Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104345 |
Resumo: | Verifica-se atualmente a crescente aplicação de recursos digitais em materiais educacionais. Porém, a simples utilização desses recursos já não está sendo suficiente para apoiar o atual perfil dos alunos, cada vez mais hipertextual, colaborativo e dinâmico. Torna-se necessário construir ambientes capazes de possibilitar a eles a adoção de uma postura autônoma e investigativa, de modo a propiciar a construção de efeitos de sentido para o conteúdo estudado. Neste contexto, este artigo propõe a abordagem da educação por competências e da experiência estética no planejamento da interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais. O intuito é possibilitar ao aluno um espaço em que ele possa entrar em contato com o conteúdo, analisá-lo e testá-lo livremente, unindo teoria à prática, em prol de uma educação integral. |
id |
UFRGS-2_39ad949091a75eb09285b96f3eba9e01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104345 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Behar, Patrícia AlejandraTorrezzan, Cristina Alba Wildt2014-10-09T02:13:30Z20141850-9959http://hdl.handle.net/10183/104345000938640Verifica-se atualmente a crescente aplicação de recursos digitais em materiais educacionais. Porém, a simples utilização desses recursos já não está sendo suficiente para apoiar o atual perfil dos alunos, cada vez mais hipertextual, colaborativo e dinâmico. Torna-se necessário construir ambientes capazes de possibilitar a eles a adoção de uma postura autônoma e investigativa, de modo a propiciar a construção de efeitos de sentido para o conteúdo estudado. Neste contexto, este artigo propõe a abordagem da educação por competências e da experiência estética no planejamento da interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais. O intuito é possibilitar ao aluno um espaço em que ele possa entrar em contato com o conteúdo, analisá-lo e testá-lo livremente, unindo teoria à prática, em prol de uma educação integral.Although the application of digital resources to educational materials has grown, the use of such resources has not been enough to support the increasingly hipertextual, collaborative and dynamic profile of students. It is necessary to create environments that enable students to adopt an autonomous and investigative profile, in order to allow them to ascribe meaning to study contents. In that perspective, this article suggests the aesthetic experience approach and competency-based learning for the planning of human-machine interactivity through digital educational materials. The objective is to provide students with an environment in which they can freely access, analyze and test content, having theory and practice brought together for integral education.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnologia en Educación y Educación en Tecnología. Argentina, 2014. Num. 13 (2014), p. 8-17Informática na educaçãoEstéticaEducation. . . . .Digital educational materialsHuman-machine interactivityEducation informaticsCompetency-based learningAesthetic experienceEducação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitaisEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938640.pdf000938640.pdfTexto completoapplication/pdf563461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/1/000938640.pdf8674199286b148fdc232a8e066408430MD51TEXT000938640.pdf.txt000938640.pdf.txtExtracted Texttext/plain44290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/2/000938640.pdf.txte6b803a42ab51d98260f5bf70d4db70dMD52THUMBNAIL000938640.pdf.jpg000938640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/3/000938640.pdf.jpg88f5ccce0979e6a27c299462ecb76868MD5310183/1043452020-06-05 03:48:47.880383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104345Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais |
title |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais |
spellingShingle |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais Behar, Patrícia Alejandra Informática na educação Estética Education. . . . . Digital educational materials Human-machine interactivity Education informatics Competency-based learning Aesthetic experience |
title_short |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais |
title_full |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais |
title_fullStr |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais |
title_full_unstemmed |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais |
title_sort |
Educação por competências e experiência estética : planejando a interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais |
author |
Behar, Patrícia Alejandra |
author_facet |
Behar, Patrícia Alejandra Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
author_role |
author |
author2 |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Estética |
topic |
Informática na educação Estética Education. . . . . Digital educational materials Human-machine interactivity Education informatics Competency-based learning Aesthetic experience |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education. . . . . Digital educational materials Human-machine interactivity Education informatics Competency-based learning Aesthetic experience |
description |
Verifica-se atualmente a crescente aplicação de recursos digitais em materiais educacionais. Porém, a simples utilização desses recursos já não está sendo suficiente para apoiar o atual perfil dos alunos, cada vez mais hipertextual, colaborativo e dinâmico. Torna-se necessário construir ambientes capazes de possibilitar a eles a adoção de uma postura autônoma e investigativa, de modo a propiciar a construção de efeitos de sentido para o conteúdo estudado. Neste contexto, este artigo propõe a abordagem da educação por competências e da experiência estética no planejamento da interatividade homem-máquina de materiais educacionais digitais. O intuito é possibilitar ao aluno um espaço em que ele possa entrar em contato com o conteúdo, analisá-lo e testá-lo livremente, unindo teoria à prática, em prol de uma educação integral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-09T02:13:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104345 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-9959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000938640 |
identifier_str_mv |
1850-9959 000938640 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Tecnologia en Educación y Educación en Tecnología. Argentina, 2014. Num. 13 (2014), p. 8-17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/1/000938640.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/2/000938640.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104345/3/000938640.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8674199286b148fdc232a8e066408430 e6b803a42ab51d98260f5bf70d4db70d 88f5ccce0979e6a27c299462ecb76868 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447562578034688 |