Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laís Maria Pellegrini da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27637
Resumo: A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, este trabalho busca investigar as práticas de leitura e, a partir disto, a formação do leitor na Educação Infantil. A pesquisa objetiva identificar quais obras literárias estão presentes nas práticas de leitura de crianças de cinco e seis anos e problematizar quais os lugares e usos dessas nos espaços institucionalizados, tais como a sala de aula e a biblioteca escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim I de uma escola privada de Educação Infantil localizada na Grande Porto Alegre. O corpus empírico, diante das observações registradas em diário de campo, se constitui de registros fotográficos dos livros que circularam durante os momentos dedicados às práticas de leitura e da transcrição de entrevistas com as crianças, com a professora e com a diretora da escola acerca do acervo e da proposta de trabalho da instituição. Frente a tais observações, percebe-se que a educadora investe na escolha por obras literárias com função formadora, de caráter pedagogizante. Essa lógica é rompida, de certa forma, quando se determina um dia para que os alunos levem para a sala de aula livros de suas preferências. O trabalho, porém, retorna à égide da professora quando ela indica a obra para a leitura coletiva, sobressaindo, assim, a ideia da função utilitária da leitura, sendo tal proposta aceita pelas crianças.
id UFRGS-2_3a36aed0a946655ff302cdfc8272147b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27637
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Laís Maria Pellegrini daPiccoli, Luciana2011-02-01T05:59:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/27637000764587A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, este trabalho busca investigar as práticas de leitura e, a partir disto, a formação do leitor na Educação Infantil. A pesquisa objetiva identificar quais obras literárias estão presentes nas práticas de leitura de crianças de cinco e seis anos e problematizar quais os lugares e usos dessas nos espaços institucionalizados, tais como a sala de aula e a biblioteca escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim I de uma escola privada de Educação Infantil localizada na Grande Porto Alegre. O corpus empírico, diante das observações registradas em diário de campo, se constitui de registros fotográficos dos livros que circularam durante os momentos dedicados às práticas de leitura e da transcrição de entrevistas com as crianças, com a professora e com a diretora da escola acerca do acervo e da proposta de trabalho da instituição. Frente a tais observações, percebe-se que a educadora investe na escolha por obras literárias com função formadora, de caráter pedagogizante. Essa lógica é rompida, de certa forma, quando se determina um dia para que os alunos levem para a sala de aula livros de suas preferências. O trabalho, porém, retorna à égide da professora quando ela indica a obra para a leitura coletiva, sobressaindo, assim, a ideia da função utilitária da leitura, sendo tal proposta aceita pelas crianças.application/pdfporEstudos culturaisLiteratura infantilLeituraPráticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764587.pdf.txt000764587.pdf.txtExtracted Texttext/plain98516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/2/000764587.pdf.txtb7fa1234ae8bae16731ccd9849492fd8MD52ORIGINAL000764587.pdf000764587.pdfTexto completoapplication/pdf653456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/1/000764587.pdf81772a5f3b3722eeeb60af0b87a3ee24MD51THUMBNAIL000764587.pdf.jpg000764587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/3/000764587.pdf.jpg5ab560322fd3a8d457d47cc1d0b92ac6MD5310183/276372018-10-08 09:06:48.485oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27637Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:06:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
title Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
spellingShingle Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
Silva, Laís Maria Pellegrini da
Estudos culturais
Literatura infantil
Leitura
title_short Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
title_full Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
title_fullStr Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
title_full_unstemmed Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
title_sort Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
author Silva, Laís Maria Pellegrini da
author_facet Silva, Laís Maria Pellegrini da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Laís Maria Pellegrini da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Literatura infantil
Leitura
topic Estudos culturais
Literatura infantil
Leitura
description A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, este trabalho busca investigar as práticas de leitura e, a partir disto, a formação do leitor na Educação Infantil. A pesquisa objetiva identificar quais obras literárias estão presentes nas práticas de leitura de crianças de cinco e seis anos e problematizar quais os lugares e usos dessas nos espaços institucionalizados, tais como a sala de aula e a biblioteca escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim I de uma escola privada de Educação Infantil localizada na Grande Porto Alegre. O corpus empírico, diante das observações registradas em diário de campo, se constitui de registros fotográficos dos livros que circularam durante os momentos dedicados às práticas de leitura e da transcrição de entrevistas com as crianças, com a professora e com a diretora da escola acerca do acervo e da proposta de trabalho da instituição. Frente a tais observações, percebe-se que a educadora investe na escolha por obras literárias com função formadora, de caráter pedagogizante. Essa lógica é rompida, de certa forma, quando se determina um dia para que os alunos levem para a sala de aula livros de suas preferências. O trabalho, porém, retorna à égide da professora quando ela indica a obra para a leitura coletiva, sobressaindo, assim, a ideia da função utilitária da leitura, sendo tal proposta aceita pelas crianças.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-01T05:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27637
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764587
url http://hdl.handle.net/10183/27637
identifier_str_mv 000764587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/2/000764587.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/1/000764587.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/3/000764587.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7fa1234ae8bae16731ccd9849492fd8
81772a5f3b3722eeeb60af0b87a3ee24
5ab560322fd3a8d457d47cc1d0b92ac6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224404487634944