“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232603 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta meu relato de experiência de estágio em docência, realizado no ensino médio no curso de Licenciatura em Artes Visuais, com turmas do 7° e 8° anos de uma escola pública do município de Porto Alegre. Aborda o aproveitamento dos equipamentos celulares como forma de aproveitamento artístico e pedagógico dentro do ambiente escolar. Como fonte inspiradora e referência, utilizei o trabalho de fotoetnografia do professor, antropólogo e fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti em uma visita ao hospital-colônia de Itapuã, no município de Viamão, Rio Grande do Sul. Sem me aprofundar na experiência antropológica e social que o professor buscou na em sua visita, me concentrei em compartilhar com os alunos como usar a criatividade e conhecimentos técnicos e artísticos fotográficos, para capturar imagens interessantes que contenham algum significado e de como uma bela fotografia pode ser extraída em locais de onde se menos espera. Procurei criar com esse projeto um escape imaginário, um momento de fuga ou algum tipo de refúgio subjetivo para o aluno, utilizando como impulso o interesse artístico a percepção do espaço escolar como parte da obra. |
id |
UFRGS-2_394c1002a61cda9e123acb742ac3c7f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232603 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Braga, Maurício de OliveiraAchutti, Luiz Eduardo Robinson2021-12-04T05:01:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/232603001134486Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta meu relato de experiência de estágio em docência, realizado no ensino médio no curso de Licenciatura em Artes Visuais, com turmas do 7° e 8° anos de uma escola pública do município de Porto Alegre. Aborda o aproveitamento dos equipamentos celulares como forma de aproveitamento artístico e pedagógico dentro do ambiente escolar. Como fonte inspiradora e referência, utilizei o trabalho de fotoetnografia do professor, antropólogo e fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti em uma visita ao hospital-colônia de Itapuã, no município de Viamão, Rio Grande do Sul. Sem me aprofundar na experiência antropológica e social que o professor buscou na em sua visita, me concentrei em compartilhar com os alunos como usar a criatividade e conhecimentos técnicos e artísticos fotográficos, para capturar imagens interessantes que contenham algum significado e de como uma bela fotografia pode ser extraída em locais de onde se menos espera. Procurei criar com esse projeto um escape imaginário, um momento de fuga ou algum tipo de refúgio subjetivo para o aluno, utilizando como impulso o interesse artístico a percepção do espaço escolar como parte da obra.This Course Completion Paper presents my account of my teaching internship experience, carried out in high school in the Licentiate Degree in Visual Arts course with groups of 7 and 8 years old from a public school in the city of Porto Alegre. It addresses the use of cell phones as a form of artistic and pedagogical use within the school environment. As an inspiring source and reference, I used the photoethnography work of professor, anthropologist and photographer Luiz Eduardo Robinson Achutti on a visit to the colony hospital of Itapuã, in the municipality of Viamão. Without delving into the anthropological and social experience that the teacher sought in his visit, I concentrated on sharing with students how to use creativity and technical and artistic knowledge to capture images and how a beautiful photograph can be extracted in places where it is less waiting. With this project, I tried to create an imaginary escape, a moment of escape or a kind of subjetive refuge for the student, using artistic interest as an impulse in the perception of the school space as part of the work.application/pdfporArtes visuais : EnsinoFotografiaTelefone celularVisual arts teachingPhotographyCell phones“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134486.pdf.txt001134486.pdf.txtExtracted Texttext/plain50671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/2/001134486.pdf.txtf2d557a76bf740bc1d68b2450d3e0d93MD52ORIGINAL001134486.pdfTexto completoapplication/pdf11021105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/1/001134486.pdf3f448443d138ac3090314a6abd1c6429MD5110183/2326032023-05-04 04:06:35.004291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232603Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:06:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica |
title |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica |
spellingShingle |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica Braga, Maurício de Oliveira Artes visuais : Ensino Fotografia Telefone celular Visual arts teaching Photography Cell phones |
title_short |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica |
title_full |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica |
title_sort |
“Uma aula diferente” : excursão visual pelo espaço escolar, aproveitando o uso de celulares como ferramenta pedagógica |
author |
Braga, Maurício de Oliveira |
author_facet |
Braga, Maurício de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Maurício de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Achutti, Luiz Eduardo Robinson |
contributor_str_mv |
Achutti, Luiz Eduardo Robinson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais : Ensino Fotografia Telefone celular |
topic |
Artes visuais : Ensino Fotografia Telefone celular Visual arts teaching Photography Cell phones |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual arts teaching Photography Cell phones |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta meu relato de experiência de estágio em docência, realizado no ensino médio no curso de Licenciatura em Artes Visuais, com turmas do 7° e 8° anos de uma escola pública do município de Porto Alegre. Aborda o aproveitamento dos equipamentos celulares como forma de aproveitamento artístico e pedagógico dentro do ambiente escolar. Como fonte inspiradora e referência, utilizei o trabalho de fotoetnografia do professor, antropólogo e fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti em uma visita ao hospital-colônia de Itapuã, no município de Viamão, Rio Grande do Sul. Sem me aprofundar na experiência antropológica e social que o professor buscou na em sua visita, me concentrei em compartilhar com os alunos como usar a criatividade e conhecimentos técnicos e artísticos fotográficos, para capturar imagens interessantes que contenham algum significado e de como uma bela fotografia pode ser extraída em locais de onde se menos espera. Procurei criar com esse projeto um escape imaginário, um momento de fuga ou algum tipo de refúgio subjetivo para o aluno, utilizando como impulso o interesse artístico a percepção do espaço escolar como parte da obra. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-04T05:01:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232603 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134486 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232603 |
identifier_str_mv |
001134486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/2/001134486.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232603/1/001134486.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2d557a76bf740bc1d68b2450d3e0d93 3f448443d138ac3090314a6abd1c6429 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224616079785984 |