Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vinicius Yuri dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174168
Resumo: Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky associado à perspectiva CTS para a educação científica. E, como fundamentação epistemológica, foi escolhido a filosofia de ciência de Thomas Kuhn. A conclusão dessa estratégia e experiência permitiu julgar ser possível combinar o desenvolvimento social e do pensamento reflexivo crítico com o ensino de Física. Uma experiência afetiva, efetiva e marcante para os futuros professores que desejam ingressar nesse caminho de constante aprendizagem.
id UFRGS-2_37bda5ff5b2735c81a2156fc30fa6dde
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174168
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Vinicius Yuri dosCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2018-03-30T02:32:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/174168001061380Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky associado à perspectiva CTS para a educação científica. E, como fundamentação epistemológica, foi escolhido a filosofia de ciência de Thomas Kuhn. A conclusão dessa estratégia e experiência permitiu julgar ser possível combinar o desenvolvimento social e do pensamento reflexivo crítico com o ensino de Física. Uma experiência afetiva, efetiva e marcante para os futuros professores que desejam ingressar nesse caminho de constante aprendizagem.This work consists in the report of a didactic experience offered by the Teaching Practice in Physics, from the Physics Institute of UFRGS. Ten hours of class were observed followed by 15 hours of regency classes, held at the UFRGS Application College during the second semester of 2017. The chosen class was a second year of high school and whose scientific content of the regency was Astronomy. The work was based on Lev Vygotsky's sociocultural theory in association with CTS perspective for scientific education. And, as an epistemological foundation, Thomas Kuhn's philosophy of science was chosen. The conclusion of this strategy and experience allowed us to judge that it is possible to combine social development and critical reflexive thinking with the teaching of Physics. An affective, effective and striking experience for future teachers who wish to enter this path of constant learning.application/pdfporFormação de professoresEnsino de físicaAstronomiaEpistemologiaAstronomySTSPhysics EducationEpistemologyAstronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061380.pdf001061380.pdfTexto completoapplication/pdf3362661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/1/001061380.pdf83b89de673d7aca4fdb5d26c4a92a719MD51TEXT001061380.pdf.txt001061380.pdf.txtExtracted Texttext/plain124124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/2/001061380.pdf.txt3bd0d7174035f92d0c01f84d56ee088aMD52THUMBNAIL001061380.pdf.jpg001061380.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/3/001061380.pdf.jpg8a3d615bdca9122df3c2f7f60f1aa78aMD5310183/1741682022-06-15 04:44:08.273258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174168Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:44:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
title Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
spellingShingle Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
Santos, Vinicius Yuri dos
Formação de professores
Ensino de física
Astronomia
Epistemologia
Astronomy
STS
Physics Education
Epistemology
title_short Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
title_full Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
title_fullStr Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
title_full_unstemmed Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
title_sort Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
author Santos, Vinicius Yuri dos
author_facet Santos, Vinicius Yuri dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vinicius Yuri dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
contributor_str_mv Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de física
Astronomia
Epistemologia
topic Formação de professores
Ensino de física
Astronomia
Epistemologia
Astronomy
STS
Physics Education
Epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Astronomy
STS
Physics Education
Epistemology
description Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. A turma escolhida era de segundo ano do Ensino Médio e cujo conteúdo científico da regência foi Astronomia. O trabalho teve como base teórica fundamentada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky associado à perspectiva CTS para a educação científica. E, como fundamentação epistemológica, foi escolhido a filosofia de ciência de Thomas Kuhn. A conclusão dessa estratégia e experiência permitiu julgar ser possível combinar o desenvolvimento social e do pensamento reflexivo crítico com o ensino de Física. Uma experiência afetiva, efetiva e marcante para os futuros professores que desejam ingressar nesse caminho de constante aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-30T02:32:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174168
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061380
url http://hdl.handle.net/10183/174168
identifier_str_mv 001061380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/1/001061380.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/2/001061380.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174168/3/001061380.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83b89de673d7aca4fdb5d26c4a92a719
3bd0d7174035f92d0c01f84d56ee088a
8a3d615bdca9122df3c2f7f60f1aa78a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545269448704