Moderação de tráfego : análise de medidas adotadas em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148718 |
Resumo: | Este trabalho trata de um estudo comparativo de Antes e Depois referente à implantação de métodos de moderação de tráfego na Rua Corrêa Lima, em Porto Alegre. Foi comparado os dados de acidentes ocorridos nesta via no período anterior ao projeto de segurança e após o projeto. Visando um melhor aproveitamento do dinheiro público investido em segurança viária, este estudo se mostra importante para se avaliar a real eficácia destes métodos frente à diminuição de velocidade e acidentes. Na primeira parte da revisão bibliográfica apresentamse os fatores contribuintes para os acidentes, onde o excesso de velocidade se mostra como principal. É mostrado, também, como os dados de acidentes são divididos e recolhidos. Além disso, é mostrado o conceito da segurança viária, como forma de reduzir a velocidade de automóveis e, consequentemente, a diminuição de acidentes graves. Métodos usados na cidade de Porto Alegre foram listados e descritos. Na segunda parte, é demonstrado as formas de se realizar o estudo, como o Método Antes e Depois Simplista, Método Antes e Depois com Grupo de Comparação e o Fenômeno de Regressão à Média. A finalização do estudo deu-se com a comparação do número de acidentes entre o período anterior e posterior ao projeto de segurança viária. Ao final do trabalho é possível identificar se estes métodos implementados foram eficazes ou não em seu objetivo. |
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