Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, Ileana María
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141218
Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao ensino de conteúdos introdutórios de Mecânica Quântica. Os artigos foram classificados em três grandes grupos -- concepções dos estudantes, críticas à abordagem tradicional e propostas de inovações didáticas -- encontrando-se artigos sobre estes temas em relação às disciplinas introdutórias tanto em nível médio e universitário, como em um curso de formação de professores. É possível observar que a pesquisa sobre este tópico é recente, com um aumento significativo do interesse sobre o mesmo nos últimos anos.
id UFRGS-2_39e639d3b9aa5a3f6f5e3bc7e66f8ea2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141218
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greca, Ileana MaríaMoreira, Marco Antonio2016-05-17T02:07:27Z20011518-8795http://hdl.handle.net/10183/141218000348941Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao ensino de conteúdos introdutórios de Mecânica Quântica. Os artigos foram classificados em três grandes grupos -- concepções dos estudantes, críticas à abordagem tradicional e propostas de inovações didáticas -- encontrando-se artigos sobre estes temas em relação às disciplinas introdutórias tanto em nível médio e universitário, como em um curso de formação de professores. É possível observar que a pesquisa sobre este tópico é recente, com um aumento significativo do interesse sobre o mesmo nos últimos anos.In this paper we present the findings of a review of the literature regarding the teaching of introductory Quantum Mechanics. The reviewed papers were classified into three major categories -- student's conceptions, criticisms to the traditional approaches and proposals of pedagogical innovations -- which include studies on introductory quantum topics both at high school and college levels, as well as one study focusing a teacher preparation course. It is possible to note that research on this matter is quite recent, with a significant increase in the last few years.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2001), p. 29-56Ensino de físicaMecânica quânticaTeaching of quantum mechanicsReview of the literatureResearch in physics educationUma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutóriaA review of the literature on studies regarding the teaching of introductory quantum mechanics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000348941.pdf000348941.pdfTexto completoapplication/pdf109856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141218/1/000348941.pdf884c62a972974ce149015f0126c50923MD51TEXT000348941.pdf.txt000348941.pdf.txtExtracted Texttext/plain97550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141218/2/000348941.pdf.txt2a22a6604cd49d5fee182ac56031626aMD52THUMBNAIL000348941.pdf.jpg000348941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141218/3/000348941.pdf.jpg18e1342b3656f4c1fcd51852ec38a8b3MD5310183/1412182018-10-25 09:53:25.368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A review of the literature on studies regarding the teaching of introductory quantum mechanics
title Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
spellingShingle Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
Greca, Ileana María
Ensino de física
Mecânica quântica
Teaching of quantum mechanics
Review of the literature
Research in physics education
title_short Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
title_full Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
title_fullStr Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
title_full_unstemmed Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
title_sort Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
author Greca, Ileana María
author_facet Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mecânica quântica
topic Ensino de física
Mecânica quântica
Teaching of quantum mechanics
Review of the literature
Research in physics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of quantum mechanics
Review of the literature
Research in physics education
description Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao ensino de conteúdos introdutórios de Mecânica Quântica. Os artigos foram classificados em três grandes grupos -- concepções dos estudantes, críticas à abordagem tradicional e propostas de inovações didáticas -- encontrando-se artigos sobre estes temas em relação às disciplinas introdutórias tanto em nível médio e universitário, como em um curso de formação de professores. É possível observar que a pesquisa sobre este tópico é recente, com um aumento significativo do interesse sobre o mesmo nos últimos anos.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-17T02:07:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141218
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000348941
identifier_str_mv 1518-8795
000348941
url http://hdl.handle.net/10183/141218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2001), p. 29-56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141218/1/000348941.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141218/2/000348941.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141218/3/000348941.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 884c62a972974ce149015f0126c50923
2a22a6604cd49d5fee182ac56031626a
18e1342b3656f4c1fcd51852ec38a8b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224900141121536