Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10798 |
Resumo: | Sabendo da importância da análise combinatória como um dos conteúdos básicos de Matemática do ensino médio, propomos uma sequência didática pautada no ensino desse conteúdo na perspectiva de resolução de problemas. A partir do princípio aditivo e do princípio multiplicativo, juntamente com o uso do raciocínio lógico, aplicamos estratégias diferenciadas para a resolução dos mais variados tipos de problemas de contagem. Descrevemos toda a teoria básica da análise combinatória, sempre tomando como ponto de partida um problema motivador. Desta forma, buscamos tornar o estudo da análise combinatória muito mais interessante e atrativo. |
id |
UFES_10d6b04baf81e3bd393712df64c3b337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/10798 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Wrobel, Julia SchaetzleOliveira, Maxwel Soares deSouza, Maria Alice Veiga Ferreira deCcoyllo, Rosa Elvira Quispe2019-03-11T12:46:10Z2019-03-112019-03-11T12:46:10Z2018-07-13Sabendo da importância da análise combinatória como um dos conteúdos básicos de Matemática do ensino médio, propomos uma sequência didática pautada no ensino desse conteúdo na perspectiva de resolução de problemas. A partir do princípio aditivo e do princípio multiplicativo, juntamente com o uso do raciocínio lógico, aplicamos estratégias diferenciadas para a resolução dos mais variados tipos de problemas de contagem. Descrevemos toda a teoria básica da análise combinatória, sempre tomando como ponto de partida um problema motivador. Desta forma, buscamos tornar o estudo da análise combinatória muito mais interessante e atrativo.TextOLIVEIRA, Maxwel Soares de. Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2018.http://repositorio.ufes.br/handle/10/10798porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasAnálise CombinatóriaResolução de problemasRaciocínio lógicoPrincípio multiplicativoMatemática51Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação - Maxwel - Versão final rev20190125-152042.pdfapplication/pdf1181818http://repositorio.ufes.br/bitstreams/7dac0ca4-9ec6-4d02-a2bc-aeb427ecfe9f/download44be556004b36fc45610ed21cb596a8dMD5110/107982024-06-30 16:50:55.523oai:repositorio.ufes.br:10/10798http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:27:06.186397Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas |
title |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas Oliveira, Maxwel Soares de Análise Combinatória Resolução de problemas Raciocínio lógico Princípio multiplicativo Matemática 51 |
title_short |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas |
title_full |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas |
title_sort |
Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas |
author |
Oliveira, Maxwel Soares de |
author_facet |
Oliveira, Maxwel Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wrobel, Julia Schaetzle |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maxwel Soares de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe |
contributor_str_mv |
Wrobel, Julia Schaetzle Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Combinatória Resolução de problemas Raciocínio lógico Princípio multiplicativo |
topic |
Análise Combinatória Resolução de problemas Raciocínio lógico Princípio multiplicativo Matemática 51 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Matemática |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
51 |
description |
Sabendo da importância da análise combinatória como um dos conteúdos básicos de Matemática do ensino médio, propomos uma sequência didática pautada no ensino desse conteúdo na perspectiva de resolução de problemas. A partir do princípio aditivo e do princípio multiplicativo, juntamente com o uso do raciocínio lógico, aplicamos estratégias diferenciadas para a resolução dos mais variados tipos de problemas de contagem. Descrevemos toda a teoria básica da análise combinatória, sempre tomando como ponto de partida um problema motivador. Desta forma, buscamos tornar o estudo da análise combinatória muito mais interessante e atrativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-11T12:46:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-11 2019-03-11T12:46:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maxwel Soares de. Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/10798 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maxwel Soares de. Uma proposta para o ensino-aprendizagem de análise combinatória na perspectiva de resolução de problemas. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2018. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/10798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/7dac0ca4-9ec6-4d02-a2bc-aeb427ecfe9f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44be556004b36fc45610ed21cb596a8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022592072679424 |