Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141101 |
Resumo: | Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando apenas a questão das propostas de metodologias didáticas, nessa área. Foram analisados 33 artigos em termos de base teórica, metodologia proposta e resultados/objetivos, os quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o segundo de uma série de quatro artigos abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas. |
id |
UFRGS-2_37a15abb67ad3c5821e9d7104219cdb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141101 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Sayonara Salvador Cabral daMoreira, Marco Antonio2016-05-14T02:08:02Z19971518-8795http://hdl.handle.net/10183/141101000292668Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando apenas a questão das propostas de metodologias didáticas, nessa área. Foram analisados 33 artigos em termos de base teórica, metodologia proposta e resultados/objetivos, os quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o segundo de uma série de quatro artigos abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.This paper presents a review of the literature in the area of problem solving, particularly in physics, focusing only on proposed didactical methodologies. Thirty-three papers have been analyzed in terms of theoretical basis, proposed methodology, and research findings, which were organized in a table that served as support for a synthesis made by the authors. It is the second of a four-paper series reviewing different aspects of the problem solving subject.Tratase de una revisión de la literatura en el área de resolución de problemas, particularmente en Física, enfocando solo la cuestión de las propuestas de metodologías didácticas. Fueron analisados 33 artículos en términos de base teórica, metodología propuesta y resultados/objetivos, los cuales fueron organizados en una tabla que sirvió como base para una síntesis hecha por los autores. Este trabajo es el segundo de una serie de cuatro artículos de revisión focalizando distintos aspectos del tema resolución de problema.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 2, n. 1 (jan./abr. 1997), p. 5-26Resolução de problemasEnsino de físicaProblem solvingPhysicsDidactical metodologiesResolución de problemasFísicaMetodologías didácticasResolução de problemas II : propostas de metodologias didáticasProblem solving II : sugested didactical methodologiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000292668.pdf000292668.pdfTexto completoapplication/pdf73084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141101/1/000292668.pdf0e30374eb3a164aa97905edace9982b3MD51TEXT000292668.pdf.txt000292668.pdf.txtExtracted Texttext/plain42915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141101/2/000292668.pdf.txt88e5fe81c6dd261a27701453c4595381MD52THUMBNAIL000292668.pdf.jpg000292668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141101/3/000292668.pdf.jpgaa2dbcb74565134687378319c57c0dd8MD5310183/1411012018-10-25 09:51:45.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141101Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:51:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Problem solving II : sugested didactical methodologies |
title |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas |
spellingShingle |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas Costa, Sayonara Salvador Cabral da Resolução de problemas Ensino de física Problem solving Physics Didactical metodologies Resolución de problemas Física Metodologías didácticas |
title_short |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas |
title_full |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas |
title_fullStr |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas |
title_sort |
Resolução de problemas II : propostas de metodologias didáticas |
author |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da |
author_facet |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Ensino de física |
topic |
Resolução de problemas Ensino de física Problem solving Physics Didactical metodologies Resolución de problemas Física Metodologías didácticas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem solving Physics Didactical metodologies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Resolución de problemas Física Metodologías didácticas |
description |
Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando apenas a questão das propostas de metodologias didáticas, nessa área. Foram analisados 33 artigos em termos de base teórica, metodologia proposta e resultados/objetivos, os quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o segundo de uma série de quatro artigos abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-14T02:08:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141101 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8795 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000292668 |
identifier_str_mv |
1518-8795 000292668 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 2, n. 1 (jan./abr. 1997), p. 5-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141101/1/000292668.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141101/2/000292668.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141101/3/000292668.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e30374eb3a164aa97905edace9982b3 88e5fe81c6dd261a27701453c4595381 aa2dbcb74565134687378319c57c0dd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447613635297280 |