Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143806 |
Resumo: | Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional. |
id |
UFRGS-2_3a4de20902fd18513f2617f355cf0f00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143806 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Roberta Comissanha deSouza, Josiane deOstermann, FernandaSantos, Flavia Rezende Valle dos2016-07-21T02:19:23Z20141415-2150http://hdl.handle.net/10183/143806000995953Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.In this paper we analyzed the discourse of twenty Physics teachers in an activity proposed in a training distance learning course. After reading an academic text, teachers should post in a discussion forum, an excerpt from the text selected by them, together with a commentary and postioning. The analysis sought evidence of how teachers recontextualize and position themselves in relation to the academic discourse, the official discourse, and especially in relation to the project of national curriculum. It was possible to identify the positioning of 19 teachers. The majority (13 teachers) defends the national curriculum though recontextualized to meet regional diversity. Only six are against the official curriculum proposal rightly criticizing their supposed character of national curriculum.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2014), p. 55-74Ensino de física : Ensino médioPolítica educacional : BrasilAnálise do discursoCurricular recontextualizationNational curriculumPhysics teachersRecontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professoresRecontextualization of national curriculum for teaching physics in middle school in the discourse of teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000995953.pdf000995953.pdfTexto completoapplication/pdf250788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/1/000995953.pdf09c97c9f2806fefb2cabf7efe2fda3f9MD51TEXT000995953.pdf.txt000995953.pdf.txtExtracted Texttext/plain64402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/2/000995953.pdf.txt218cb497c586964b948c487d4b4ce490MD52THUMBNAIL000995953.pdf.jpg000995953.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/3/000995953.pdf.jpg40d4a57d9e4a38d0eb0dfd94b239305dMD5310183/1438062023-09-14 03:25:50.544101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Recontextualization of national curriculum for teaching physics in middle school in the discourse of teachers |
title |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores |
spellingShingle |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores Carvalho, Roberta Comissanha de Ensino de física : Ensino médio Política educacional : Brasil Análise do discurso Curricular recontextualization National curriculum Physics teachers |
title_short |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores |
title_full |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores |
title_fullStr |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores |
title_full_unstemmed |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores |
title_sort |
Recontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professores |
author |
Carvalho, Roberta Comissanha de |
author_facet |
Carvalho, Roberta Comissanha de Souza, Josiane de Ostermann, Fernanda Santos, Flavia Rezende Valle dos |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Josiane de Ostermann, Fernanda Santos, Flavia Rezende Valle dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Roberta Comissanha de Souza, Josiane de Ostermann, Fernanda Santos, Flavia Rezende Valle dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física : Ensino médio Política educacional : Brasil Análise do discurso |
topic |
Ensino de física : Ensino médio Política educacional : Brasil Análise do discurso Curricular recontextualization National curriculum Physics teachers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curricular recontextualization National curriculum Physics teachers |
description |
Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-21T02:19:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143806 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2150 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000995953 |
identifier_str_mv |
1415-2150 000995953 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2014), p. 55-74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/1/000995953.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/2/000995953.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143806/3/000995953.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09c97c9f2806fefb2cabf7efe2fda3f9 218cb497c586964b948c487d4b4ce490 40d4a57d9e4a38d0eb0dfd94b239305d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224904673067008 |