CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106458
Resumo: A presente tese tem como finalidade elaborar uma metodologia para a construção de materiais educacionais digitais (MEDs), a qual integre orientações técnicas, gráficas e pedagógicas. O objetivo é colaborar para a prática de equipes desenvolvedoras de MEDs e para a articulação entre seus membros. Como base teórica, são abordados o construtivismo de Piaget, o conceito de design pedagógico, a educação por competências e a experiência estética. A metodologia utilizada classifica-se como quantiqualitativa. Primeiramente, é realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos envolvidos, assim como a revisão de produções nacionais e internacionais acerca dos temas abordados. Após, é efetuado o mapeamento das competências da equipe desenvolvedora de MEDs com base no design pedagógico. Na sequência, é construído o objeto de aprendizagem CompEMed. Por meio da sua aplicação em curso de extensão, é realizada a validação do referido mapeamento. Baseando-se nele, uma metodologia é elaborada para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. Ela é disponibilizada na web por meio da construção do objeto de aprendizagem ConstruMed que, por sua vez, contém as etapas da referida metodologia e textos explicativos sobre os principais conceitos envolvidos. O intuito é fornecer suporte a equipes desenvolvedoras durante o processo de construção de MEDs.
id URGS_7820e4d91a35cf4f96c99616a0180e6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106458
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Torrezzan, Cristina Alba WildtBehar, Patrícia AlejandraBiazus, Maria Cristina Villanova2014-11-07T11:01:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/106458000940639A presente tese tem como finalidade elaborar uma metodologia para a construção de materiais educacionais digitais (MEDs), a qual integre orientações técnicas, gráficas e pedagógicas. O objetivo é colaborar para a prática de equipes desenvolvedoras de MEDs e para a articulação entre seus membros. Como base teórica, são abordados o construtivismo de Piaget, o conceito de design pedagógico, a educação por competências e a experiência estética. A metodologia utilizada classifica-se como quantiqualitativa. Primeiramente, é realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos envolvidos, assim como a revisão de produções nacionais e internacionais acerca dos temas abordados. Após, é efetuado o mapeamento das competências da equipe desenvolvedora de MEDs com base no design pedagógico. Na sequência, é construído o objeto de aprendizagem CompEMed. Por meio da sua aplicação em curso de extensão, é realizada a validação do referido mapeamento. Baseando-se nele, uma metodologia é elaborada para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. Ela é disponibilizada na web por meio da construção do objeto de aprendizagem ConstruMed que, por sua vez, contém as etapas da referida metodologia e textos explicativos sobre os principais conceitos envolvidos. O intuito é fornecer suporte a equipes desenvolvedoras durante o processo de construção de MEDs.The present research study aims at developing a methodology for the making of digital educational materials (DEM) which integrates technical, graphic and pedagogical instructions. The objective is to support the practices of the DEM development staff and its members’ articulation. For the theoretical basis, Piaget’s constructivism, the concept of pedagogical design, competency-based education and aesthetic experience are approached. The methodology used is classified as quantiqualitative. Firstly, a bibliographic research about the concepts involved is performed, as well as the review of local and international works on the approached themes. Then, the competencies of the DEM development staff are mapped, based on pedagogical design. Finally, a CompEMed learning object is designed. Through its use in an extension program, the referred mapping is validated. Supported by it, a methodology for the making of digital educational materials based on pedagogical design is developed. It is made available on the web through the development of the learning object ConstruMed, which contains the steps of the referred methodology and texts explaining the main concepts involved in the process. The aim is to provide support to development staffs during the making of DEM.Esta tesis tiene por finalidad elaborar una metodología para la construcción de materiales educacionales digitales (MEDs), la cual integre orientaciones técnicas, gráficas y pedagógicas. El objetivo es colaborar con la práctica de equipos que desarrollen MEDs y también en la articulación entre sus miembros. Como base teórica, se abordan el constructivismo de Piaget, el concepto de diseño pedagógico, la educación por competencias y la experiencia estética. La metodología utilizada se clasifica como cuantitativa y cualitativa. Primeramente, se realiza una investigación bibliográfica acerca de los conceptos relacionados, además de una revisión de producciones nacionales e internacionales sobre los temas planteados. Enseguida, se identifican las competencias del equipo que desarrolló los MEDs con base en el diseño pedagógico. A continuación, se