Jornalismo e fé : os sentidos sobre religião na revista Superinteressante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröder, Melissa Regina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125970
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar os sentidos sobre religião na revista Superinteressante, da Editora Abril. Este trabalho foi construído a partir de conceitos específicos que envolvem o jornalismo, o discurso e a religião. No jornalismo, nos filiamos à perspectiva construtivista e ao pressuposto de que é um gênero discursivo. Tratamos também das especificidades do meio revista, constituído a partir de práticas, técnicas e linguagens próprias. Entendemos a religião como um tema relevante por seu poder de explicar o inexplicável, agregar pessoas e aliviar o sofrimento humano. Para realizar esta pesquisa, utilizamos a Análise do Discurso (AD), aporte teórico-metodológico que considera que a linguagem não é transparente e atua na construção de sentidos. Mapeamos os textos veiculados na revista durante dois anos, de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015. Encontramos 199 sequências discursivas que, agrupadas, dão origem a quatro formações discursivas: A religião tem o poder de permitir e proibir; A fé faz bem; A crise e a reinvenção da fé; A corrupção e os escândalos religiosos. Por meio da análise desses sentidos identificamos que o poder que a religião tem de proibir e permitir, impondo comportamentos específicos aos seus fiéis, se caracteriza como uma formação ideológica hegemônica em Superinteressante. Essa conclusão converge com a fascinação pela religião observada nas capas das revistas e com sua função de código ético de convivência humana.
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