Um estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wainstein, Eriane Armani Zingan
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/62115
Resumo: O presente estudo qualitativo investigou o que profissionais de saúde e da educação entendem e esperam de um processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes, assim como de que forma encaminham seus pacientes para esse tipo de avaliação. Participaram do estudo nove profissionais da área da saúde e educação, que responderam a uma entrevista semi-estruturada, composta de questões sobre dados profissionais, avaliação psicológica, forma de realizar encaminhamentos junto às famílias e expectativas frente ao psicodiagnóstico. Os resultados indicaram que muito freqüentemente o conceito de Psicodiagnóstico é associado ao uso de algum instrumento psicológico, mais especificamente testes que avaliam as capacidades cognitivas, sendo este um diferencial deste tipo de avaliação. As formas de encaminhamento e esclarecimentos deste processo são realizadas pela fonte de encaminhamento junto às famílias, e na maioria dos casos é feita com a criança/adolescente também. Parece não haver um consenso a respeito da nomenclatura utilizada quando se encaminha para uma avaliação psicológica.
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