Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anelise Schaurich dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Clarissa Tochetto de, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163627
Resumo: Buscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade.
id UFRGS-2_3937bf6956dd876541a5a06b55d5e482
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Anelise Schaurich dosOliveira, Clarissa Tochetto deDias, Ana Cristina Garcia2017-07-04T02:32:00Z20151516-3687http://hdl.handle.net/10183/163627001024648Buscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade.The aim of this study was to investigate the college students’ opinion about the characteristics of the relationship between them and their peers, as well as to understand how it changes over the years and how it influences on the adjustment to college from freshmen’s and seniors’ perspectives. Individual semi structured interviews were conducted with 24 college students from Economy and Psychology of a university in Southern Brazil. The answers were submitted to content analysis. Results showed that freshmen keep a good relationship with their classmates in general, although the class may be considered as disunited over the terms. Nevertheless, the students believe their classmates contribute to a better performance through emotional and instrumental support. We conclude that the incentive from professors for the development of group activities and for the creation of a pleasant environment is relevant to facilitate the learning and the adaptation to college.Se buscó conocer la opinión de estudiantes universitarios sobre las características de las relaciones establecidas con sus pares, cómo éstas cambian a lo largo de la carrera y cómo influyen en la adaptación académica en la perspectiva de novatos e inminentes graduados. Se realizaron entrevistas semiestructuradas individuales con 24 estudiantes de las carreras de Economía y Psicología de una universidad del sur de Brasil. Las respuestas fueron sometidas a análisis de contenido. Se verificó que los novatos tienen una buena relación con los compañeros, aunque el grupo sea percibido como desunido al paso del tiempo. No obstante, ellos creen que los compañeros contribuyen para mejorar el rendimiento académico con el apoyo afectivo e instrumental. Se concluye que el estímulo, por parte de los docentes, para el desarrollo de actividades grupales y creación de un ambiente con interacciones saludables son relevantes para facilitar el aprendizaje y la familiarización con la universidad.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 150-163.Estudantes universitáriosAmizadeInteração interpessoalHigher educationCollege studentsAdjustment to collegeFriendshipInterpersonal interactionEnseñanza superiorEstudiantes universitariosAdaptación académicaAmistadInteracción interpersonalCaracterísticas das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmicaCharacteristics of the relationship between college students and their peers : implications for adjustment to collegeCaracterísticas de las relaciones de los universitarios y sus pares : implicaciones en la adaptación académicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024648.pdf001024648.pdfTexto completoapplication/pdf101773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/1/001024648.pdf6d44c65bb5593a12ca5e217e34833724MD51TEXT001024648.pdf.txt001024648.pdf.txtExtracted Texttext/plain45948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/2/001024648.pdf.txtf597f4f8107e7802f2f6861c4f62b00fMD52THUMBNAIL001024648.pdf.jpg001024648.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/3/001024648.pdf.jpg79631e9b172c1f7781ea1627c1069da6MD5310183/1636272019-01-17 04:24:21.331203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:24:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Characteristics of the relationship between college students and their peers : implications for adjustment to college
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Características de las relaciones de los universitarios y sus pares : implicaciones en la adaptación académica
title Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
spellingShingle Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
Santos, Anelise Schaurich dos
Estudantes universitários
Amizade
Interação interpessoal
Higher education
College students
Adjustment to college
Friendship
Interpersonal interaction
Enseñanza superior
Estudiantes universitarios
Adaptación académica
Amistad
Interacción interpersonal
title_short Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
title_full Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
title_fullStr Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
title_full_unstemmed Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
title_sort Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
author Santos, Anelise Schaurich dos
author_facet Santos, Anelise Schaurich dos
Oliveira, Clarissa Tochetto de
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Oliveira, Clarissa Tochetto de
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anelise Schaurich dos
Oliveira, Clarissa Tochetto de
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Amizade
Interação interpessoal
topic Estudantes universitários
Amizade
Interação interpessoal
Higher education
College students
Adjustment to college
Friendship
Interpersonal interaction
Enseñanza superior
Estudiantes universitarios
Adaptación académica
Amistad
Interacción interpersonal
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
College students
Adjustment to college
Friendship
Interpersonal interaction
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza superior
Estudiantes universitarios
Adaptación académica
Amistad
Interacción interpersonal
description Buscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-04T02:32:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163627
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001024648
identifier_str_mv 1516-3687
001024648
url http://hdl.handle.net/10183/163627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 150-163.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/1/001024648.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/2/001024648.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163627/3/001024648.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d44c65bb5593a12ca5e217e34833724
f597f4f8107e7802f2f6861c4f62b00f
79631e9b172c1f7781ea1627c1069da6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224920611422208