia ao longo de uma vida. Essas experiências,emdeterminadoscenários,atravessam diversas dimensões, entre elas a da sexualidade. Em um espaço de uma intensa narrativa de masculinidade hegemônica, fortemente construída a partir de uma ótica heterossexual, a construção da masculinidade através das experiências de um estudante gay ocorre cheia de tensões e contradições. Porém, mesmo assumindo aabjeçãodestelocaldesujeito,énotávela presença de estudantes que assumem uma identidade ​viada e conseguem encontrar brechas nas relações de poder estabelecidas que os permitem assumir e reivindicar sua posição enquanto sujeitos.
id UFRGS-2_36fecbada2dddc2772bf80af9b06e751
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230511
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Heitor JardimSeffner, FernandoPassos, Amilton Gustavo da Silva2021-10-06T04:13:12Z2018http://hdl.handle.net/10183/230511001108949Ao falar de gênero falamos, também, das mais variadas construções de sujeito quese experiencia ao longo de uma vida. Essas experiências,emdeterminadoscenários,atravessam diversas dimensões, entre elas a da sexualidade. Em um espaço de uma intensa narrativa de masculinidade hegemônica, fortemente construída a partir de uma ótica heterossexual, a construção da masculinidade através das experiências de um estudante gay ocorre cheia de tensões e contradições. Porém, mesmo assumindo aabjeçãodestelocaldesujeito,énotávela presença de estudantes que assumem uma identidade ​viada e conseguem encontrar brechas nas relações de poder estabelecidas que os permitem assumir e reivindicar sua posição enquanto sujeitos.When we talk about gender we also talk about a wide variety of experiences that participate in the construction of the perception of ourselves. These experiences, in specific scenarios, also include the construction of our sexuality. In a context of intense narrative of hegemonic masculinity, strongly built around a heterossexual point of view, the construction of masculinity under the perspective of a gay student occurs filled with tensions and contradictions. However, even when we recognize the wretch that a​queer identity face, we see students that claim that ​queer identity and are able to find ways to defy the established narrative and tell their own stories.application/pdfporBiologiaGêneroMasculinidadeEducação militarGenderMasculinitiesMilitary school“Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares“Attention!” : the construction of masculinities on military school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108949.pdf.txt001108949.pdf.txtExtracted Texttext/plain65732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230511/2/001108949.pdf.txt4c98b5e7c5c1153d752c672c8fea3f8bMD52ORIGINAL001108949.pdfTexto completoapplication/pdf315659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230511/1/001108949.pdf7b55fdceb18e0f39635cd86c1a31f672MD5110183/2305112021-11-20 05:54:00.483694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230511Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “Attention!” : the construction of masculinities on military school students
title “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
spellingShingle “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
Ferreira, Heitor Jardim
Biologia
Gênero
Masculinidade
Educação militar
Gender
Masculinities
Military school
title_short “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
title_full “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
title_fullStr “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
title_full_unstemmed “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
title_sort “Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
author Ferreira, Heitor Jardim
author_facet Ferreira, Heitor Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Heitor Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seffner, Fernando
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Passos, Amilton Gustavo da Silva
contributor_str_mv Seffner, Fernando
Passos, Amilton Gustavo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Gênero
Masculinidade
Educação militar
topic Biologia
Gênero
Masculinidade
Educação militar
Gender
Masculinities
Military school
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
Masculinities
Military school
description Ao falar de gênero falamos, também, das mais variadas construções de sujeito quese experiencia ao longo de uma vida. Essas experiências,emdeterminadoscenários,atravessam diversas dimensões, entre elas a da sexualidade. Em um espaço de uma intensa narrativa de masculinidade hegemônica, fortemente construída a partir de uma ótica heterossexual, a construção da masculinidade através das experiências de um estudante gay ocorre cheia de tensões e contradições. Porém, mesmo assumindo aabjeçãodestelocaldesujeito,énotávela presença de estudantes que assumem uma identidade ​viada e conseguem encontrar brechas nas relações de poder estabelecidas que os permitem assumir e reivindicar sua posição enquanto sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T04:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230511
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108949
url http://hdl.handle.net/10183/230511
identifier_str_mv 001108949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230511/2/001108949.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230511/1/001108949.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c98b5e7c5c1153d752c672c8fea3f8b
7b55fdceb18e0f39635cd86c1a31f672
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613889310720