Juventudes na escola : vozes e significações docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Lucas Carboni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204016
Resumo: Este artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.
id UFRGS-2_3a01f14ff3b9e48fa63283176aea693e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204016
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fiss, Dóris Maria LuzzardiVieira, Lucas Carboni2019-12-28T04:04:14Z20141519-8227http://hdl.handle.net/10183/204016000954752Este artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.This article reports on a study related to teachers’ understanding of youth cultures. It seeks theoretical support in the works of Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão and Boaventura de Sousa Santos. The methodology used was Discourse Analysis, according to Michel Pêcheux. Effects of meanings of the sociocultural subject were revealed, as well as knowledge as a means of regulation, the production of common sense, and distancing. These reveal several movements instituted by teachers between places of meanings and authorships, based on which the identities are constituted in an intervalic and hybrid manner, meaning both the student as sociocultural subject and the reproduction of a disciplinary teaching logic.Este artículo informa acerca de una investigación relacionada a la comprensión docente sobre las culturas juveniles. Se buscaron fundamentos teóricos en Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão y Boaventura de Sousa Santos. La metodología de trabajo con los datos fue el Análisis del Discurso según Michel Pêcheux. Se evidenciaron efectos de sentidos del sujeto sociocultural, conocimiento como regulación, sensocomunicación y extrañamiento. Los mismos revelan movimientos instaurados por los docentes entre lugares de sentidos y de autoría; a partir de varios de ellos las identidades son constituidas de modo intervalar e híbrido, tanto significando al estudiante como sujeto sociocultural como reproduciendo una lógica de enseñanza disciplinaria.application/pdfporContrapontos. Itajaí, SC. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 542-568CulturaJuventudeYouth cultureCurriculumPedagogic activityAcción PedagógicaJuventudes na escola : vozes e significações docentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000954752.pdf.txt000954752.pdf.txtExtracted Texttext/plain71122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204016/2/000954752.pdf.txtdfbff8b5732d12639d90d4b4f0c892b0MD52ORIGINAL000954752.pdfTexto completoapplication/pdf1033547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204016/1/000954752.pdf9ef6bac23c34c0b380578429041da590MD5110183/2040162023-02-09 05:54:53.700705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T07:54:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juventudes na escola : vozes e significações docentes
title Juventudes na escola : vozes e significações docentes
spellingShingle Juventudes na escola : vozes e significações docentes
Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Cultura
Juventude
Youth culture
Curriculum
Pedagogic activity
Acción Pedagógica
title_short Juventudes na escola : vozes e significações docentes
title_full Juventudes na escola : vozes e significações docentes
title_fullStr Juventudes na escola : vozes e significações docentes
title_full_unstemmed Juventudes na escola : vozes e significações docentes
title_sort Juventudes na escola : vozes e significações docentes
author Fiss, Dóris Maria Luzzardi
author_facet Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Vieira, Lucas Carboni
author_role author
author2 Vieira, Lucas Carboni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Vieira, Lucas Carboni
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Juventude
topic Cultura
Juventude
Youth culture
Curriculum
Pedagogic activity
Acción Pedagógica
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth culture
Curriculum
Pedagogic activity
dc.subject.spa.fl_str_mv Acción Pedagógica
description Este artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:04:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204016
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-8227
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954752
identifier_str_mv 1519-8227
000954752
url http://hdl.handle.net/10183/204016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contrapontos. Itajaí, SC. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 542-568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204016/2/000954752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204016/1/000954752.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dfbff8b5732d12639d90d4b4f0c892b0
9ef6bac23c34c0b380578429041da590
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447702882746368