O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270775 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Narrativas do trabalho docente na pandemia de Covid-19: pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação” desenvolvida junto a professoras e professores da Educação Básica da rede pública brasileira. Analisa-se a experiência do trabalho docente durante a pandemia de Covid-19, acessada através das narrativas de professores e professoras sob o ponto de vista clínico do trabalho, ou seja, na articulação subjetividade, saúde e trabalho. A pesquisa, entendida como pesquisa-intervenção vale-se de uma plataforma online onde professores e professoras participantes postam e interagem com narrativas sobre o trabalho docente na pandemia. Também, são realizadas rodas de conversa entre os participantes da pesquisa através de plataformas de reunião online. Encontramos o ofício docente sob forte abalo - em grande esforço para não sucumbir diante dos desafios colocados pela pandemia para a realidade brasileira - e uma sala de aula em movimento de reterritorialização a partir dos encontros tecnológicos que o confinamento demandou. O processo de produção de narrativas constitui ferramenta para tecer uma dimensão coletiva da narratividade, compondo assim estratégia de cuidado do ofício docente, bem como das pessoas que o exercem. |
id |
UFRGS-2_388a2f20256f58c995b50756232b2884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270775 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amador, Fernanda SpanierPrediger, JulianaFernandes, Daniel RodriguesSantos, Aline Talita Rosa dos2024-01-10T03:36:13Z20222172-7929http://hdl.handle.net/10183/270775001189372Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Narrativas do trabalho docente na pandemia de Covid-19: pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação” desenvolvida junto a professoras e professores da Educação Básica da rede pública brasileira. Analisa-se a experiência do trabalho docente durante a pandemia de Covid-19, acessada através das narrativas de professores e professoras sob o ponto de vista clínico do trabalho, ou seja, na articulação subjetividade, saúde e trabalho. A pesquisa, entendida como pesquisa-intervenção vale-se de uma plataforma online onde professores e professoras participantes postam e interagem com narrativas sobre o trabalho docente na pandemia. Também, são realizadas rodas de conversa entre os participantes da pesquisa através de plataformas de reunião online. Encontramos o ofício docente sob forte abalo - em grande esforço para não sucumbir diante dos desafios colocados pela pandemia para a realidade brasileira - e uma sala de aula em movimento de reterritorialização a partir dos encontros tecnológicos que o confinamento demandou. O processo de produção de narrativas constitui ferramenta para tecer uma dimensão coletiva da narratividade, compondo assim estratégia de cuidado do ofício docente, bem como das pessoas que o exercem.This article presents an excerpt from the research “Narratives of the teaching work during the Covid-19 pandemic: practices of care in education through craft’s memory”, developed with Basic Education teachers in the Brazilian public education system. The experience of teaching work in the context of the Covid-19 pandemic is analyzed, accessed through narratives of teachers, taking a clinical point of view of work, that is, in the articulation of subjectivity, health and work. The research, understood as intervention-research, uses an online platform where participating teachers submit narratives about teaching work during the pandemic, as well as interact with other narratives. Conversation circles are also held among the research participants through online meeting platforms. We found the teaching craft under shock - in a great effort not to succumb to the challenges posed by the pandemic in the Brazilian reality - and a classroom in a movement of reterritorialization from the technological encounters that confinement demanded. The narrative production process is a tool for weaving a collective dimension of narrativity, thus composing a care strategy for the teaching craft, as well as for the people who exercise it.Este artículo presenta un extracto de la investigación “Narrativas del trabajo docente durante la pandemia Covid-19: por la memoria del ofício, prácticas de cuidado en la educación” desarrollada con docentes de Educación Básica en la red pública brasileña. Se analiza la experiencia del trabajo docente durante la pandemia Covid-19, a la que se accede a través de las narrativas de los docentes, desde el punto de vista clínico del trabajo, es decir, en la articulación de las categorias subjetividad, salud y trabajo. La investigación, entendida como intervencióninvestigación, utiliza una plataforma en línea donde los maestros participantes publican e interactúan con narrativas sobre el trabajo docente en la pandemia. Además, se realizan círculos de conversación entre los participantes de la investigación a través de plataformas de reuniones en línea. Encontramos el ofício docente bajo fuerte sacudida - en un gran esfuerzo por no sucumbir a los desafíos que plantea la pandemia para la realidad