Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27637 |
Resumo: | A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, este trabalho busca investigar as práticas de leitura e, a partir disto, a formação do leitor na Educação Infantil. A pesquisa objetiva identificar quais obras literárias estão presentes nas práticas de leitura de crianças de cinco e seis anos e problematizar quais os lugares e usos dessas nos espaços institucionalizados, tais como a sala de aula e a biblioteca escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim I de uma escola privada de Educação Infantil localizada na Grande Porto Alegre. O corpus empírico, diante das observações registradas em diário de campo, se constitui de registros fotográficos dos livros que circularam durante os momentos dedicados às práticas de leitura e da transcrição de entrevistas com as crianças, com a professora e com a diretora da escola acerca do acervo e da proposta de trabalho da instituição. Frente a tais observações, percebe-se que a educadora investe na escolha por obras literárias com função formadora, de caráter pedagogizante. Essa lógica é rompida, de certa forma, quando se determina um dia para que os alunos levem para a sala de aula livros de suas preferências. O trabalho, porém, retorna à égide da professora quando ela indica a obra para a leitura coletiva, sobressaindo, assim, a ideia da função utilitária da leitura, sendo tal proposta aceita pelas crianças. |
id |
UFRGS-2_3a36aed0a946655ff302cdfc8272147b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27637 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Laís Maria Pellegrini daPiccoli, Luciana2011-02-01T05:59:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/27637000764587A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, este trabalho busca investigar as práticas de leitura e, a partir disto, a formação do leitor na Educação Infantil. A pesquisa objetiva identificar quais obras literárias estão presentes nas práticas de leitura de crianças de cinco e seis anos e problematizar quais os lugares e usos dessas nos espaços institucionalizados, tais como a sala de aula e a biblioteca escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim I de uma escola privada de Educação Infantil localizada na Grande Porto Alegre. O corpus empírico, diante das observações registradas em diário de campo, se constitui de registros fotográficos dos livros que circularam durante os momentos dedicados às práticas de leitura e da transcrição de entrevistas com as crianças, com a professora e com a diretora da escola acerca do acervo e da proposta de trabalho da instituição. Frente a tais observações, percebe-se que a educadora investe na escolha por obras literárias com função formadora, de caráter pedagogizante. Essa lógica é rompida, de certa forma, quando se determina um dia para que os alunos levem para a sala de aula livros de suas preferências. O trabalho, porém, retorna à égide da professora quando ela indica a obra para a leitura coletiva, sobressaindo, assim, a ideia da função utilitária da leitura, sendo tal proposta aceita pelas crianças.application/pdfporEstudos culturaisLiteratura infantilLeituraPráticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764587.pdf.txt000764587.pdf.txtExtracted Texttext/plain98516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/2/000764587.pdf.txtb7fa1234ae8bae16731ccd9849492fd8MD52ORIGINAL000764587.pdf000764587.pdfTexto completoapplication/pdf653456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/1/000764587.pdf81772a5f3b3722eeeb60af0b87a3ee24MD51THUMBNAIL000764587.pdf.jpg000764587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/3/000764587.pdf.jpg5ab560322fd3a8d457d47cc1d0b92ac6MD5310183/276372018-10-08 09:06:48.485oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27637Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:06:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças |
title |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças |
spellingShingle |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças Silva, Laís Maria Pellegrini da Estudos culturais Literatura infantil Leitura |
title_short |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças |
title_full |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças |
title_fullStr |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças |
title_sort |
Práticas de leitura na educação infantil : entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças |
author |
Silva, Laís Maria Pellegrini da |
author_facet |
Silva, Laís Maria Pellegrini da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Laís Maria Pellegrini da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Literatura infantil Leitura |
topic |
Estudos culturais Literatura infantil Leitura |
description |
A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, este trabalho busca investigar as práticas de leitura e, a partir disto, a formação do leitor na Educação Infantil. A pesquisa objetiva identificar quais obras literárias estão presentes nas práticas de leitura de crianças de cinco e seis anos e problematizar quais os lugares e usos dessas nos espaços institucionalizados, tais como a sala de aula e a biblioteca escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim I de uma escola privada de Educação Infantil localizada na Grande Porto Alegre. O corpus empírico, diante das observações registradas em diário de campo, se constitui de registros fotográficos dos livros que circularam durante os momentos dedicados às práticas de leitura e da transcrição de entrevistas com as crianças, com a professora e com a diretora da escola acerca do acervo e da proposta de trabalho da instituição. Frente a tais observações, percebe-se que a educadora investe na escolha por obras literárias com função formadora, de caráter pedagogizante. Essa lógica é rompida, de certa forma, quando se determina um dia para que os alunos levem para a sala de aula livros de suas preferências. O trabalho, porém, retorna à égide da professora quando ela indica a obra para a leitura coletiva, sobressaindo, assim, a ideia da função utilitária da leitura, sendo tal proposta aceita pelas crianças. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-01T05:59:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27637 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764587 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27637 |
identifier_str_mv |
000764587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/2/000764587.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/1/000764587.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27637/3/000764587.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7fa1234ae8bae16731ccd9849492fd8 81772a5f3b3722eeeb60af0b87a3ee24 5ab560322fd3a8d457d47cc1d0b92ac6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224404487634944 |