Dispositivos inalatórios pressurizados e uso dos espaçadores : relato de experiência na elaboração de materiais educativos audiovisuais a pacientes com asma
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253602 |
Resumo: | A orientação no uso dos dispositivos inalatórios pressurizados (DIP) para pacientes com asma é imprescindível para a adesão ao tratamento prescrito. A utilização de materiais educativos audiovisuais (MEA) qualificam o manejo do tratamento medicamentoso desses pacientes. O objetivo do estudo foi descrever a experiência na construção de MEAs sobre a utilização dos DIPs e dos espaçadores para o tratamento da asma. Os MEAs foram produzidos em cinco etapas: revisão da literatura, criação do roteiro, filmagem dos processos, gravação de áudio e aprovação. Foram elaborados, por discentes do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UFRGS) e da Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFRGS), seis MEAs: (1) uso do DIP; (2) confecção do espaçador artesanal; (3) utilização do espaçador artesanal; (4) limpeza espaçador artesanal; (5) utilização do espaçador industrializado e (6) limpeza do espaçador industrializado. Para inclusão de diversidades, os MEAs foram legendados e acrescidos narração, para contemplar diferentes possibilidades de acesso ao material educativo. A inserção de diferentes formas de linguagem nestes MEAs possibilita maior e melhor acesso à informação produzida. |
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Zarpelon, Stella Pegoraro AlvesSantos, Carine Libio dosPilger, DiogoBueno, Denise2023-01-12T04:56:10Z20222525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/253602001152292A orientação no uso dos dispositivos inalatórios pressurizados (DIP) para pacientes com asma é imprescindível para a adesão ao tratamento prescrito. A utilização de materiais educativos audiovisuais (MEA) qualificam o manejo do tratamento medicamentoso desses pacientes. O objetivo do estudo foi descrever a experiência na construção de MEAs sobre a utilização dos DIPs e dos espaçadores para o tratamento da asma. Os MEAs foram produzidos em cinco etapas: revisão da literatura, criação do roteiro, filmagem dos processos, gravação de áudio e aprovação. Foram elaborados, por discentes do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UFRGS) e da Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFRGS), seis MEAs: (1) uso do DIP; (2) confecção do espaçador artesanal; (3) utilização do espaçador artesanal; (4) limpeza espaçador artesanal; (5) utilização do espaçador industrializado e (6) limpeza do espaçador industrializado. Para inclusão de diversidades, os MEAs foram legendados e acrescidos narração, para contemplar diferentes possibilidades de acesso ao material educativo. A inserção de diferentes formas de linguagem nestes MEAs possibilita maior e melhor acesso à informação produzida.The orientation for using pressurized metered-dose inhalers (PMDI) for patients with asthma is crucial for adherence to the treatment prescribed. The use of audiovisual educational materials (AEM) qualifies the management of treatment of these patients. This study aimed to describe the experience of construction of AEM to the use of PMDIs and inhalators spacers in asthma treatment. The AEMs were produced in five steps: a review of literature; script development; video recordings; audio recordings; and approval. Six AEMs were elaborated by the students from Post-graduation Program in Pharmaceutical Assistance (PPGASFAR/UFRGS) and the Faculty of Pharmacy (FACFAR/UFRGS): (1) using of PMDI; (2) elaboration of the artisanal spacer; (3) using of the artisanal spacer; (4) cleaning of the artisanal spacer; (5) using of the industrialized spacer, and (6) cleaning of the industrialized spacer. For the inclusion of diversities, the AEMs were subtitled and added narration to contemplate different possibilities available for accessing the educational material. The insertion of different communication tools in these AEMs allows more and better access to information.La orientación sobre el uso de inhaladores presurizados de dose medida (IPDM) para pacientes con asma es esencial para la adherencia al tratamiento prescrito. El uso de materiales educativos audiovisuales (MEA) califica el manejo del tratamiento farmacológico de estos pacientes. El objetivo del estudio fue describir la experiencia en la construcción de MEAs sobre el uso de IPDMs y espaciadores para el tratamiento del asma. Los MEA se produjeron en cinco etapas: revisión de la literatura, creación del guión, proceso de filmación, grabación de audio, aprobación. Seis MEAs fueron elaborados por estudiantes del Programa de Posgrado en Asistencia Farmacéutica (PPGASFAR/UFRGS) y de la Facultad de Farmacia (FACFAR/UFRGS): (1) uso del IPDM (2) elaboración del espaciador hecho a mano; (3) uso del espaciador hecho a mano; (4) limpieza del espaciador hecho a mano; (5) uso del espaciador industrializado y (6) limpieza del espaciador industrializado. Para la inclusión de la diversidad, se subtitularon los MEAs y se agregó narración para contemplar distintas posibilidades de acceso al material educativo. La inserción de diferentes formas de lenguaje en estos MEAs permite un mayor y mejor acceso a la información producida.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (Jan./Jul. 2022), p. 17-26AsmaEducação de pacientes como assuntoMultimídiaCooperação e adesão ao tratamentoEducationLanguageMedication adherenceEducaciónLenguajeAdherencia a los medicamentosDispositivos inalatórios pressurizados e uso dos espaçadores : relato de experiência na elaboração de materiais educativos audiovisuais a pacientes com asmaPressurized metered-dose inhalers and inhalators spacers use : an experience report in the elaboration of audiovisual educational materials for patients with asthmaInhaladores presurizados de dose medida y uso de espaciadores : relato de experiencia em la elaboración de materiales educativos audiovisuales para pacientes con asmainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152292.pdf.txt001152292.pdf.txtExtracted Texttext/plain29105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253602/2/001152292.pdf.txt1c1a280d4db967db7ad299cb06afb6daMD52ORIGINAL001152292.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1029368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253602/1/001152292.pdf728617c2609522abfcc32a10654c4c31MD5110183/2536022023-01-13 06:03:33.56353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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