Teoria e prática : as experiências formadoras da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Juliana Brandão
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Marie Jane Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225627
Resumo: O presente artigo analisa as experiências formadoras da docência a partir das reflexões pautadas pela relação entre teoria e prática na trajetória formativa das professoras-cursistas do curso de Graduação em Pedagogia na Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), entre os anos de 2006 e 2010, no âmbito da cibersocialidade. Experiência formadora constitui-se como a possibilidade de criar e recriar, no âmbito da formação, as significações a respeito do aprendido: aprendido a fazer, a ser e a pensar. A cibersocialidade se relaciona à vivência do cotidiano presentificado, em que emergem as relações na sociedade em rede. As experiências formadoras foram analisadas a partir dos Portfólios de Aprendizagem das professoras-cursistas, recuperando as recordações-referência a partir dos seus itinerários de experiências individuais. Percebemos que estas se relacionam necessariamente com o mundo da vida cotidiana de cada professora-cursista, ultrapassando as fronteiras da universidade e da escola. Destacamos a importância de assumirmos a experiência formadora como possibilidade de qualificar a formação de professores.
id UFRGS-2_399eba98e36dc155844f42b6d8303b0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Juliana BrandãoCarvalho, Marie Jane Soares2021-08-13T04:37:38Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225627000906984O presente artigo analisa as experiências formadoras da docência a partir das reflexões pautadas pela relação entre teoria e prática na trajetória formativa das professoras-cursistas do curso de Graduação em Pedagogia na Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), entre os anos de 2006 e 2010, no âmbito da cibersocialidade. Experiência formadora constitui-se como a possibilidade de criar e recriar, no âmbito da formação, as significações a respeito do aprendido: aprendido a fazer, a ser e a pensar. A cibersocialidade se relaciona à vivência do cotidiano presentificado, em que emergem as relações na sociedade em rede. As experiências formadoras foram analisadas a partir dos Portfólios de Aprendizagem das professoras-cursistas, recuperando as recordações-referência a partir dos seus itinerários de experiências individuais. Percebemos que estas se relacionam necessariamente com o mundo da vida cotidiana de cada professora-cursista, ultrapassando as fronteiras da universidade e da escola. Destacamos a importância de assumirmos a experiência formadora como possibilidade de qualificar a formação de professores.This article examines the formative experiences of teaching from the reflections guided by the relationship between theory and practice in the trajectory of the teachers - participants Course Undergraduate Education in Distance mode , offered by the Federal University of Rio Grande do Sul, between the years 2006-2010, under the cibersocialidade. Experience is shaping up as the ability to create and recreate, in training, about the meanings learned: learned to do, to be and to think. The cibersocialidade relates to everyday living -present in the relationships that emerge in the network society. The formative experiences were analyzed from the Portfolios of the teachers-learning course participants, recovering memories-reference from their itineraries individual experiences. We realize that these are necessarily related to the world of everyday life of each teacher, pushing the boundaries of the university and the school. We emphasize the importance of the formative experience we assume a possibility of qualifying teacher training.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 13 f.Ensino a distânciaProfessorFormaçãoFormative experienceTeacher trainingTeoria e prática : as experiências formadoras da docênciaTheory and practice : the formative experiences of teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906984.pdf.txt000906984.pdf.txtExtracted Texttext/plain34774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/2/000906984.pdf.txtef034214de325c4e03ec462bc28b658bMD52ORIGINAL000906984.pdfTexto completoapplication/pdf882473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/1/000906984.pdff435303c503704ca5af39533988e33faMD5110183/2256272021-08-18 04:41:07.110193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Theory and practice : the formative experiences of teaching
title Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
spellingShingle Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
Machado, Juliana Brandão
Ensino a distância
Professor
Formação
Formative experience
Teacher training
title_short Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
title_full Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
title_fullStr Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
title_full_unstemmed Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
title_sort Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
author Machado, Juliana Brandão
author_facet Machado, Juliana Brandão
Carvalho, Marie Jane Soares
author_role author
author2 Carvalho, Marie Jane Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Juliana Brandão
Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Professor
Formação
topic Ensino a distância
Professor
Formação
Formative experience
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Formative experience
Teacher training
description O presente artigo analisa as experiências formadoras da docência a partir das reflexões pautadas pela relação entre teoria e prática na trajetória formativa das professoras-cursistas do curso de Graduação em Pedagogia na Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), entre os anos de 2006 e 2010, no âmbito da cibersocialidade. Experiência formadora constitui-se como a possibilidade de criar e recriar, no âmbito da formação, as significações a respeito do aprendido: aprendido a fazer, a ser e a pensar. A cibersocialidade se relaciona à vivência do cotidiano presentificado, em que emergem as relações na sociedade em rede. As experiências formadoras foram analisadas a partir dos Portfólios de Aprendizagem das professoras-cursistas, recuperando as recordações-referência a partir dos seus itinerários de experiências individuais. Percebemos que estas se relacionam necessariamente com o mundo da vida cotidiana de cada professora-cursista, ultrapassando as fronteiras da universidade e da escola. Destacamos a importância de assumirmos a experiência formadora como possibilidade de qualificar a formação de professores.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225627
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906984
identifier_str_mv 1679-1916
000906984
url http://hdl.handle.net/10183/225627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 13 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/2/000906984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/1/000906984.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef034214de325c4e03ec462bc28b658b
f435303c503704ca5af39533988e33fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032205074432