Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163627 |
Resumo: | Buscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade. |
id |
UFRGS-2_3937bf6956dd876541a5a06b55d5e482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163627 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Anelise Schaurich dosOliveira, Clarissa Tochetto deDias, Ana Cristina Garcia2017-07-04T02:32:00Z20151516-3687http://hdl.handle.net/10183/163627001024648Buscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade.The aim of this study was to investigate the college students’ opinion about the characteristics of the relationship between them and their peers, as well as to understand how it changes over the years and how it influences on the adjustment to college from freshmen’s and seniors’ perspectives. Individual semi structured interviews were conducted with 24 college students from Economy and Psychology of a university in Southern Brazil. The answers were submitted to content analysis. Results showed that freshmen keep a good relationship with their classmates in general, although the class may be considered as disunited over the terms. Nevertheless, the students believe their classmates contribute to a better performance through emotional and instrumental support. We conclude that the incentive from professors for the development of group activities and for the creation of a pleasant environment is relevant to facilitate the learning and the adaptation to college.Se buscó conocer la opinión de estudiantes universitarios sobre las características de las relaciones establecidas con sus pares, cómo éstas cambian a lo largo de la carrera y cómo influyen en la adaptación académica en la perspectiva de novatos e inminentes graduados. Se realizaron entrevistas semiestructuradas individuales con 24 estudiantes de las carreras de Economía y Psicología de una universidad del sur de Brasil. Las respuestas fueron sometidas a análisis de contenido. Se verificó que los novatos tienen una buena relación con los compañeros, aunque el grupo sea percibido como desunido al paso del tiempo. No obstante, ellos creen que los compañeros contribuyen para mejorar el rendimiento académico con el apoyo afectivo e instrumental. Se concluye que el estímulo, por parte de los docentes, para el desarrollo de actividades grupales y creación de un ambiente con interacciones saludables son relevantes para facilitar el aprendizaje y la familiarización con la universidad.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 150-163.Estudantes universitáriosAmizadeInteração interpessoalHigher educationCollege studentsAdjustment to collegeFriendshipInterpersonal interactionEnseñanza superiorEstudiantes universitariosAdaptación académicaAmistadInteracción interpersonalCaracterísticas das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmicaCharacteristics of the relationship between college students and their peers : implications for adjustment to collegeCaracterísticas de las relaciones de los universitarios y sus pares : implicaciones en la adaptación académicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024648.pdf001024648.pdfTexto completoapplication/pdf101773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/1/001024648.pdf6d44c65bb5593a12ca5e217e34833724MD51TEXT001024648.pdf.txt001024648.pdf.txtExtracted Texttext/plain45948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/2/001024648.pdf.txtf597f4f8107e7802f2f6861c4f62b00fMD52THUMBNAIL001024648.pdf.jpg001024648.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/3/001024648.pdf.jpg79631e9b172c1f7781ea1627c1069da6MD5310183/1636272019-01-17 04:24:21.331203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:24:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Characteristics of the relationship between college students and their peers : implications for adjustment to college |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Características de las relaciones de los universitarios y sus pares : implicaciones en la adaptación académica |
title |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica |
spellingShingle |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica Santos, Anelise Schaurich dos Estudantes universitários Amizade Interação interpessoal Higher education College students Adjustment to college Friendship Interpersonal interaction Enseñanza superior Estudiantes universitarios Adaptación académica Amistad Interacción interpersonal |
title_short |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica |
title_full |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica |
title_fullStr |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica |
title_full_unstemmed |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica |
title_sort |
Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica |
author |
Santos, Anelise Schaurich dos |
author_facet |
Santos, Anelise Schaurich dos Oliveira, Clarissa Tochetto de Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Clarissa Tochetto de Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anelise Schaurich dos Oliveira, Clarissa Tochetto de Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Amizade Interação interpessoal |
topic |
Estudantes universitários Amizade Interação interpessoal Higher education College students Adjustment to college Friendship Interpersonal interaction Enseñanza superior Estudiantes universitarios Adaptación académica Amistad Interacción interpersonal |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education College students Adjustment to college Friendship Interpersonal interaction |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza superior Estudiantes universitarios Adaptación académica Amistad Interacción interpersonal |
description |
Buscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-04T02:32:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163627 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-3687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001024648 |
identifier_str_mv |
1516-3687 001024648 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 150-163. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/1/001024648.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/2/001024648.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/3/001024648.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d44c65bb5593a12ca5e217e34833724 f597f4f8107e7802f2f6861c4f62b00f 79631e9b172c1f7781ea1627c1069da6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224920611422208 |