Análise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189206 |
Resumo: | Este trabalho visa avaliar a melhoria da segurança nas rodovias federais que receberam a intervenção do Programa BR-LEGAL. O programa buscou, por meio da provisão de sinalização de alta qualidade para os mais de cinquenta mil quilômetro de rodovias federais pavimentadas sob responsabilidade do DNIT em todo o país, melhorar a qualidade e aumentar a segurança nas rodvias. Recentemente, a imprensa tem divulgado a grande redução de acidentes, mortes e custos com acidentes, em rodovias federais por todo o país. Entretanto é necessário verificar se de fato ocorre quanto é devido ao BR-LEGAL. Para isso foi feita uma análise Antes e Depois, utilizando o método de comparação de grupos. O grupo de estudo, formado por trechos de rodovias que receberam a intervenção do BR-LEGAL, foi confrontado com um outro grupo de trechos de rodovias federais, de características parecidas, que não receberam nenhuma intervenção do mesmo programa. Foi possível assim, estimar quanto dessa redução de acidentes foi devida ao programa BR-LEGAL, no Rio Grande do Sul. Ao final do estudo é possível ver que de maneira geral houve melhoria da segurança nas rodovias que receberam o BR-LEGAL, não sendo, todavia, da mesma proporção que anunciado pelo governo. De um modo geral houve uma maior redução de acidentes e do número de feridos nos trechos analisados, porém em alguns casos houve aumento do número de óbitos e do grau de severidade dos acidentes. |
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Bonatto, Andrey Zuriel EbelingGarcía, Daniel Sergio Presta2019-03-02T02:31:26Z2018http://hdl.handle.net/10183/189206001087108Este trabalho visa avaliar a melhoria da segurança nas rodovias federais que receberam a intervenção do Programa BR-LEGAL. O programa buscou, por meio da provisão de sinalização de alta qualidade para os mais de cinquenta mil quilômetro de rodovias federais pavimentadas sob responsabilidade do DNIT em todo o país, melhorar a qualidade e aumentar a segurança nas rodvias. Recentemente, a imprensa tem divulgado a grande redução de acidentes, mortes e custos com acidentes, em rodovias federais por todo o país. Entretanto é necessário verificar se de fato ocorre quanto é devido ao BR-LEGAL. Para isso foi feita uma análise Antes e Depois, utilizando o método de comparação de grupos. O grupo de estudo, formado por trechos de rodovias que receberam a intervenção do BR-LEGAL, foi confrontado com um outro grupo de trechos de rodovias federais, de características parecidas, que não receberam nenhuma intervenção do mesmo programa. Foi possível assim, estimar quanto dessa redução de acidentes foi devida ao programa BR-LEGAL, no Rio Grande do Sul. Ao final do estudo é possível ver que de maneira geral houve melhoria da segurança nas rodovias que receberam o BR-LEGAL, não sendo, todavia, da mesma proporção que anunciado pelo governo. De um modo geral houve uma maior redução de acidentes e do número de feridos nos trechos analisados, porém em alguns casos houve aumento do número de óbitos e do grau de severidade dos acidentes.This work aims to evaluate the improvement of the safety in the federal highways that received the intervention of the BR-LEGAL Program. Through the provision of high quality signaling for the more than fifty thousand kilometers of federal paved highways under DNIT's responsibility throughout the country, the program sought to improve quality and increase safety in road users. Recently, the press has reported the great reduction of accidents, deaths and accident costs, on federal highways throughout the country. However, it is necessary to verify if it actually occurs and how much of it is due to BR-LEGAL. For this, a Before and After analysis was performed using the group comparison method. The study group, formed by stretches of highways that received BR-LEGAL intervention, was confronted with another group of stretches of federal highways, with similar characteristics, that received no intervention from the same program. It was possible to estimate how much of this accident reduction was due to the BR-LEGAL program in Rio Grande do Sul. At the end of the study it is possible to see that there was a general improvement in safety on the highways that received the BR-LEGAL, however, not in the same proportion announced by the government. In general, there was a greater reduction of accidents and the number of injuries in the analyzed sections, but in some cases there was an increase in the number of deaths and the degree of severity of the accidents.application/pdfporEngenharia civilRoad safetyProgram BR-LEGALRoad signalingAnálise da sinalização na segurança viária : antes e depois do Programa BR-LEGALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS[2018]Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087108.pdf.txt001087108.pdf.txtExtracted Texttext/plain56429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189206/2/001087108.pdf.txta718f85f252ca8e6bf433db64d129a3fMD52ORIGINAL001087108.pdfTexto completoapplication/pdf1061449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189206/1/001087108.pdf122bc6868c84cc84919c97fd3d16026eMD5110183/1892062019-03-03 02:28:56.013203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189206Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-03-03T05:28:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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