Análise da implantação de tachas na sinalização de bordo em rodovias federais: o caso das rodovias BR-010/TO, BR-153/TO e BR-235/TO.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178570 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias. |
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Análise da implantação de tachas na sinalização de bordo em rodovias federais: o caso das rodovias BR-010/TO, BR-153/TO e BR-235/TO.Sinalização viária. BR-LEGAL. Malha rodoviária federal no estado do Tocantins.Road signaling. BR-LEGAL. Federal road network in the state of Tocantins.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.O presente trabalho trata de sinalização horizontal de bordo em rodovias do estado de Tocantins, mais especificamente sobre a implantação do tipo tachas. Assim, tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: como se dá a implantação de tachas na sinalização horizontal de bordo em rodovias federais, sob jurisdição da SR/TO? Tem como objetivo geral, analisar as formas de implantação de tachas na sinalização horizontal de bordo nas rodovias federais BR-010/TO, BR-153/TO e BR-235/TO, com a finalidade de identificar qual a forma adequada de instalação. A pesquisa classifica-se, como aplicada, qualitativa, exploratória, explicativa e pesquisa bibliográfica. Por meio de questionários encaminhados aos fiscais do Programa BR-LEGAL e das empresas contratadas, entrevistas face a face com os mesmos e por meio de observação foi verificado se a instalação de tachas na sinalização horizontal de bordo estava em conformidade com o Manual do Programa BR-LEGAL. Após a análise das respostas foram identificados 3 tipos de implantação de tachas de bordo: tachas de bordo a 10cm da sinalização horizontal, tachas de bordo sobre a sinalização horizontal e tachas bordo a 30 cm da sinalização horizontal. Concluiu-se que onde o traçado e geometria da rodovia permitem, são seguidos os padrões do Programa para instalação de tachas de bordo, para a instalação de tachas sobre a sinalização horizontal, ao realizar as visitas de campo e ao entrevistar os fiscais dos contratos, embora a instalação da tacha de bordo sobre a sinalização horizontal não seja recomendada pelo guia do BR-LEGAL, que se mostrou eficaz, embora possa ser um problema no caso de uma nova sinalização, onde a tacha seria apagada pela pintura, com inovação dos contratos do Programa.The present work deals with horizontal road marking on the highways of the state of Tocantins, more specifically on the implantation of the pavement marking type. Therefore, the following research question could be made: how is the implementation of pavement marking done in the horizontal road marking on federal highways, under the jurisdiction of SR / TO? It has as its general objective, to analyze the ways of pavement marking implantation in horizontal road marking on federal highways BR-010 / TO, BR-153 / TO and BR-235 / TO, in order to identify the appropriate form of installation. The research is classified as applied, qualitative, exploratory, explanatory and bibliographic research. Through questionnaires sent to the inspectors of the BR-LEGAL Program and contracted companies, face-to-face interviews with them and also through observation, it was verified whether the pavement marking installation in horizontal road marking was in compliance with the Manual of the BR-LEGAL Program. After analyzing the answers, three types of pavement marking implantation were identified: pavement marking at 10cm from horizontal signaling, pavement marking on horizontal signaling and pavement marking at 30cm from horizontal signaling. It was concluded that where the outline and geometry of the highway allows, the standards of the Program are followed for the installation of pavement marking, for the installation of pavement marking on the horizontal signaling, when making the field visits and when interviewing the contract inspectors, although the installation of the pavement marking on the horizontal signaling is not recommended by the BR-LEGAL guide, which proved to be effective, even though it could be a problem in the case of new signaling where the pavement marking would be erased by the painting, with the innovation of the Program contracts.Brasília,DFFranzoni, Ana Maria BencciveniUniversidade Federal de Santa CatarinaMurakami, André Massaru2017-08-22T00:19:05Z2017-08-22T00:19:05Z2017-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178570porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-22T00:19:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178570Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-22T00:19:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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