O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117632 |
Resumo: | Nos tempos atuais, e em grande parte da nossa sociedade, ainda é muito presente a concepção que atribui um status hegemônico e de superioridade ao conhecimento científico. Entretanto, também existem outras visões de mundo baseadas em saberes não derivados da Ciência, como por exemplo, àqueles advindos das religiões, credos culturais ou filosofias espirituais. Em minhas experiências como professor pude perceber como essa visão cientificista é reproduzida na escola, não deixando espaço para a entrada de outras visões. Como professor, venho tentando aplicar na prática teorias anarquistas de educação, pois penso que possam ser importantes para o desenvolvimento de alunos autônomos e questionadores quanto a nossa realidade. Segundo estas teorias, o papel do professor de Ciências é o de fornecer as ferramentas para que o aluno escolha a hipótese que ele acredita ser a correta, mesmo sendo esta escolha contraditória a do professor. Baseando-se nos diversos temas das Ciências Biológicas que podem ser objetos de ensino-aprendizagem, considero a Origem da Vida um dos mais propícios para investigar as possíveis relações entre as visões de mundo acerca de um conceito e a notória pluralidade de teorias e abordagens que são identificadas no ensino de Ciências. Neste trabalho, objetivou-se identificar as visões de mundo sobre Origem da Vida de alunos inseridos em um Curso Pré-Vestibular de Porto Alegre, RS; comparar estas noções com as diferentes teorias ou explicações difundidas sobre o tema; e, relacionar estes achados com possíveis ações que um professor embasado em pedagogias anarquistas poderia realizar com seus alunos. A metodologia, inserida no campo da pesquisa qualitativa, teve na análise de conteúdo o seu procedimento de pesquisa principal. Para a coleta de dados, criou-se um questionário semiestruturado e aplicou-se nos sujeitos de pesquisa. A partir das respostas obtidas e de suas leituras sucessivas, foram criadas as categorias de análise. A discussão dos resultados indicou como os sujeitos de pesquisa entendem e lidam com o tema do aparecimento da Vida na Terra. Através da investigação constatou-se que alunos utilizam a visão cientifica ou uma visão não cientifica para explicar o aparecimento da Vida na Terra e que outros, ainda, se utilizam das duas aparentando uma certa confusão na mente destes alunos. Verificou-se também que muitos alunos ao adotar a visão cientifica para explicar o aparecimento da Vida na Terra, se utilizam das teorias do Big Bang, revelando, que grande maioria dos alunos possui um entendimento equivocado acerca da teoria do Big Bang, acreditando que a vida na terra surgiu durante este evento. Os autores Nicolini; Falcão; Faria, (2010) e Grimes e Schroeder (2013) obtiveram em seus trabalhos resultados parecidos. Acredito que através desta analise foi possível perceber que o tema Origem da Vida é algo que permanece “nublado” na mente dos alunos. Mesmo que a maioria já seja formada na Educação Básica, este tema não é bem compreendido por eles. |
id |
UFRGS-2_3889e2eb015b12efee85e41d45969569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117632 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Israel de BarrosJunqueira, Heloisa2015-06-10T02:00:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/117632000967579Nos tempos atuais, e em grande parte da nossa sociedade, ainda é muito presente a concepção que atribui um status hegemônico e de superioridade ao conhecimento científico. Entretanto, também existem outras visões de mundo baseadas em saberes não derivados da Ciência, como por exemplo, àqueles advindos das religiões, credos culturais ou filosofias espirituais. Em minhas experiências como professor pude perceber como essa visão cientificista é reproduzida na escola, não deixando espaço para a entrada de outras visões. Como professor, venho tentando aplicar na prática teorias anarquistas de educação, pois penso que possam ser importantes para o desenvolvimento de alunos autônomos e questionadores quanto a nossa realidade. Segundo estas teorias, o papel do professor de Ciências é o de fornecer as ferramentas para que o aluno escolha a hipótese que ele acredita ser a correta, mesmo sendo esta escolha contraditória a do professor. Baseando-se nos diversos temas das Ciências Biológicas que podem ser objetos de ensino-aprendizagem, considero a Origem da Vida um dos mais propícios para investigar as possíveis relações entre as visões de mundo acerca de um conceito e a notória pluralidade de teorias e abordagens que são identificadas no ensino de Ciências. Neste trabalho, objetivou-se identificar as visões de mundo sobre Origem da Vida de alunos inseridos em um Curso Pré-Vestibular de Porto Alegre, RS; comparar estas noções com as diferentes teorias ou explicações difundidas sobre o tema; e, relacionar estes achados com possíveis ações que um professor embasado em pedagogias anarquistas poderia realizar com seus alunos. A metodologia, inserida no campo da pesquisa qualitativa, teve na análise de conteúdo o seu procedimento de pesquisa principal. Para a coleta de dados, criou-se um questionário semiestruturado e aplicou-se nos sujeitos de pesquisa. A partir das respostas obtidas e de suas leituras sucessivas, foram criadas as categorias de análise. A discussão dos resultados indicou como os sujeitos de pesquisa entendem e lidam com o tema do aparecimento da Vida na Terra. Através da investigação constatou-se que alunos utilizam a visão cientifica ou uma visão não cientifica para explicar o aparecimento da Vida na Terra e que outros, ainda, se utilizam das duas aparentando uma certa confusão na mente destes alunos. Verificou-se também que muitos alunos ao adotar a visão cientifica para explicar o aparecimento da Vida na Terra, se utilizam das teorias do Big