Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274204 |
Resumo: | Este estudo é uma análise da representatividade da cultura brasileira inserida no jogo World of Warcraft e de sua influência na busca por conhecimento e valorização da cultura pelos jogadores. De caráter exploratório e descritivo a pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa revela um alto engajamento entre a comunidade gamer nas redes sociais, demonstrando o papel significativo dos jogos eletrônicos na cultura digital contemporânea. Os resultados indicam que o "World of Warcraft" serve como uma plataforma para a promoção da leitura e do conhecimento coletivo, destacando sua contribuição para a cultura gamer brasileira. A conclusão sugere que os jogos eletrônicos, particularmente o "World of Warcraft", são ferramentas potenciais na educação e na disseminação da cultura, incentivando a reflexão sobre seu papel na sociedade brasileira e identificando desafios e oportunidades para pesquisas futuras. |
id |
UFRGS-2_3ab6cbc1c8139bde7553cf605ed51bcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274204 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Bruna TorresSilva, Fabiano Couto Corrêa daWitt, Amanda Santos2024-03-27T06:36:47Z2024http://hdl.handle.net/10183/274204001198750Este estudo é uma análise da representatividade da cultura brasileira inserida no jogo World of Warcraft e de sua influência na busca por conhecimento e valorização da cultura pelos jogadores. De caráter exploratório e descritivo a pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa revela um alto engajamento entre a comunidade gamer nas redes sociais, demonstrando o papel significativo dos jogos eletrônicos na cultura digital contemporânea. Os resultados indicam que o "World of Warcraft" serve como uma plataforma para a promoção da leitura e do conhecimento coletivo, destacando sua contribuição para a cultura gamer brasileira. A conclusão sugere que os jogos eletrônicos, particularmente o "World of Warcraft", são ferramentas potenciais na educação e na disseminação da cultura, incentivando a reflexão sobre seu papel na sociedade brasileira e identificando desafios e oportunidades para pesquisas futuras.This study is an analysis of the representativeness of Brazilian culture in the game World of Warcraft and its influence on players' search for knowledge and appreciation of culture. It is exploratory and descriptive in nature, with a qualitative and quantitative approach. The research reveals a high level of engagement among the gamer community on social networks, demonstrating the significant role of electronic games in contemporary digital culture. The results indicate that "World of Warcraft" serves as a platform for promoting reading and collective knowledge, highlighting its contribution to Brazilian gamer culture. The conclusion suggests that electronic games, particularly "World of Warcraft", are potential tools for education and the dissemination of culture, encouraging reflection on their role in Brazilian society and identifying challenges and opportunities for future research.application/pdfporJogos eletrônicosCultura digitalWorld of WarcraftBrazilian Gamer CultureElectronic GamesEducatioDigital CultureImersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198750.pdf.txt001198750.pdf.txtExtracted Texttext/plain105733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274204/2/001198750.pdf.txte7ee6bb5690affd5a5c89646c4c5a3b5MD52ORIGINAL001198750.pdfTexto completoapplication/pdf1139042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274204/1/001198750.pdfaa255d6a03462d5e6c87504e8aa6a88cMD5110183/2742042024-05-17 06:22:17.939052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274204Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-17T09:22:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira |
title |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira |
spellingShingle |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira Carvalho, Bruna Torres Jogos eletrônicos Cultura digital World of Warcraft Brazilian Gamer Culture Electronic Games Educatio Digital Culture |
title_short |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira |
title_full |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira |
title_fullStr |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira |
title_full_unstemmed |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira |
title_sort |
Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira |
author |
Carvalho, Bruna Torres |
author_facet |
Carvalho, Bruna Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Bruna Torres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Fabiano Couto Corrêa da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Witt, Amanda Santos |
contributor_str_mv |
Silva, Fabiano Couto Corrêa da Witt, Amanda Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Cultura digital |
topic |
Jogos eletrônicos Cultura digital World of Warcraft Brazilian Gamer Culture Electronic Games Educatio Digital Culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
World of Warcraft Brazilian Gamer Culture Electronic Games Educatio Digital Culture |
description |
Este estudo é uma análise da representatividade da cultura brasileira inserida no jogo World of Warcraft e de sua influência na busca por conhecimento e valorização da cultura pelos jogadores. De caráter exploratório e descritivo a pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa revela um alto engajamento entre a comunidade gamer nas redes sociais, demonstrando o papel significativo dos jogos eletrônicos na cultura digital contemporânea. Os resultados indicam que o "World of Warcraft" serve como uma plataforma para a promoção da leitura e do conhecimento coletivo, destacando sua contribuição para a cultura gamer brasileira. A conclusão sugere que os jogos eletrônicos, particularmente o "World of Warcraft", são ferramentas potenciais na educação e na disseminação da cultura, incentivando a reflexão sobre seu papel na sociedade brasileira e identificando desafios e oportunidades para pesquisas futuras. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-27T06:36:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274204 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198750 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274204 |
identifier_str_mv |
001198750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274204/2/001198750.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274204/1/001198750.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7ee6bb5690affd5a5c89646c4c5a3b5 aa255d6a03462d5e6c87504e8aa6a88c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447363747053568 |