Medicine package inserts from the users' perspective : are they read and understood?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Pizzol, Tatiane da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pagano, Cassia Garcia Moraes, Arrais, Paulo Sérgio Dourado, Bertoldi, Andréa Dâmaso, Ramos, Luiz Roberto, Farias, Mareni Rocha, Oliveira, Maria Auxiliadora, Tavares, Noemia Urruth Leão, Luiza, Vera Lúcia, Mengue, Sotero Serrate
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194774
Resumo: Introdução: A informação escrita sobre medicamentos tem sido reconhecida como uma ferramenta importante para a educação em saúde. Objetivo: Analisar o uso e compreensão de bulas de medicamentos pelos usuários e avaliar fatores sociodemográficos e médicos associados ao seu uso e compreensão. Método: Os dados nesta análise fazem parte da PNAUM — um estudo transversal de base populacional realizado nas cinco regiões brasileiras. Estatísticas descritivas e teste de χ2 de Pearson foram utilizados para comparar proporções entre características sociodemográficas e médicas, uso e compreensão das bulas. Resultados: Um total de 28.427 indivíduos responderam a questões relativas a bulas. Desse total, 59,6% (IC95% 57,7 – 61,5) responderam que geralmente leem as bulas e 98,4% (IC95% 98,0 – 98,8) as consideraram necessárias. Entre as pessoas que leram as bulas, mais da metade indicou dificuldades de legibilidade (57,4%; IC95% 55,2 – 59,6) e de leiturabilidade (54,1%; IC95% 52,1 – 56,1) das bulas. As pessoas com menos educação relataram maior dificuldade em compreendê-las. Conclusões: A maioria da população tem o costume de ler as bulas, no entanto as pessoas consideram-nas difíceis de ler e compreender.
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