Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174168 |
Resumo: | Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky associado à perspectiva CTS para a educação científica. E, como fundamentação epistemológica, foi escolhido a filosofia de ciência de Thomas Kuhn. A conclusão dessa estratégia e experiência permitiu julgar ser possível combinar o desenvolvimento social e do pensamento reflexivo crítico com o ensino de Física. Uma experiência afetiva, efetiva e marcante para os futuros professores que desejam ingressar nesse caminho de constante aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_37bda5ff5b2735c81a2156fc30fa6dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174168 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Vinicius Yuri dosCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2018-03-30T02:32:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/174168001061380Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky associado à perspectiva CTS para a educação científica. E, como fundamentação epistemológica, foi escolhido a filosofia de ciência de Thomas Kuhn. A conclusão dessa estratégia e experiência permitiu julgar ser possível combinar o desenvolvimento social e do pensamento reflexivo crítico com o ensino de Física. Uma experiência afetiva, efetiva e marcante para os futuros professores que desejam ingressar nesse caminho de constante aprendizagem.This work consists in the report of a didactic experience offered by the Teaching Practice in Physics, from the Physics Institute of UFRGS. Ten hours of class were observed followed by 15 hours of regency classes, held at the UFRGS Application College during the second semester of 2017. The chosen class was a second year of high school and whose scientific content of the regency was Astronomy. The work was based on Lev Vygotsky's sociocultural theory in association with CTS perspective for scientific education. And, as an epistemological foundation, Thomas Kuhn's philosophy of science was chosen. The conclusion of this strategy and experience allowed us to judge that it is possible to combine social development and critical reflexive thinking with the teaching of Physics. An affective, effective and striking experience for future teachers who wish to enter this path of constant learning.application/pdfporFormação de professoresEnsino de físicaAstronomiaEpistemologiaAstronomySTSPhysics EducationEpistemologyAstronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061380.pdf001061380.pdfTexto completoapplication/pdf3362661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/1/001061380.pdf83b89de673d7aca4fdb5d26c4a92a719MD51TEXT001061380.pdf.txt001061380.pdf.txtExtracted Texttext/plain124124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/2/001061380.pdf.txt3bd0d7174035f92d0c01f84d56ee088aMD52THUMBNAIL001061380.pdf.jpg001061380.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/3/001061380.pdf.jpg8a3d615bdca9122df3c2f7f60f1aa78aMD5310183/1741682022-06-15 04:44:08.273258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174168Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:44:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física |
title |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física |
spellingShingle |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física Santos, Vinicius Yuri dos Formação de professores Ensino de física Astronomia Epistemologia Astronomy STS Physics Education Epistemology |
title_short |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física |
title_full |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física |
title_fullStr |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física |
title_sort |
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física |
author |
Santos, Vinicius Yuri dos |
author_facet |
Santos, Vinicius Yuri dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vinicius Yuri dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
contributor_str_mv |
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de física Astronomia Epistemologia |
topic |
Formação de professores Ensino de física Astronomia Epistemologia Astronomy STS Physics Education Epistemology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Astronomy STS Physics Education Epistemology |
description |
Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky associado à perspectiva CTS para a educação científica. E, como fundamentação epistemológica, foi escolhido a filosofia de ciência de Thomas Kuhn. A conclusão dessa estratégia e experiência permitiu julgar ser possível combinar o desenvolvimento social e do pensamento reflexivo crítico com o ensino de Física. Uma experiência afetiva, efetiva e marcante para os futuros professores que desejam ingressar nesse caminho de constante aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-30T02:32:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174168 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061380 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174168 |
identifier_str_mv |
001061380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/1/001061380.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/2/001061380.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/3/001061380.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83b89de673d7aca4fdb5d26c4a92a719 3bd0d7174035f92d0c01f84d56ee088a 8a3d615bdca9122df3c2f7f60f1aa78a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224545269448704 |