Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241744 |
Resumo: | O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acontecimentos da sala de aula que servem de potencializadores da reflexão teórica e investigo possíveis efeitos na produção de subjetividade. Finalizo mostrando como o ambiente do COLEP constitui-se como um território propício a formação de vínculos, pois a dimensão afetiva de acolhimento e valorização do estudante gera engajamento e maior vontade de participação. |
id |
UFRGS-2_724ca6636328ce3105868e09fd698b74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241744 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loreto, Diego PrestesSilva, Rosimeri Aquino da2022-07-05T05:07:52Z2019http://hdl.handle.net/10183/241744001143879O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acontecimentos da sala de aula que servem de potencializadores da reflexão teórica e investigo possíveis efeitos na produção de subjetividade. Finalizo mostrando como o ambiente do COLEP constitui-se como um território propício a formação de vínculos, pois a dimensão afetiva de acolhimento e valorização do estudante gera engajamento e maior vontade de participação.application/pdfporEnsino de sociologiaCurso pré-vestibularEducação popularEnsaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143879.pdf.txt001143879.pdf.txtExtracted Texttext/plain63126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/2/001143879.pdf.txt33d232acc3f460584f1b5f1163193228MD52ORIGINAL001143879.pdfTexto completoapplication/pdf190679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/1/001143879.pdf371dbd80c1ce55ec53c7c580b33d6830MD5110183/2417442022-08-06 04:46:09.132586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular |
title |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular |
spellingShingle |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular Loreto, Diego Prestes Ensino de sociologia Curso pré-vestibular Educação popular |
title_short |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular |
title_full |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular |
title_fullStr |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular |
title_full_unstemmed |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular |
title_sort |
Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular |
author |
Loreto, Diego Prestes |
author_facet |
Loreto, Diego Prestes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loreto, Diego Prestes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Curso pré-vestibular Educação popular |
topic |
Ensino de sociologia Curso pré-vestibular Educação popular |
description |
O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acontecimentos da sala de aula que servem de potencializadores da reflexão teórica e investigo possíveis efeitos na produção de subjetividade. Finalizo mostrando como o ambiente do COLEP constitui-se como um território propício a formação de vínculos, pois a dimensão afetiva de acolhimento e valorização do estudante gera engajamento e maior vontade de participação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-05T05:07:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241744 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143879 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241744 |
identifier_str_mv |
001143879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/2/001143879.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/1/001143879.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33d232acc3f460584f1b5f1163193228 371dbd80c1ce55ec53c7c580b33d6830 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224636846833664 |