Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Roberta Comissanha de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Josiane de, Ostermann, Fernanda, Santos, Flavia Rezende Valle dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143806
Resumo: Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.
id UFRGS-2_3a4de20902fd18513f2617f355cf0f00
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143806
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Roberta Comissanha deSouza, Josiane deOstermann, FernandaSantos, Flavia Rezende Valle dos2016-07-21T02:19:23Z20141415-2150http://hdl.handle.net/10183/143806000995953Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.In this paper we analyzed the discourse of twenty Physics teachers in an activity proposed in a training distance learning course. After reading an academic text, teachers should post in a discussion forum, an excerpt from the text selected by them, together with a commentary and postioning. The analysis sought evidence of how teachers recontextualize and position themselves in relation to the academic discourse, the official discourse, and especially in relation to the project of national curriculum. It was possible to identify the positioning of 19 teachers. The majority (13 teachers) defends the national curriculum though recontextualized to meet regional diversity. Only six are against the official curriculum proposal rightly criticizing their supposed character of national curriculum.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2014), p. 55-74Ensino de física : Ensino médioPolítica educacional : BrasilAnálise do discursoCurricular recontextualizationNational curriculumPhysics teachersRecontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professoresRecontextualization of national curriculum for teaching physics in middle school in the discourse of teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000995953.pdf000995953.pdfTexto completoapplication/pdf250788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/1/000995953.pdf09c97c9f2806fefb2cabf7efe2fda3f9MD51TEXT000995953.pdf.txt000995953.pdf.txtExtracted Texttext/plain64402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/2/000995953.pdf.txt218cb497c586964b948c487d4b4ce490MD52THUMBNAIL000995953.pdf.jpg000995953.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/3/000995953.pdf.jpg40d4a57d9e4a38d0eb0dfd94b239305dMD5310183/1438062023-09-14 03:25:50.544101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Recontextualization of national curriculum for teaching physics in middle school in the discourse of teachers
title Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
spellingShingle Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
Carvalho, Roberta Comissanha de
Ensino de física : Ensino médio
Política educacional : Brasil
Análise do discurso
Curricular recontextualization
National curriculum
Physics teachers
title_short Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
title_full Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
title_fullStr Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
title_full_unstemmed Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
title_sort Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
author Carvalho, Roberta Comissanha de
author_facet Carvalho, Roberta Comissanha de
Souza, Josiane de
Ostermann, Fernanda
Santos, Flavia Rezende Valle dos
author_role author
author2 Souza, Josiane de
Ostermann, Fernanda
Santos, Flavia Rezende Valle dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Roberta Comissanha de
Souza, Josiane de
Ostermann, Fernanda
Santos, Flavia Rezende Valle dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física : Ensino médio
Política educacional : Brasil
Análise do discurso
topic Ensino de física : Ensino médio
Política educacional : Brasil
Análise do discurso
Curricular recontextualization
National curriculum
Physics teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Curricular recontextualization
National curriculum
Physics teachers
description Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-21T02:19:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143806
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000995953
identifier_str_mv 1415-2150
000995953
url http://hdl.handle.net/10183/143806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2014), p. 55-74
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/1/000995953.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/2/000995953.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/3/000995953.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09c97c9f2806fefb2cabf7efe2fda3f9
218cb497c586964b948c487d4b4ce490
40d4a57d9e4a38d0eb0dfd94b239305d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224904673067008