Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monsani, Diego
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22712
Resumo: As histórias em quadrinhos apresentam uma linguagem que oferece a possibilidade de leitura tanto das imagens como dos textos, contribuindo assim com o desenvolvimento dos leitores. Nas últimas décadas, elas vêm sendo utilizadas como recursos didáticos nas escolas e estão recebendo cada vez mais espaço nas bibliotecas. O presente trabalho teve como objetivo averiguar a existência de coleções de histórias em quadrinhos em bibliotecas de Escolas de Ensino Médio de Porto Alegre, assim como verificar seu tratamento e uso. Para responder as questões levantadas, recorreu-se a uma observação sistemática combinada com entrevistas com os responsáveis das unidades selecionadas. A análise de dados foi realizada de modo quanti-qualitativo e revelou que grande parte das bibliotecas selecionadas possuem histórias em quadrinhos em suas coleções, sendo estas encontradas em dois formatos: os periódicos, chamados de gibis e as obras encadernadas, que recebem tratamento distintos. O estudo ainda verificou a ausência de critérios de seleção para as obras, assim como de uma política de desenvolvimento deste material. Pode-se constatar ainda que as histórias em quadrinhos costumam ser utilizadas como recursos didáticos nas escolas, e que grande parte dos responsáveis pelas bibliotecas aprovam este uso, assim como sua presença na biblioteca, alegando que as histórias em quadrinhos são uma boa ferramenta para trabalhar com os leitores iniciantes, contribuem com o aumento de usuários na biblioteca e otimizam seu caráter educativo, através da possibilidade de trabalhar assuntos complexos de uma forma lúdica; bem como contribuem para o prazer para leitura, oferecendo material alternativo de lazer. O trabalho, por fim, sugere a construção de uma política de desenvolvimento de coleções para este material, a definição de critérios para a seleção das obras e o uso de resenhas, bem como o acolhimento das sugestões de alunos e professores, para auxiliar no momento da escolha dos títulos.
id UFRGS-2_3a6464a9fc67c40c4aba6f4eb70b47c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22712
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monsani, DiegoBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2010-05-20T04:16:53Z2009http://hdl.handle.net/10183/22712000740400As histórias em quadrinhos apresentam uma linguagem que oferece a possibilidade de leitura tanto das imagens como dos textos, contribuindo assim com o desenvolvimento dos leitores. Nas últimas décadas, elas vêm sendo utilizadas como recursos didáticos nas escolas e estão recebendo cada vez mais espaço nas bibliotecas. O presente trabalho teve como objetivo averiguar a existência de coleções de histórias em quadrinhos em bibliotecas de Escolas de Ensino Médio de Porto Alegre, assim como verificar seu tratamento e uso. Para responder as questões levantadas, recorreu-se a uma observação sistemática combinada com entrevistas com os responsáveis das unidades selecionadas. A análise de dados foi realizada de modo quanti-qualitativo e revelou que grande parte das bibliotecas selecionadas possuem histórias em quadrinhos em suas coleções, sendo estas encontradas em dois formatos: os periódicos, chamados de gibis e as obras encadernadas, que recebem tratamento distintos. O estudo ainda verificou a ausência de critérios de seleção para as obras, assim como de uma política de desenvolvimento deste material. Pode-se constatar ainda que as histórias em quadrinhos costumam ser utilizadas como recursos didáticos nas escolas, e que grande parte dos responsáveis pelas bibliotecas aprovam este uso, assim como sua presença na biblioteca, alegando que as histórias em quadrinhos são uma boa ferramenta para trabalhar com os leitores iniciantes, contribuem com o aumento de usuários na biblioteca e otimizam seu caráter educativo, através da possibilidade de trabalhar assuntos complexos de uma forma lúdica; bem como contribuem para o prazer para leitura, oferecendo material alternativo de lazer. O trabalho, por fim, sugere a construção de uma política de desenvolvimento de coleções para este material, a definição de critérios para a seleção das obras e o uso de resenhas, bem como o acolhimento das sugestões de alunos e professores, para auxiliar no momento da escolha dos títulos.Comics use a language that enables the reading of both, image and text, thereby contributing to the development of readers. In the last decades, they have been used as teaching aids in schools and are conquering more and more space in libraries. This study aimed to discover the existence of collections of comic books in high schools libraries in Porto Alegre, and to determine their processing and use. To answer the questions raised, a systematic observation was combined with interviews with those in charge of the libraries selected. Data analysis was performed in a combined quanti-qualitative way and revealed that most of the selected libraries have comics in their collections; these are found in two formats: comic books and hardcover books, and are processed differently. The study also found there are no