Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loreto, Diego Prestes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241744
Resumo: O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acontecimentos da sala de aula que servem de potencializadores da reflexão teórica e investigo possíveis efeitos na produção de subjetividade. Finalizo mostrando como o ambiente do COLEP constitui-se como um território propício a formação de vínculos, pois a dimensão afetiva de acolhimento e valorização do estudante gera engajamento e maior vontade de participação.
id UFRGS-2_724ca6636328ce3105868e09fd698b74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loreto, Diego PrestesSilva, Rosimeri Aquino da2022-07-05T05:07:52Z2019http://hdl.handle.net/10183/241744001143879O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acontecimentos da sala de aula que servem de potencializadores da reflexão teórica e investigo possíveis efeitos na produção de subjetividade. Finalizo mostrando como o ambiente do COLEP constitui-se como um território propício a formação de vínculos, pois a dimensão afetiva de acolhimento e valorização do estudante gera engajamento e maior vontade de participação.application/pdfporEnsino de sociologiaCurso pré-vestibularEducação popularEnsaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143879.pdf.txt001143879.pdf.txtExtracted Texttext/plain63126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/2/001143879.pdf.txt33d232acc3f460584f1b5f1163193228MD52ORIGINAL001143879.pdfTexto completoapplication/pdf190679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/1/001143879.pdf371dbd80c1ce55ec53c7c580b33d6830MD5110183/2417442022-08-06 04:46:09.132586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
title Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
spellingShingle Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
Loreto, Diego Prestes
Ensino de sociologia
Curso pré-vestibular
Educação popular
title_short Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
title_full Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
title_fullStr Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
title_full_unstemmed Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
title_sort Ensaio sobre a experiência de pesquisar e ensinar sociologia em um cursinho pré-vestibular popular
author Loreto, Diego Prestes
author_facet Loreto, Diego Prestes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loreto, Diego Prestes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Curso pré-vestibular
Educação popular
topic Ensino de sociologia
Curso pré-vestibular
Educação popular
description O presente ensaio faz um percurso que inicia com a apresentação do cursinho pré-vestibular popular COLEP, versando sobre educação popular, a democratização do ensino superior e o contexto político mais amplo. A fundamentação teórica parte das teorias críticas e pós-críticas para problematizar e situar alguns entendimentos sobre a educação contemporânea. Em seguida procuro entrelaçar ensino e pesquisa através da observação participante da minha prática docente no COLEP. Acompanho e descrevo acontecimentos da sala de aula que servem de potencializadores da reflexão teórica e investigo possíveis efeitos na produção de subjetividade. Finalizo mostrando como o ambiente do COLEP constitui-se como um território propício a formação de vínculos, pois a dimensão afetiva de acolhimento e valorização do estudante gera engajamento e maior vontade de participação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T05:07:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143879
url http://hdl.handle.net/10183/241744
identifier_str_mv 001143879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/2/001143879.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241744/1/001143879.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 33d232acc3f460584f1b5f1163193228
371dbd80c1ce55ec53c7c580b33d6830
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224636846833664