Melhoria do transporte urbano em Porto Alegre : exemplos de medidas adotadas em cidades brasileiras e do mundo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/138284 |
Resumo: | A intensificação global do uso do automóvel se deve a muitos fatores, como por exemplo, a facilidade e rapidez de locomoção, a liberdade para onde ir e que caminho tomar, ao conforto e a privacidade. Aliado a isso, há para a maioria dos brasileiros, o sonho de consumo de adquirir um carro próprio assim que tenha a mínima condição financeira, e às vezes, nem tendo. O que aconteceu de 2000 para cá, foi justamente isso. Enquanto alguns países perceberam precocemente os problemas gerados pelo alto volume de veículos, como os congestionamentos, poluição e altos custos em infraestrutura, o Brasil, principalmente com suas facilidades de crédito, incentivou o aumento da frota privada. Porto Alegre está inserido nesse contexto, e hoje as dificuldades para se deslocar na cidade começam a aparecer. Com seu espaço viário limitado e desenvolvido especificamente para acomodar carros e motos, além de uma expansão desordenada com grande concentração populacional para a periferia do município, infelizmente é natural que os problemas gerados pelo trânsito ocorram. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar de forma crítica as carências no setor de transporte urbano de Porto Alegre, e encontrar medidas eficientes para a descentralização da preferência pelo automóvel. A busca baseia-se nos principais atributos ponderados por uma pessoa para escolher seu meio de transporte, como por exemplo, acessibilidade, conforto, facilidades, qualidade de serviço, custo, etc. Para isso, serão pesquisadas algumas cidades do Brasil e do mundo, com conceitos e produtos que se destacam, abrangendo aspectos tecnológicos, políticos, polêmicos, ambientais e inovadores. |
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