selection criteria for these items, neither is there a policy of collection development for this material. It became evident that comics are often used as teaching resources in schools, and that most of those in charge of libraries approve of this, as well as their presence in the library, claiming that comics are a good tool to work with beginning readers; they contribute to the increase of users in the library, enhancing educational features by allowing to deal with complex issues in an entertaining way; they also contribute to motivate the pleasure of reading, offering alternative leisure. It finally suggests devising a policy of collection development for this material, the definition of criteria for the selection of comics and the use of reviews, as well as the acceptance of students' and teachers' suggestions to help the selection task.application/pdfporBiblioteca escolarHistória em quadrinhosComicsLiteracyReadingSchool libraryBiblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740400.pdf000740400.pdfTexto completoapplication/pdf5475749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22712/1/000740400.pdfb9a1f18791d96c9c65cde959a035762bMD51TEXT000740400.pdf.txt000740400.pdf.txtExtracted Texttext/plain151353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22712/2/000740400.pdf.txt3043fa8b07206aba1e168a29d1f3492aMD52THUMBNAIL000740400.pdf.jpg000740400.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22712/3/000740400.pdf.jpgb36419caf65295097458c5a99aedb879MD5310183/227122018-10-10 08:23:34.192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:23:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
title Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
spellingShingle Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
Monsani, Diego
Biblioteca escolar
História em quadrinhos
Comics
Literacy
Reading
School library
title_short Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
title_full Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
title_fullStr Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
title_full_unstemmed Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
title_sort Biblioteca escolar : um lugar para quadrinhos ?
author Monsani, Diego
author_facet Monsani, Diego
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monsani, Diego
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
História em quadrinhos
topic Biblioteca escolar
História em quadrinhos
Comics
Literacy
Reading
School library
dc.subject.eng.fl_str_mv Comics
Literacy
Reading
School library
description As histórias em quadrinhos apresentam uma linguagem que oferece a possibilidade de leitura tanto das imagens como dos textos, contribuindo assim com o desenvolvimento dos leitores. Nas últimas décadas, elas vêm sendo utilizadas como recursos didáticos nas escolas e estão recebendo cada vez mais espaço nas bibliotecas. O presente trabalho teve como objetivo averiguar a existência de coleções de histórias em quadrinhos em bibliotecas de Escolas de Ensino Médio de Porto Alegre, assim como verificar seu tratamento e uso. Para responder as questões levantadas, recorreu-se a uma observação sistemática combinada com entrevistas com os responsáveis das unidades selecionadas. A análise de dados foi realizada de modo quanti-qualitativo e revelou que grande parte das bibliotecas selecionadas possuem histórias em quadrinhos em suas coleções, sendo estas encontradas em dois formatos: os periódicos, chamados de gibis e as obras encadernadas, que recebem tratamento distintos. O estudo ainda verificou a ausência de critérios de seleção para as obras, assim como de uma política de desenvolvimento deste material. Pode-se constatar ainda que as histórias em quadrinhos costumam ser utilizadas como recursos didáticos nas escolas, e que grande parte dos responsáveis pelas bibliotecas aprovam este uso, assim como sua presença na biblioteca, alegando que as histórias em quadrinhos são uma boa ferramenta para trabalhar com os leitores iniciantes, contribuem com o aumento de usuários na biblioteca e otimizam seu caráter educativo, através da possibilidade de trabalhar assuntos complexos de uma forma lúdica; bem como contribuem para o prazer para leitura, oferecendo material alternativo de lazer. O trabalho, por fim, sugere a construção de uma política de desenvolvimento de coleções para este material, a definição de critérios para a seleção das obras e o uso de resenhas, bem como o acolhimento das sugestões de alunos e professores, para auxiliar no momento da escolha dos títulos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-20T04:16:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22712
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740400
url http://hdl.handle.net/10183/22712
identifier_str_mv 000740400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22712/1/000740400.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22712/2/000740400.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22712/3/000740400.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9a1f18791d96c9c65cde959a035762b
3043fa8b07206aba1e168a29d1f3492a
b36419caf65295097458c5a99aedb879
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224394320642048