O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amador, Fernanda Spanier
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Prediger, Juliana, Fernandes, Daniel Rodrigues, Santos, Aline Talita Rosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270775
Resumo: Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Narrativas do trabalho docente na pandemia de Covid-19: pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação” desenvolvida junto a professoras e professores da Educação Básica da rede pública brasileira. Analisa-se a experiência do trabalho docente durante a pandemia de Covid-19, acessada através das narrativas de professores e professoras sob o ponto de vista clínico do trabalho, ou seja, na articulação subjetividade, saúde e trabalho. A pesquisa, entendida como pesquisa-intervenção vale-se de uma plataforma online onde professores e professoras participantes postam e interagem com narrativas sobre o trabalho docente na pandemia. Também, são realizadas rodas de conversa entre os participantes da pesquisa através de plataformas de reunião online. Encontramos o ofício docente sob forte abalo - em grande esforço para não sucumbir diante dos desafios colocados pela pandemia para a realidade brasileira - e uma sala de aula em movimento de reterritorialização a partir dos encontros tecnológicos que o confinamento demandou. O processo de produção de narrativas constitui ferramenta para tecer uma dimensão coletiva da narratividade, compondo assim estratégia de cuidado do ofício docente, bem como das pessoas que o exercem.
id UFRGS-2_388a2f20256f58c995b50756232b2884
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270775
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amador, Fernanda SpanierPrediger, JulianaFernandes, Daniel RodriguesSantos, Aline Talita Rosa dos2024-01-10T03:36:13Z20222172-7929http://hdl.handle.net/10183/270775001189372Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Narrativas do trabalho docente na pandemia de Covid-19: pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação” desenvolvida junto a professoras e professores da Educação Básica da rede pública brasileira. Analisa-se a experiência do trabalho docente durante a pandemia de Covid-19, acessada através das narrativas de professores e professoras sob o ponto de vista clínico do trabalho, ou seja, na articulação subjetividade, saúde e trabalho. A pesquisa, entendida como pesquisa-intervenção vale-se de uma plataforma online onde professores e professoras participantes postam e interagem com narrativas sobre o trabalho docente na pandemia. Também, são realizadas rodas de conversa entre os participantes da pesquisa através de plataformas de reunião online. Encontramos o ofício docente sob forte abalo - em grande esforço para não sucumbir diante dos desafios colocados pela pandemia para a realidade brasileira - e uma sala de aula em movimento de reterritorialização a partir dos encontros tecnológicos que o confinamento demandou. O processo de produção de narrativas constitui ferramenta para tecer uma dimensão coletiva da narratividade, compondo assim estratégia de cuidado do ofício docente, bem como das pessoas que o exercem.This article presents an excerpt from the research “Narratives of the teaching work during the Covid-19 pandemic: practices of care in education through craft’s memory”, developed with Basic Education teachers in the Brazilian public education system. The experience of teaching work in the context of the Covid-19 pandemic is analyzed, accessed through narratives of teachers, taking a clinical point of view of work, that is, in the articulation of subjectivity, health and work. The research, understood as intervention-research, uses an online platform where participating teachers submit narratives about teaching work during the pandemic, as well as interact with other narratives. Conversation circles are also held among the research participants through online meeting platforms. We found the teaching craft under shock - in a great effort not to succumb to the challenges posed by the pandemic in the Brazilian reality - and a classroom in a movement of reterritorialization from the technological encounters that confinement demanded. The narrative production process is a tool for weaving a collective dimension of narrativity, thus composing a care strategy for the teaching craft, as well as for the people who exercise it.Este artículo presenta un extracto de la investigación “Narrativas del trabajo docente durante la pandemia Covid-19: por la memoria del ofício, prácticas de cuidado en la educación” desarrollada con docentes de Educación Básica en la red pública brasileña. Se analiza la experiencia del trabajo docente durante la pandemia Covid-19, a la que se accede a través de las narrativas de los docentes, desde el punto de vista clínico del trabajo, es decir, en la articulación de las categorias subjetividad, salud y trabajo. La investigación, entendida como intervencióninvestigación, utiliza una plataforma en línea donde los maestros participantes publican e interactúan con narrativas sobre el trabajo docente en la pandemia. Además, se realizan círculos de conversación entre los participantes de la investigación a través de plataformas de reuniones en línea. Encontramos el ofício