“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Maurício de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232603
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta meu relato de experiência de estágio em docência, realizado no ensino médio no curso de Licenciatura em Artes Visuais, com turmas do 7° e 8° anos de uma escola pública do município de Porto Alegre. Aborda o aproveitamento dos equipamentos celulares como forma de aproveitamento artístico e pedagógico dentro do ambiente escolar. Como fonte inspiradora e referência, utilizei o trabalho de fotoetnografia do professor, antropólogo e fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti em uma visita ao hospital-colônia de Itapuã, no município de Viamão, Rio Grande do Sul. Sem me aprofundar na experiência antropológica e social que o professor buscou na em sua visita, me concentrei em compartilhar com os alunos como usar a criatividade e conhecimentos técnicos e artísticos fotográficos, para capturar imagens interessantes que contenham algum significado e de como uma bela fotografia pode ser extraída em locais de onde se menos espera. Procurei criar com esse projeto um escape imaginário, um momento de fuga ou algum tipo de refúgio subjetivo para o aluno, utilizando como impulso o interesse artístico a percepção do espaço escolar como parte da obra.
id UFRGS-2_394c1002a61cda9e123acb742ac3c7f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232603
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Braga, Maurício de OliveiraAchutti, Luiz Eduardo Robinson2021-12-04T05:01:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/232603001134486Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta meu relato de experiência de estágio em docência, realizado no ensino médio no curso de Licenciatura em Artes Visuais, com turmas do 7° e 8° anos de uma escola pública do município de Porto Alegre. Aborda o aproveitamento dos equipamentos celulares como forma de aproveitamento artístico e pedagógico dentro do ambiente escolar. Como fonte inspiradora e referência, utilizei o trabalho de fotoetnografia do professor, antropólogo e fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti em uma visita ao hospital-colônia de Itapuã, no município de Viamão, Rio Grande do Sul. Sem me aprofundar na experiência antropológica e social que o professor buscou na em sua visita, me concentrei em compartilhar com os alunos como usar a criatividade e conhecimentos técnicos e artísticos fotográficos, para capturar imagens interessantes que contenham algum significado e de como uma bela fotografia pode ser extraída em locais de onde se menos espera. Procurei criar com esse projeto um escape imaginário, um momento de fuga ou algum tipo de refúgio subjetivo para o aluno, utilizando como impulso o interesse artístico a percepção do espaço escolar como parte da obra.This Course Completion Paper presents my account of my teaching internship experience, carried out in high school in the Licentiate Degree in Visual Arts course with groups of 7 and 8 years old from a public school in the city of Porto Alegre. It addresses the use of cell phones as a form of artistic and pedagogical use within the school environment. As an inspiring source and reference, I used the photoethnography work of professor, anthropologist and photographer Luiz Eduardo Robinson Achutti on a visit to the colony hospital of Itapuã, in the municipality of Viamão. Without delving into the anthropological and social experience that the teacher sought in his visit, I concentrated on sharing with students how to use creativity and technical and artistic knowledge to capture images and how a beautiful photograph can be extracted in places where it is less waiting. With this project, I tried to create an imaginary escape, a moment of escape or a kind of subjetive refuge for the student, using artistic interest as an impulse in the perception of the school space as part of the work.application/pdfporArtes visuais : EnsinoFotografiaTelefone celularVisual arts teachingPhotographyCell phones“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134486.pdf.txt001134486.pdf.txtExtracted Texttext/plain50671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/2/001134486.pdf.txtf2d557a76bf740bc1d68b2450d3e0d93MD52ORIGINAL001134486.pdfTexto completoapplication/pdf11021105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/1/001134486.pdf3f448443d138ac3090314a6abd1c6429MD5110183/2326032023-05-04 04:06:35.004291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232603Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:06:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
title “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
spellingShingle “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
Braga, Maurício de Oliveira
Artes visuais : Ensino
Fotografia
Telefone celular
Visual arts teaching
Photography
Cell phones
title_short “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
title_full “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
title_fullStr “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
title_full_unstemmed “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
title_sort “Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
author Braga, Maurício de Oliveira
author_facet Braga, Maurício de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Maurício de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Achutti, Luiz Eduardo Robinson
contributor_str_mv Achutti, Luiz Eduardo Robinson
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais : Ensino
Fotografia
Telefone celular
topic Artes visuais : Ensino
Fotografia
Telefone celular
Visual arts teaching
Photography
Cell phones
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual arts teaching
Photography
Cell phones
description Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta meu relato de experiência de estágio em docência, realizado no ensino médio no curso de Licenciatura em Artes Visuais, com turmas do 7° e 8° anos de uma escola pública do município de Porto Alegre. Aborda o aproveitamento dos equipamentos celulares como forma de aproveitamento artístico e pedagógico dentro do ambiente escolar. Como fonte inspiradora e referência, utilizei o trabalho de fotoetnografia do professor, antropólogo e fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti em uma visita ao hospital-colônia de Itapuã, no município de Viamão, Rio Grande do Sul. Sem me aprofundar na experiência antropológica e social que o professor buscou na em sua visita, me concentrei em compartilhar com os alunos como usar a criatividade e conhecimentos técnicos e artísticos fotográficos, para capturar imagens interessantes que contenham algum significado e de como uma bela fotografia pode ser extraída em locais de onde se menos espera. Procurei criar com esse projeto um escape imaginário, um momento de fuga ou algum tipo de refúgio subjetivo para o aluno, utilizando como impulso o interesse artístico a percepção do espaço escolar como parte da obra.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-04T05:01:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232603
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134486
url http://hdl.handle.net/10183/232603
identifier_str_mv 001134486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/2/001134486.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/1/001134486.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2d557a76bf740bc1d68b2450d3e0d93
3f448443d138ac3090314a6abd1c6429
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224616079785984