Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behar, Patrícia Alejandra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104345
Resumo: Verifica-se atualmente a crescente aplicação de recursos digitais em materiais educacionais. Porém, a simples utilização desses recursos já não está sendo suficiente para apoiar o atual perfil dos alunos, cada vez mais hipertextual, colaborativo e dinâmico. Torna-se necessário construir ambientes capazes de possibilitar a eles a adoção de uma postura autônoma e investigativa, de modo a propiciar a construção de efeitos de sentido para o conteúdo estudado. Neste contexto, este artigo propõe a abordagem da educação por competências e da experiência estética no planejamento da interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais. O intuito é possibilitar ao aluno um espaço em que ele possa entrar em contato com o conteúdo, analisá-lo e testá-lo livremente, unindo teoria à prática, em prol de uma educação integral.
id UFRGS-2_39ad949091a75eb09285b96f3eba9e01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104345
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Behar, Patrícia AlejandraTorrezzan, Cristina Alba Wildt2014-10-09T02:13:30Z20141850-9959http://hdl.handle.net/10183/104345000938640Verifica-se atualmente a crescente aplicação de recursos digitais em materiais educacionais. Porém, a simples utilização desses recursos já não está sendo suficiente para apoiar o atual perfil dos alunos, cada vez mais hipertextual, colaborativo e dinâmico. Torna-se necessário construir ambientes capazes de possibilitar a eles a adoção de uma postura autônoma e investigativa, de modo a propiciar a construção de efeitos de sentido para o conteúdo estudado. Neste contexto, este artigo propõe a abordagem da educação por competências e da experiência estética no planejamento da interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais. O intuito é possibilitar ao aluno um espaço em que ele possa entrar em contato com o conteúdo, analisá-lo e testá-lo livremente, unindo teoria à prática, em prol de uma educação integral.Although the application of digital resources to educational materials has grown, the use of such resources has not been enough to support the increasingly hipertextual, collaborative and dynamic profile of students. It is necessary to create environments that enable students to adopt an autonomous and investigative profile, in order to allow them to ascribe meaning to study contents. In that perspective, this article suggests the aesthetic experience approach and competency-based learning for the planning of human-machine interactivity through digital educational materials. The objective is to provide students with an environment in which they can freely access, analyze and test content, having theory and practice brought together for integral education.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnologia en Educación y Educación en Tecnología. Argentina, 2014. Num. 13 (2014), p. 8-17Informática na educaçãoEstéticaEducation. . . . .Digital educational materialsHuman-machine interactivityEducation informaticsCompetency-based learningAesthetic experienceEducação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitaisEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938640.pdf000938640.pdfTexto completoapplication/pdf563461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/1/000938640.pdf8674199286b148fdc232a8e066408430MD51TEXT000938640.pdf.txt000938640.pdf.txtExtracted Texttext/plain44290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/2/000938640.pdf.txte6b803a42ab51d98260f5bf70d4db70dMD52THUMBNAIL000938640.pdf.jpg000938640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/3/000938640.pdf.jpg88f5ccce0979e6a27c299462ecb76868MD5310183/1043452020-06-05 03:48:47.880383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104345Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
title Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
spellingShingle Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
Behar, Patrícia Alejandra
Informática na educação
Estética
Education. . . . .
Digital educational materials
Human-machine interactivity
Education informatics
Competency-based learning
Aesthetic experience
title_short Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
title_full Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
title_fullStr Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
title_full_unstemmed Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
title_sort Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
author Behar, Patrícia Alejandra
author_facet Behar, Patrícia Alejandra
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author_role author
author2 Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Estética
topic Informática na educação
Estética
Education. . . . .
Digital educational materials
Human-machine interactivity
Education informatics
Competency-based learning
Aesthetic experience
dc.subject.eng.fl_str_mv Education. . . . .
Digital educational materials
Human-machine interactivity
Education informatics
Competency-based learning
Aesthetic experience
description Verifica-se atualmente a crescente aplicação de recursos digitais em materiais educacionais. Porém, a simples utilização desses recursos já não está sendo suficiente para apoiar o atual perfil dos alunos, cada vez mais hipertextual, colaborativo e dinâmico. Torna-se necessário construir ambientes capazes de possibilitar a eles a adoção de uma postura autônoma e investigativa, de modo a propiciar a construção de efeitos de sentido para o conteúdo estudado. Neste contexto, este artigo propõe a abordagem da educação por competências e da experiência estética no planejamento da interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais. O intuito é possibilitar ao aluno um espaço em que ele possa entrar em contato com o conteúdo, analisá-lo e testá-lo livremente, unindo teoria à prática, em prol de uma educação integral.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-09T02:13:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104345
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-9959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000938640
identifier_str_mv 1850-9959
000938640
url http://hdl.handle.net/10183/104345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Tecnologia en Educación y Educación en Tecnología. Argentina, 2014. Num. 13 (2014), p. 8-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/1/000938640.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/2/000938640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/3/000938640.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8674199286b148fdc232a8e066408430
e6b803a42ab51d98260f5bf70d4db70d
88f5ccce0979e6a27c299462ecb76868
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224853075787776