A educação patrimonial e a construção de uma cultura de arquivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102301 |
Resumo: | Aborda o processo de construção de uma cultura de arquivo a partir do reconhecimento e conscientização da sociedade em relação à importância dos arquivos enquanto patrimônios, responsáveis pela memória e conhecimento da sociedade, promotores de democracia e cidadania. Essa relação é vista como potencial para ser firmada com o público escolar, através de iniciativas de Educação Patrimonial. Para fundamentar tal processo, utilizamos referencial das áreas de Educação, Educação Patrimonial e Arquivologia, além de pesquisarmos o projeto O Arquivo vai à escola: detetives investigadores e defensores do patrimônio, do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, para partimos de uma experiência prática de aprendizado dialógico e construído no ambiente escolar. A partir disso, foi possível perceber que a tomada dos arquivos por hábito requer pesquisa aprofundada e comprometimento de diversos seguimentos da sociedade, mas sobretudo, empenho do arquivista. |
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Santorum, Graziele ErigEnríquez Vivar, Jorge Eduardo2014-09-03T02:20:16Z2014http://hdl.handle.net/10183/102301000932140Aborda o processo de construção de uma cultura de arquivo a partir do reconhecimento e conscientização da sociedade em relação à importância dos arquivos enquanto patrimônios, responsáveis pela memória e conhecimento da sociedade, promotores de democracia e cidadania. Essa relação é vista como potencial para ser firmada com o público escolar, através de iniciativas de Educação Patrimonial. Para fundamentar tal processo, utilizamos referencial das áreas de Educação, Educação Patrimonial e Arquivologia, além de pesquisarmos o projeto O Arquivo vai à escola: detetives investigadores e defensores do patrimônio, do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, para partimos de uma experiência prática de aprendizado dialógico e construído no ambiente escolar. A partir disso, foi possível perceber que a tomada dos arquivos por hábito requer pesquisa aprofundada e comprometimento de diversos seguimentos da sociedade, mas sobretudo, empenho do arquivista.Estudia y analiza el proceso de construcción de una cultura de archivo desde el reconocimiento y la concientización de la sociedad al respecto de la importancia de los archivos vistos como patrimonio, así como, responsables por la preservación de la memoria, el conocimiento de una sociedad y promotores de una ciudadania democratica. Esta relación debe ser vista como un potencial vehículo para la afirmación de los segmentos sociales en formación escolar a través de iniciativas como las de la Educación Patrimonial. Para fundamentar y apoyar este proceso, hemos utilizado como referencial teórico, las áreas de Educación, Educación Patrimonio y Archivo, además de investigar y analizar el proyecto "El Archivo va a las escuelas: detectives, investigadores y defensores del patrimonio" que desarrola el Archivo Histórico de Porto Alegre, Moyses Vellinho. Una experiencia práctica de aprendizado dialógico y construído en el ambiente escolar. A partir de esto, nos es posible entender que, el establecer una relación habitual con los archivos, requiere de una investigación profunda sumada al comprometimiento y participación de diversos sectores de la sociedad, pero, sobre todo, el compromiso del Archivero estando consicente de esta realidad.deapplication/pdfporEducação patrimonialArquivoEducaciónArchivoEducación patrimonioCultura de archivoA educação patrimonial e a construção de uma cultura de arquivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Arquivologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932140.pdf000932140.pdfTexto completoapplication/pdf738805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102301/1/000932140.pdfeebd3470def885f584b37d34bf04e2ffMD51TEXT000932140.pdf.txt000932140.pdf.txtExtracted Texttext/plain91785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102301/2/000932140.pdf.txt970ac1628fc43d6bb2ff03d3420796cdMD52THUMBNAIL000932140.pdf.jpg000932140.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102301/3/000932140.pdf.jpgf2c05bdf7d522b1c12e6c8bde05e4590MD5310183/1023012023-04-01 03:30:05.720748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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