Um estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/62115 |
Resumo: | O presente estudo qualitativo investigou o que profissionais de saúde e da educação entendem e esperam de um processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes, assim como de que forma encaminham seus pacientes para esse tipo de avaliação. Participaram do estudo nove profissionais da área da saúde e educação, que responderam a uma entrevista semi-estruturada, composta de questões sobre dados profissionais, avaliação psicológica, forma de realizar encaminhamentos junto às famílias e expectativas frente ao psicodiagnóstico. Os resultados indicaram que muito freqüentemente o conceito de Psicodiagnóstico é associado ao uso de algum instrumento psicológico, mais especificamente testes que avaliam as capacidades cognitivas, sendo este um diferencial deste tipo de avaliação. As formas de encaminhamento e esclarecimentos deste processo são realizadas pela fonte de encaminhamento junto às famílias, e na maioria dos casos é feita com a criança/adolescente também. Parece não haver um consenso a respeito da nomenclatura utilizada quando se encaminha para uma avaliação psicológica. |
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Wainstein, Eriane Armani ZinganBandeira, Denise Ruschel2013-01-09T01:46:29Z2011http://hdl.handle.net/10183/62115000867547O presente estudo qualitativo investigou o que profissionais de saúde e da educação entendem e esperam de um processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes, assim como de que forma encaminham seus pacientes para esse tipo de avaliação. Participaram do estudo nove profissionais da área da saúde e educação, que responderam a uma entrevista semi-estruturada, composta de questões sobre dados profissionais, avaliação psicológica, forma de realizar encaminhamentos junto às famílias e expectativas frente ao psicodiagnóstico. Os resultados indicaram que muito freqüentemente o conceito de Psicodiagnóstico é associado ao uso de algum instrumento psicológico, mais especificamente testes que avaliam as capacidades cognitivas, sendo este um diferencial deste tipo de avaliação. As formas de encaminhamento e esclarecimentos deste processo são realizadas pela fonte de encaminhamento junto às famílias, e na maioria dos casos é feita com a criança/adolescente também. Parece não haver um consenso a respeito da nomenclatura utilizada quando se encaminha para uma avaliação psicológica.This qualitative study examined the expectation and understanding of health and educational professionals about a psychodiagnosis process for children and adolescents, as well as in how they refer their patients to this type of assessment. Participated nine health and educational professionals who responded to semi-structured interview with questions about professional data, psychological assessment, way of family referral and expectative of a psychodiagnosis process. Results indicated that psychodiagnosis process is associated to the use of psychological instruments, specifically cognitive tests, which is a differential of this kind of evaluation. The referral ways and explanations of this process are performed with families, and in most cases are done with the child/adolescent as well. There do not seem to have any consensus for the nomenclature used for psychological assessment.application/pdfporPsicodiagnósticoAvaliação psicológicaPsychodiagnosisPsychological assessmentWays of referralUm estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Clínica, ênfase em Avaliação Psicológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000867547.pdf000867547.pdfTexto completoapplication/pdf189375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62115/1/000867547.pdfacb584f9334ffbb3e45ba0ee2cc9a10dMD51TEXT000867547.pdf.txt000867547.pdf.txtExtracted Texttext/plain44672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62115/2/000867547.pdf.txt284c9da8611ae1ffe74399576876f90dMD52THUMBNAIL000867547.pdf.jpg000867547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62115/3/000867547.pdf.jpga7cd4850cf777674f97e55b01a7c952fMD5310183/621152018-10-16 08:51:26.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:51:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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