Teoria e prática : as experiências formadoras da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225627 |
Resumo: | O presente artigo analisa as experiências formadoras da docência a partir das reflexões pautadas pela relação entre teoria e prática na trajetória formativa das professoras-cursistas do curso de Graduação em Pedagogia na Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), entre os anos de 2006 e 2010, no âmbito da cibersocialidade. Experiência formadora constitui-se como a possibilidade de criar e recriar, no âmbito da formação, as significações a respeito do aprendido: aprendido a fazer, a ser e a pensar. A cibersocialidade se relaciona à vivência do cotidiano presentificado, em que emergem as relações na sociedade em rede. As experiências formadoras foram analisadas a partir dos Portfólios de Aprendizagem das professoras-cursistas, recuperando as recordações-referência a partir dos seus itinerários de experiências individuais. Percebemos que estas se relacionam necessariamente com o mundo da vida cotidiana de cada professora-cursista, ultrapassando as fronteiras da universidade e da escola. Destacamos a importância de assumirmos a experiência formadora como possibilidade de qualificar a formação de professores. |
id |
UFRGS-2_399eba98e36dc155844f42b6d8303b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225627 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Juliana BrandãoCarvalho, Marie Jane Soares2021-08-13T04:37:38Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225627000906984O presente artigo analisa as experiências formadoras da docência a partir das reflexões pautadas pela relação entre teoria e prática na trajetória formativa das professoras-cursistas do curso de Graduação em Pedagogia na Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), entre os anos de 2006 e 2010, no âmbito da cibersocialidade. Experiência formadora constitui-se como a possibilidade de criar e recriar, no âmbito da formação, as significações a respeito do aprendido: aprendido a fazer, a ser e a pensar. A cibersocialidade se relaciona à vivência do cotidiano presentificado, em que emergem as relações na sociedade em rede. As experiências formadoras foram analisadas a partir dos Portfólios de Aprendizagem das professoras-cursistas, recuperando as recordações-referência a partir dos seus itinerários de experiências individuais. Percebemos que estas se relacionam necessariamente com o mundo da vida cotidiana de cada professora-cursista, ultrapassando as fronteiras da universidade e da escola. Destacamos a importância de assumirmos a experiência formadora como possibilidade de qualificar a formação de professores.This article examines the formative experiences of teaching from the reflections guided by the relationship between theory and practice in the trajectory of the teachers - participants Course Undergraduate Education in Distance mode , offered by the Federal University of Rio Grande do Sul, between the years 2006-2010, under the cibersocialidade. Experience is shaping up as the ability to create and recreate, in training, about the meanings learned: learned to do, to be and to think. The cibersocialidade relates to everyday living -present in the relationships that emerge in the network society. The formative experiences were analyzed from the Portfolios of the teachers-learning course participants, recovering memories-reference from their itineraries individual experiences. We realize that these are necessarily related to the world of everyday life of each teacher, pushing the boundaries of the university and the school. We emphasize the importance of the formative experience we assume a possibility of qualifying teacher training.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 13 f.Ensino a distânciaProfessorFormaçãoFormative experienceTeacher trainingTeoria e prática : as experiências formadoras da docênciaTheory and practice : the formative experiences of teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906984.pdf.txt000906984.pdf.txtExtracted Texttext/plain34774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/2/000906984.pdf.txtef034214de325c4e03ec462bc28b658bMD52ORIGINAL000906984.pdfTexto completoapplication/pdf882473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/1/000906984.pdff435303c503704ca5af39533988e33faMD5110183/2256272021-08-18 04:41:07.110193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Theory and practice : the formative experiences of teaching |
title |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência |
spellingShingle |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência Machado, Juliana Brandão Ensino a distância Professor Formação Formative experience Teacher training |
title_short |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência |
title_full |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência |
title_fullStr |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência |
title_full_unstemmed |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência |
title_sort |
Teoria e prática : as experiências formadoras da docência |
author |
Machado, Juliana Brandão |
author_facet |
Machado, Juliana Brandão Carvalho, Marie Jane Soares |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marie Jane Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Juliana Brandão Carvalho, Marie Jane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Professor Formação |
topic |
Ensino a distância Professor Formação Formative experience Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Formative experience Teacher training |
description |
O presente artigo analisa as experiências formadoras da docência a partir das reflexões pautadas pela relação entre teoria e prática na trajetória formativa das professoras-cursistas do curso de Graduação em Pedagogia na Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), entre os anos de 2006 e 2010, no âmbito da cibersocialidade. Experiência formadora constitui-se como a possibilidade de criar e recriar, no âmbito da formação, as significações a respeito do aprendido: aprendido a fazer, a ser e a pensar. A cibersocialidade se relaciona à vivência do cotidiano presentificado, em que emergem as relações na sociedade em rede. As experiências formadoras foram analisadas a partir dos Portfólios de Aprendizagem das professoras-cursistas, recuperando as recordações-referência a partir dos seus itinerários de experiências individuais. Percebemos que estas se relacionam necessariamente com o mundo da vida cotidiana de cada professora-cursista, ultrapassando as fronteiras da universidade e da escola. Destacamos a importância de assumirmos a experiência formadora como possibilidade de qualificar a formação de professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225627 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906984 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000906984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 13 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/2/000906984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225627/1/000906984.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef034214de325c4e03ec462bc28b658b f435303c503704ca5af39533988e33fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225032205074432 |