construye el objeto de aprendizaje CompEMed. A través de su empleo en un curso de extensión universitaria, se valida la referida identificación de competencias. Con base en esta identificación, se elabora una metodología para la construcción de materiales educacionales digitales basados en el diseño pedagógico. Dicha metodología se pone a disposición en la red a través de la construcción del objeto de aprendizaje ConstruMed, el cual, a su turno, contiene las etapas de la referida metodología y textos que explican los principales conceptos relacionados. El objetivo es apoyar, durante el proceso, a equipos que desarrollen MEDs.application/pdfporMaterial didático digitalCompetênciaPlano de ensinoEnsino a distânciaDigital educational materialsPedagogical designCompetency-based educationAesthetic experienceMateriales educacionales digitalesDiseño pedagógicoEducación por competenciasExperiencia estéticaCONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000940639.pdf000940639.pdfTexto completoapplication/pdf8226761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106458/1/000940639.pdf0e8ebb41ba8810ce818a7b65e388fd8dMD51TEXT000940639.pdf.txt000940639.pdf.txtExtracted Texttext/plain465025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106458/2/000940639.pdf.txta8c9985005003f2abb421817e02fab05MD52THUMBNAIL000940639.pdf.jpg000940639.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106458/3/000940639.pdf.jpge47dbaf215da0ae0314e6e7dafdff910MD5310183/1064582021-12-06 05:35:28.129885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:35:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
title CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
spellingShingle CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Material didático digital
Competência
Plano de ensino
Ensino a distância
Digital educational materials
Pedagogical design
Competency-based education
Aesthetic experience
Materiales educacionales digitales
Diseño pedagógico
Educación por competencias
Experiencia estética
title_short CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
title_full CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
title_fullStr CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
title_full_unstemmed CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
title_sort CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
author Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author_facet Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Biazus, Maria Cristina Villanova
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático digital
Competência
Plano de ensino
Ensino a distância
topic Material didático digital
Competência
Plano de ensino
Ensino a distância
Digital educational materials
Pedagogical design
Competency-based education
Aesthetic experience
Materiales educacionales digitales
Diseño pedagógico
Educación por competencias
Experiencia estética
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital educational materials
Pedagogical design
Competency-based education
Aesthetic experience
dc.subject.spa.fl_str_mv Materiales educacionales digitales
Diseño pedagógico
Educación por competencias
Experiencia estética
description A presente tese tem como finalidade elaborar uma metodologia para a construção de materiais educacionais digitais (MEDs), a qual integre orientações técnicas, gráficas e pedagógicas. O objetivo é colaborar para a prática de equipes desenvolvedoras de MEDs e para a articulação entre seus membros. Como base teórica, são abordados o construtivismo de Piaget, o conceito de design pedagógico, a educação por competências e a experiência estética. A metodologia utilizada classifica-se como quantiqualitativa. Primeiramente, é realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos envolvidos, assim como a revisão de produções nacionais e internacionais acerca dos temas abordados. Após, é efetuado o mapeamento das competências da equipe desenvolvedora de MEDs com base no design pedagógico. Na sequência, é construído o objeto de aprendizagem CompEMed. Por meio da sua aplicação em curso de extensão, é realizada a validação do referido mapeamento. Baseando-se nele, uma metodologia é elaborada para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. Ela é disponibilizada na web por meio da construção do objeto de aprendizagem ConstruMed que, por sua vez, contém as etapas da referida metodologia e textos explicativos sobre os principais conceitos envolvidos. O intuito é fornecer suporte a equipes desenvolvedoras durante o processo de construção de MEDs.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-07T11:01:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106458
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000940639
url http://hdl.handle.net/10183/106458
identifier_str_mv 000940639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106458/1/000940639.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106458/2/000940639.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106458/3/000940639.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e8ebb41ba8810ce818a7b65e388fd8d
a8c9985005003f2abb421817e02fab05
e47dbaf215da0ae0314e6e7dafdff910
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309056194215936