Bang, revelando, que grande maioria dos alunos possui um entendimento equivocado acerca da teoria do Big Bang, acreditando que a vida na terra surgiu durante este evento. Os autores Nicolini; Falcão; Faria, (2010) e Grimes e Schroeder (2013) obtiveram em seus trabalhos resultados parecidos. Acredito que através desta analise foi possível perceber que o tema Origem da Vida é algo que permanece “nublado” na mente dos alunos. Mesmo que a maioria já seja formada na Educação Básica, este tema não é bem compreendido por eles.application/pdfporOrigem da vidaVisão de mundoCurso pré-vestibularO encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967579.pdf000967579.pdfTexto completoapplication/pdf1257997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117632/1/000967579.pdf1403a7c88da94afc0793629affc5ca3aMD51TEXT000967579.pdf.txt000967579.pdf.txtExtracted Texttext/plain112478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117632/2/000967579.pdf.txt0614062baf9e7fec3d4abae2c1e93312MD52THUMBNAIL000967579.pdf.jpg000967579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117632/3/000967579.pdf.jpg7247f8bbfc4d0da841f1c68001d6c95eMD5310183/1176322018-10-23 08:45:58.359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117632Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular |
title |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular |
spellingShingle |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular Moreira, Israel de Barros Origem da vida Visão de mundo Curso pré-vestibular |
title_short |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular |
title_full |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular |
title_fullStr |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular |
title_full_unstemmed |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular |
title_sort |
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular |
author |
Moreira, Israel de Barros |
author_facet |
Moreira, Israel de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Israel de Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Origem da vida Visão de mundo Curso pré-vestibular |
topic |
Origem da vida Visão de mundo Curso pré-vestibular |
description |
Nos tempos atuais, e em grande parte da nossa sociedade, ainda é muito presente a concepção que atribui um status hegemônico e de superioridade ao conhecimento científico. Entretanto, também existem outras visões de mundo baseadas em saberes não derivados da Ciência, como por exemplo, àqueles advindos das religiões, credos culturais ou filosofias espirituais. Em minhas experiências como professor pude perceber como essa visão cientificista é reproduzida na escola, não deixando espaço para a entrada de outras visões. Como professor, venho tentando aplicar na prática teorias anarquistas de educação, pois penso que possam ser importantes para o desenvolvimento de alunos autônomos e questionadores quanto a nossa realidade. Segundo estas teorias, o papel do professor de Ciências é o de fornecer as ferramentas para que o aluno escolha a hipótese que ele acredita ser a correta, mesmo sendo esta escolha contraditória a do professor. Baseando-se nos diversos temas das Ciências Biológicas que podem ser objetos de ensino-aprendizagem, considero a Origem da Vida um dos mais propícios para investigar as possíveis relações entre as visões de mundo acerca de um conceito e a notória pluralidade de teorias e abordagens que são identificadas no ensino de Ciências. Neste trabalho, objetivou-se identificar as visões de mundo sobre Origem da Vida de alunos inseridos em um Curso Pré-Vestibular de Porto Alegre, RS; comparar estas noções com as diferentes teorias ou explicações difundidas sobre o tema; e, relacionar estes achados com possíveis ações que um professor embasado em pedagogias anarquistas poderia realizar com seus alunos. A metodologia, inserida no campo da pesquisa qualitativa, teve na análise de conteúdo o seu procedimento de pesquisa principal. Para a coleta de dados, criou-se um questionário semiestruturado e aplicou-se nos sujeitos de pesquisa. A partir das respostas obtidas e de suas leituras sucessivas, foram criadas as categorias de análise. A discussão dos resultados indicou como os sujeitos de pesquisa entendem e lidam com o tema do aparecimento da Vida na Terra. Através da investigação constatou-se que alunos utilizam a visão cientifica ou uma visão não cientifica para explicar o aparecimento da Vida na Terra e que outros, ainda, se utilizam das duas aparentando uma certa confusão na mente destes alunos. Verificou-se também que muitos alunos ao adotar a visão cientifica para explicar o aparecimento da Vida na Terra, se utilizam das teorias do Big Bang, revelando, que grande maioria dos alunos possui um entendimento equivocado acerca da teoria do Big Bang, acreditando que a vida na terra surgiu durante este evento. Os autores Nicolini; Falcão; Faria, (2010) e Grimes e Schroeder (2013) obtiveram em seus trabalhos resultados parecidos. Acredito que através desta analise foi possível perceber que o tema Origem da Vida é algo que permanece “nublado” na mente dos alunos. Mesmo que a maioria já seja formada na Educação Básica, este tema não é bem compreendido por eles. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-10T02:00:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117632 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117632 |
identifier_str_mv |
000967579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117632/1/000967579.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117632/2/000967579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117632/3/000967579.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1403a7c88da94afc0793629affc5ca3a 0614062baf9e7fec3d4abae2c1e93312 7247f8bbfc4d0da841f1c68001d6c95e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224487311507456 |