brasileña- y un salón de clases en movimiento de reterritorialización en función de los encuentros tecnológicos que exigía el encierro. El proceso de producción narrativa es una herramienta para tejer una dimensión colectiva de la narratividad, componiendo así una estrategia de cuidado para la profesión docente, así como para las personas que la ejercen.application/pdfporHachetetepé : Revista científica en Educación y Comunicación. Cádiz: Editorial Universidad de Cádiz, 2010-. Vol. 25 (2022), e277040, p. 1-16Trabalho docenteCOVID-19RacismoPandemicTeaching crafNarrativesCarePandemiaOficio docenteNarrativasCuidadoO cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19Cuidado por la narración : oficio docente en la educación básica brasileña en la pandemia de covid-19Care through storytelling : teaching craft in the brazilian basic education during the covid-19 pandemicEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189372.pdf.txt001189372.pdf.txtExtracted Texttext/plain42782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/2/001189372.pdf.txt19e6b7a91e28d797a1cf9e22b1dbb774MD52ORIGINAL001189372.pdfTexto completoapplication/pdf317964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/1/001189372.pdf64a8e1536e6a603d81aa055a14821acdMD5110183/2707752024-01-11 04:25:21.981869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-11T06:25:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Cuidado por la narración : oficio docente en la educación básica brasileña en la pandemia de covid-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Care through storytelling : teaching craft in the brazilian basic education during the covid-19 pandemic |
title |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 |
spellingShingle |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 Amador, Fernanda Spanier Trabalho docente COVID-19 Racismo Pandemic Teaching craf Narratives Care Pandemia Oficio docente Narrativas Cuidado |
title_short |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 |
title_full |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 |
title_fullStr |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 |
title_full_unstemmed |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 |
title_sort |
O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19 |
author |
Amador, Fernanda Spanier |
author_facet |
Amador, Fernanda Spanier Prediger, Juliana Fernandes, Daniel Rodrigues Santos, Aline Talita Rosa dos |
author_role |
author |
author2 |
Prediger, Juliana Fernandes, Daniel Rodrigues Santos, Aline Talita Rosa dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amador, Fernanda Spanier Prediger, Juliana Fernandes, Daniel Rodrigues Santos, Aline Talita Rosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente COVID-19 Racismo |
topic |
Trabalho docente COVID-19 Racismo Pandemic Teaching craf Narratives Care Pandemia Oficio docente Narrativas Cuidado |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pandemic Teaching craf Narratives Care |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Pandemia Oficio docente Narrativas Cuidado |
description |
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Narrativas do trabalho docente na pandemia de Covid-19: pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação” desenvolvida junto a professoras e professores da Educação Básica da rede pública brasileira. Analisa-se a experiência do trabalho docente durante a pandemia de Covid-19, acessada através das narrativas de professores e professoras sob o ponto de vista clínico do trabalho, ou seja, na articulação subjetividade, saúde e trabalho. A pesquisa, entendida como pesquisa-intervenção vale-se de uma plataforma online onde professores e professoras participantes postam e interagem com narrativas sobre o trabalho docente na pandemia. Também, são realizadas rodas de conversa entre os participantes da pesquisa através de plataformas de reunião online. Encontramos o ofício docente sob forte abalo - em grande esforço para não sucumbir diante dos desafios colocados pela pandemia para a realidade brasileira - e uma sala de aula em movimento de reterritorialização a partir dos encontros tecnológicos que o confinamento demandou. O processo de produção de narrativas constitui ferramenta para tecer uma dimensão coletiva da narratividade, compondo assim estratégia de cuidado do ofício docente, bem como das pessoas que o exercem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-10T03:36:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270775 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2172-7929 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189372 |
identifier_str_mv |
2172-7929 001189372 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Hachetetepé : Revista científica en Educación y Comunicación. Cádiz: Editorial Universidad de Cádiz, 2010-. Vol. 25 (2022), e277040, p. 1-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/2/001189372.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/1/001189372.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19e6b7a91e28d797a1cf9e22b1dbb774 64a8e1536e6a603d81aa055a14821acd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447849882615808 |