Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonatto, Andrey Zuriel Ebeling
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189206
Resumo: Este trabalho visa avaliar a melhoria da segurança nas rodovias federais que receberam a intervenção do Programa BR-LEGAL. O programa buscou, por meio da provisão de sinalização de alta qualidade para os mais de cinquenta mil quilômetro de rodovias federais pavimentadas sob responsabilidade do DNIT em todo o país, melhorar a qualidade e aumentar a segurança nas rodvias. Recentemente, a imprensa tem divulgado a grande redução de acidentes, mortes e custos com acidentes, em rodovias federais por todo o país. Entretanto é necessário verificar se de fato ocorre quanto é devido ao BR-LEGAL. Para isso foi feita uma análise Antes e Depois, utilizando o método de comparação de grupos. O grupo de estudo, formado por trechos de rodovias que receberam a intervenção do BR-LEGAL, foi confrontado com um outro grupo de trechos de rodovias federais, de características parecidas, que não receberam nenhuma intervenção do mesmo programa. Foi possível assim, estimar quanto dessa redução de acidentes foi devida ao programa BR-LEGAL, no Rio Grande do Sul. Ao final do estudo é possível ver que de maneira geral houve melhoria da segurança nas rodovias que receberam o BR-LEGAL, não sendo, todavia, da mesma proporção que anunciado pelo governo. De um modo geral houve uma maior redução de acidentes e do número de feridos nos trechos analisados, porém em alguns casos houve aumento do número de óbitos e do grau de severidade dos acidentes.
id UFRGS-2_3ac8e2c6e50ddbf0c7934b2bdc2ca9ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189206
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonatto, Andrey Zuriel EbelingGarcía, Daniel Sergio Presta2019-03-02T02:31:26Z2018http://hdl.handle.net/10183/189206001087108Este trabalho visa avaliar a melhoria da segurança nas rodovias federais que receberam a intervenção do Programa BR-LEGAL. O programa buscou, por meio da provisão de sinalização de alta qualidade para os mais de cinquenta mil quilômetro de rodovias federais pavimentadas sob responsabilidade do DNIT em todo o país, melhorar a qualidade e aumentar a segurança nas rodvias. Recentemente, a imprensa tem divulgado a grande redução de acidentes, mortes e custos com acidentes, em rodovias federais por todo o país. Entretanto é necessário verificar se de fato ocorre quanto é devido ao BR-LEGAL. Para isso foi feita uma análise Antes e Depois, utilizando o método de comparação de grupos. O grupo de estudo, formado por trechos de rodovias que receberam a intervenção do BR-LEGAL, foi confrontado com um outro grupo de trechos de rodovias federais, de características parecidas, que não receberam nenhuma intervenção do mesmo programa. Foi possível assim, estimar quanto dessa redução de acidentes foi devida ao programa BR-LEGAL, no Rio Grande do Sul. Ao final do estudo é possível ver que de maneira geral houve melhoria da segurança nas rodovias que receberam o BR-LEGAL, não sendo, todavia, da mesma proporção que anunciado pelo governo. De um modo geral houve uma maior redução de acidentes e do número de feridos nos trechos analisados, porém em alguns casos houve aumento do número de óbitos e do grau de severidade dos acidentes.This work aims to evaluate the improvement of the safety in the federal highways that received the intervention of the BR-LEGAL Program. Through the provision of high quality signaling for the more than fifty thousand kilometers of federal paved highways under DNIT's responsibility throughout the country, the program sought to improve quality and increase safety in road users. Recently, the press has reported the great reduction of accidents, deaths and accident costs, on federal highways throughout the country. However, it is necessary to verify if it actually occurs and how much of it is due to BR-LEGAL. For this, a Before and After analysis was performed using the group comparison method. The study group, formed by stretches of highways that received BR-LEGAL intervention, was confronted with another group of stretches of federal highways, with similar characteristics, that received no intervention from the same program. It was possible to estimate how much of this accident reduction was due to the BR-LEGAL program in Rio Grande do Sul. At the end of the study it is possible to see that there was a general improvement in safety on the highways that received the BR-LEGAL, however, not in the same proportion announced by the government. In general, there was a greater reduction of accidents and the number of injuries in the analyzed sections, but in some cases there was an increase in the number of deaths and the degree of severity of the accidents.application/pdfporEngenharia civilRoad safetyProgram BR-LEGALRoad signalingAnálise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS[2018]Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087108.pdf.txt001087108.pdf.txtExtracted Texttext/plain56429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189206/2/001087108.pdf.txta718f85f252ca8e6bf433db64d129a3fMD52ORIGINAL001087108.pdfTexto completoapplication/pdf1061449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189206/1/001087108.pdf122bc6868c84cc84919c97fd3d16026eMD5110183/1892062019-03-03 02:28:56.013203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189206Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-03-03T05:28:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
title Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
spellingShingle Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
Bonatto, Andrey Zuriel Ebeling
Engenharia civil
Road safety
Program BR-LEGAL
Road signaling
title_short Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
title_full Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
title_fullStr Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
title_full_unstemmed Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
title_sort Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
author Bonatto, Andrey Zuriel Ebeling
author_facet Bonatto, Andrey Zuriel Ebeling
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonatto, Andrey Zuriel Ebeling
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv García, Daniel Sergio Presta
contributor_str_mv García, Daniel Sergio Presta
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
Road safety
Program BR-LEGAL
Road signaling
dc.subject.eng.fl_str_mv Road safety
Program BR-LEGAL
Road signaling
description Este trabalho visa avaliar a melhoria da segurança nas rodovias federais que receberam a intervenção do Programa BR-LEGAL. O programa buscou, por meio da provisão de sinalização de alta qualidade para os mais de cinquenta mil quilômetro de rodovias federais pavimentadas sob responsabilidade do DNIT em todo o país, melhorar a qualidade e aumentar a segurança nas rodvias. Recentemente, a imprensa tem divulgado a grande redução de acidentes, mortes e custos com acidentes, em rodovias federais por todo o país. Entretanto é necessário verificar se de fato ocorre quanto é devido ao BR-LEGAL. Para isso foi feita uma análise Antes e Depois, utilizando o método de comparação de grupos. O grupo de estudo, formado por trechos de rodovias que receberam a intervenção do BR-LEGAL, foi confrontado com um outro grupo de trechos de rodovias federais, de características parecidas, que não receberam nenhuma intervenção do mesmo programa. Foi possível assim, estimar quanto dessa redução de acidentes foi devida ao programa BR-LEGAL, no Rio Grande do Sul. Ao final do estudo é possível ver que de maneira geral houve melhoria da segurança nas rodovias que receberam o BR-LEGAL, não sendo, todavia, da mesma proporção que anunciado pelo governo. De um modo geral houve uma maior redução de acidentes e do número de feridos nos trechos analisados, porém em alguns casos houve aumento do número de óbitos e do grau de severidade dos acidentes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-02T02:31:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189206
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087108
url http://hdl.handle.net/10183/189206
identifier_str_mv 001087108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189206/2/001087108.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189206/1/001087108.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a718f85f252ca8e6bf433db64d129a3f
122bc6868c84cc84919c97fd3d16026e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724658575736832