docente bajo fuerte sacudida - en un gran esfuerzo por no sucumbir a los desafíos que plantea la pandemia para la realidad brasileña- y un salón de clases en movimiento de reterritorialización en función de los encuentros tecnológicos que exigía el encierro. El proceso de producción narrativa es una herramienta para tejer una dimensión colectiva de la narratividad, componiendo así una estrategia de cuidado para la profesión docente, así como para las personas que la ejercen.application/pdfporHachetetepé : Revista científica en Educación y Comunicación. Cádiz: Editorial Universidad de Cádiz, 2010-. Vol. 25 (2022), e277040, p. 1-16Trabalho docenteCOVID-19RacismoPandemicTeaching crafNarrativesCarePandemiaOficio docenteNarrativasCuidadoO cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19Cuidado por la narración : oficio docente en la educación básica brasileña en la pandemia de covid-19Care through storytelling : teaching craft in the brazilian basic education during the covid-19 pandemicEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189372.pdf.txt001189372.pdf.txtExtracted Texttext/plain42782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/2/001189372.pdf.txt19e6b7a91e28d797a1cf9e22b1dbb774MD52ORIGINAL001189372.pdfTexto completoapplication/pdf317964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/1/001189372.pdf64a8e1536e6a603d81aa055a14821acdMD5110183/2707752024-01-11 04:25:21.981869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-11T06:25:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cuidado por la narración : oficio docente en la educación básica brasileña en la pandemia de covid-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Care through storytelling : teaching craft in the brazilian basic education during the covid-19 pandemic
title O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
spellingShingle O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
Amador, Fernanda Spanier
Trabalho docente
COVID-19
Racismo
Pandemic
Teaching craf
Narratives
Care
Pandemia
Oficio docente
Narrativas
Cuidado
title_short O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
title_full O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
title_fullStr O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
title_full_unstemmed O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
title_sort O cuidado pelo narrar : ofício docente na educação básica brasileira na pandemia de covid19
author Amador, Fernanda Spanier
author_facet Amador, Fernanda Spanier
Prediger, Juliana
Fernandes, Daniel Rodrigues
Santos, Aline Talita Rosa dos
author_role author
author2 Prediger, Juliana
Fernandes, Daniel Rodrigues
Santos, Aline Talita Rosa dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amador, Fernanda Spanier
Prediger, Juliana
Fernandes, Daniel Rodrigues
Santos, Aline Talita Rosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
COVID-19
Racismo
topic Trabalho docente
COVID-19
Racismo
Pandemic
Teaching craf
Narratives
Care
Pandemia
Oficio docente
Narrativas
Cuidado
dc.subject.eng.fl_str_mv Pandemic
Teaching craf
Narratives
Care
dc.subject.spa.fl_str_mv Pandemia
Oficio docente
Narrativas
Cuidado
description Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Narrativas do trabalho docente na pandemia de Covid-19: pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação” desenvolvida junto a professoras e professores da Educação Básica da rede pública brasileira. Analisa-se a experiência do trabalho docente durante a pandemia de Covid-19, acessada através das narrativas de professores e professoras sob o ponto de vista clínico do trabalho, ou seja, na articulação subjetividade, saúde e trabalho. A pesquisa, entendida como pesquisa-intervenção vale-se de uma plataforma online onde professores e professoras participantes postam e interagem com narrativas sobre o trabalho docente na pandemia. Também, são realizadas rodas de conversa entre os participantes da pesquisa através de plataformas de reunião online. Encontramos o ofício docente sob forte abalo - em grande esforço para não sucumbir diante dos desafios colocados pela pandemia para a realidade brasileira - e uma sala de aula em movimento de reterritorialização a partir dos encontros tecnológicos que o confinamento demandou. O processo de produção de narrativas constitui ferramenta para tecer uma dimensão coletiva da narratividade, compondo assim estratégia de cuidado do ofício docente, bem como das pessoas que o exercem.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-10T03:36:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270775
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2172-7929
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189372
identifier_str_mv 2172-7929
001189372
url http://hdl.handle.net/10183/270775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Hachetetepé : Revista científica en Educación y Comunicación. Cádiz: Editorial Universidad de Cádiz, 2010-. Vol. 25 (2022), e277040, p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/2/001189372.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270775/1/001189372.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19e6b7a91e28d797a1cf9e22b1dbb774
64a8e1536e6a603d81aa055a14821acd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225108447035392