O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Mariah Wanderley Lins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225359
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os impactos do posicionamento político de marcas (tentativa de criação de superioridade de marca na mente dos clientes a partir da associação à valores que estão relacionados a orientações políticas) no comportamento do consumidor, mais especificamente em sua atitude em relação à marca e percepção de autenticidade de marca. O método utilizado foi uma pesquisa experimental, dividida entre as fases de pré-teste e estudo final, ambos aplicados on-line. Os resultados demonstraram que o posicionamento político de esquerda é avaliado de forma mais positiva do que o posicionamento de direita e o posicionamento neutro, inclusive considerando o posicionamento político do respondente. Para este estudo, os resultados ainda demonstraram que o indivíduo autodeclarado de esquerda possui uma rejeição consideravelmente alta com relação a um posicionamento político de marca contrário ao seu. Já os indivíduos de direita e os considerados neutros avaliaram positivamente todas as manipulações de posicionamento de marca. A importância deste estudo e suas conclusões relacionam-se ao mercado cada vez mais competitivo, líquido e polarizado politicamente. As conclusões deste estudo podem ajudar a esclarecer caminhos para profissionais de marketing na escolha de suas estratégias de diferenciação da concorrência e aproximação com o consumidor.
id UFRGS-2_3acb93f0ad257f28ff58c6fb8b8da462
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225359
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pacheco, Mariah Wanderley LinsNicolao, Leonardo2021-08-10T04:31:16Z2020http://hdl.handle.net/10183/225359001129536Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os impactos do posicionamento político de marcas (tentativa de criação de superioridade de marca na mente dos clientes a partir da associação à valores que estão relacionados a orientações políticas) no comportamento do consumidor, mais especificamente em sua atitude em relação à marca e percepção de autenticidade de marca. O método utilizado foi uma pesquisa experimental, dividida entre as fases de pré-teste e estudo final, ambos aplicados on-line. Os resultados demonstraram que o posicionamento político de esquerda é avaliado de forma mais positiva do que o posicionamento de direita e o posicionamento neutro, inclusive considerando o posicionamento político do respondente. Para este estudo, os resultados ainda demonstraram que o indivíduo autodeclarado de esquerda possui uma rejeição consideravelmente alta com relação a um posicionamento político de marca contrário ao seu. Já os indivíduos de direita e os considerados neutros avaliaram positivamente todas as manipulações de posicionamento de marca. A importância deste estudo e suas conclusões relacionam-se ao mercado cada vez mais competitivo, líquido e polarizado politicamente. As conclusões deste estudo podem ajudar a esclarecer caminhos para profissionais de marketing na escolha de suas estratégias de diferenciação da concorrência e aproximação com o consumidor.This course conclusion work aims to identify the impacts of the political positioning of brands (attempt to create brand superiority in customers’ minds by the association with values related to political guidelines) on consumer behavior, more specifically their attitude towards the brand and perception of brand authenticity. The method used was an experimental research, divided between pre-test and final study phases, both applied online. The results showed that the left political positioning was evaluated in more positive way than the right positioning and the neutral positioning, even considering the respondent's political orientation. For this study, the results also demonstrated that the self-declared left side individuals have a considerably high rejection regarding the political positioning of the brand contrary to his. Right-wing individuals and those considered neutrals, positively evaluated all manipulations of brand positioning. The importance of this study and its conclusions are related to the increasingly competitive, liquid and politically polarized market. The conclusions of this study can help to clarify ways for marketers to choose their strategies to differentiate themselves from the competition and get closer to the consumer.application/pdfporMarcas comerciaisPolíticaComportamento do consumidorMarketingBrand authenticityBrand identityBrand positioningConsumer atitudeConsumer behaviorDifferentiation strategyO impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129536.pdf.txt001129536.pdf.txtExtracted Texttext/plain142061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225359/2/001129536.pdf.txtea7bb5f7746ebcaa72bd245463542a3bMD52ORIGINAL001129536.pdfTexto completoapplication/pdf799103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225359/1/001129536.pdf3c15cafdbefd3b2fefb95f4be8b85e54MD5110183/2253592023-04-29 03:48:27.545658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225359Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T06:48:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
title O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
spellingShingle O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
Pacheco, Mariah Wanderley Lins
Marcas comerciais
Política
Comportamento do consumidor
Marketing
Brand authenticity
Brand identity
Brand positioning
Consumer atitude
Consumer behavior
Differentiation strategy
title_short O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
title_full O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
title_fullStr O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
title_full_unstemmed O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
title_sort O impacto do posicionamento político de marcas na atitude do consumidor e percepção de autenticidade
author Pacheco, Mariah Wanderley Lins
author_facet Pacheco, Mariah Wanderley Lins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Mariah Wanderley Lins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolao, Leonardo
contributor_str_mv Nicolao, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas comerciais
Política
Comportamento do consumidor
Marketing
topic Marcas comerciais
Política
Comportamento do consumidor
Marketing
Brand authenticity
Brand identity
Brand positioning
Consumer atitude
Consumer behavior
Differentiation strategy
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand authenticity
Brand identity
Brand positioning
Consumer atitude
Consumer behavior
Differentiation strategy
description Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os impactos do posicionamento político de marcas (tentativa de criação de superioridade de marca na mente dos clientes a partir da associação à valores que estão relacionados a orientações políticas) no comportamento do consumidor, mais especificamente em sua atitude em relação à marca e percepção de autenticidade de marca. O método utilizado foi uma pesquisa experimental, dividida entre as fases de pré-teste e estudo final, ambos aplicados on-line. Os resultados demonstraram que o posicionamento político de esquerda é avaliado de forma mais positiva do que o posicionamento de direita e o posicionamento neutro, inclusive considerando o posicionamento político do respondente. Para este estudo, os resultados ainda demonstraram que o indivíduo autodeclarado de esquerda possui uma rejeição consideravelmente alta com relação a um posicionamento político de marca contrário ao seu. Já os indivíduos de direita e os considerados neutros avaliaram positivamente todas as manipulações de posicionamento de marca. A importância deste estudo e suas conclusões relacionam-se ao mercado cada vez mais competitivo, líquido e polarizado politicamente. As conclusões deste estudo podem ajudar a esclarecer caminhos para profissionais de marketing na escolha de suas estratégias de diferenciação da concorrência e aproximação com o consumidor.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225359
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129536
url http://hdl.handle.net/10183/225359
identifier_str_mv 001129536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225359/2/001129536.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225359/1/001129536.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea7bb5f7746ebcaa72bd245463542a3b
3c15cafdbefd3b2fefb95f4be8b85e54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447280234266624