A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132040
Resumo: O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 24 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2015. A turma da regência era de segundo ano do Ensino Médio e o conteúdo científico ministrado foi Óptica. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS para a educação científica. Além disso, houve a inserção da análise epistemológica a partir da filosofia da ciência de Thomas Kuhn. O resultado da estratégia permite concluir que o ensino pode ser policêntrico, intercalando experiências que instiguem o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes e o ensino tradicional conteudista, que ainda é muito defendido pelas políticas públicas brasileiras.
id UFRGS-2_de552cf77b231569750cd2b36b43c4e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132040
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes Júnior, Estevão Luciano QuevedoMassoni, Neusa Teresinha2016-01-20T02:40:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/132040000982738O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 24 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2015. A turma da regência era de segundo ano do Ensino Médio e o conteúdo científico ministrado foi Óptica. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS para a educação científica. Além disso, houve a inserção da análise epistemológica a partir da filosofia da ciência de Thomas Kuhn. O resultado da estratégia permite concluir que o ensino pode ser policêntrico, intercalando experiências que instiguem o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes e o ensino tradicional conteudista, que ainda é muito defendido pelas políticas públicas brasileiras.This work is a report of a teaching experience developed from the discipline of Teaching Probation in Physics, offered by the Instituto de Física of the UFRGS. We observed 24 class hours followed by 14 class hour regency, held at Colégio de Aplicação of the UFRGS during the second half of 2015. The class regency was the second year of high school and the scientific content taught was Optics. The theoretical basis was contained in the sociocultural theory of Vygotsky in association with STS perspective for science education. In addition, there was the inclusion of epistemological analysis from the Thomas Kuhn philosophy of science. The result of the strategy shows that teaching should be polycentric, alternating experiences that encourage social and argumentative development of students and traditional teaching, which is still defended by the Brazilian public policy.application/pdfporEnsino de físicaEpistemologyOpticsPhysics educationSocio-interactionismSTSA óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982738.pdf000982738.pdfTexto completoapplication/pdf3994561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132040/1/000982738.pdfa4a42412d942a795d8845a9fef472d0eMD51TEXT000982738.pdf.txt000982738.pdf.txtExtracted Texttext/plain210335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132040/2/000982738.pdf.txtb0b70cfc2a2d50414ad205f040250ae4MD52THUMBNAIL000982738.pdf.jpg000982738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132040/3/000982738.pdf.jpg954efbb2c71b64bba3973707b317d900MD5310183/1320402018-10-26 09:30:13.629oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:30:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
title A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
spellingShingle A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Ensino de física
Epistemology
Optics
Physics education
Socio-interactionism
STS
title_short A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
title_full A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
title_fullStr A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
title_full_unstemmed A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
title_sort A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
author Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
author_facet Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
contributor_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
topic Ensino de física
Epistemology
Optics
Physics education
Socio-interactionism
STS
dc.subject.eng.fl_str_mv Epistemology
Optics
Physics education
Socio-interactionism
STS
description O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 24 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2015. A turma da regência era de segundo ano do Ensino Médio e o conteúdo científico ministrado foi Óptica. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS para a educação científica. Além disso, houve a inserção da análise epistemológica a partir da filosofia da ciência de Thomas Kuhn. O resultado da estratégia permite concluir que o ensino pode ser policêntrico, intercalando experiências que instiguem o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes e o ensino tradicional conteudista, que ainda é muito defendido pelas políticas públicas brasileiras.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-20T02:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982738
url http://hdl.handle.net/10183/132040
identifier_str_mv 000982738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132040/1/000982738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132040/2/000982738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132040/3/000982738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4a42412d942a795d8845a9fef472d0e
b0b70cfc2a2d50414ad205f040250ae4
954efbb2c71b64bba3973707b317d900
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224496721428480