A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Giani Mari da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116610
Resumo: Este estudo tem como tema central a sociabilidade entre os jovens e suas manifestações violentas na escola. A violência é um dos problemas sociais que mais preocupa a sociedade brasileira, principalmente quando inserida na escola. Este não é um fenômeno recente, mas vem gerando angústia e medo à sociedade pelas formas como acontece que envolvem pessoas cada vez mais jovens seja como vítimas ou agressores. Nessa perspectiva, a escola deixa de ser percebida como um espaço seguro, que visa à socialização mediante atitudes de respeito, amizade, e integração, para ser cenário de diversas violências, nas suas mais variadas formas, desde simbólica, verbal a física; este é um fenômeno social de significado e relevância para o estudo em questão. No esforço de construção da categoria sociabilidade violento na escola, a presente análise orientou-se pela seguinte indagação central: Como se constrói uma sociabilidade violenta no espaço escolar? Como hipótese norteadora da investigação, tem-se que as relações de poder entre os grupos e de marcar território tendem a levar à violência na sociabilidade entre os jovens no espaço escolar, desde que se conjugando, de forma complexa e indeterminada, com pais descomprometidos ou ausentes em relação aos filhos e com escolas pouco equipadas para operar com vulnerabilidades diversas e demandas de inclusão crescentes e socialmente legítimas. Em termos teóricos, o estudo fundamenta-se nos conceitos de violência e de sociabilidade, tentando captar combinações difusas entre diferentes fatores que concorrem para expressões contextuais de sociabilidade violenta entre jovens na escola. Em termos empíricos, a pesquisa recorre ao caso de uma escola da rede Estadual de ensino, situada na zona norte de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_3ad04fd777312c1b196c5192ddd38a0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116610
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Giani Mari da SilvaGarcia, Sandro Ruduit2015-05-19T02:01:04Z2014http://hdl.handle.net/10183/116610000966348Este estudo tem como tema central a sociabilidade entre os jovens e suas manifestações violentas na escola. A violência é um dos problemas sociais que mais preocupa a sociedade brasileira, principalmente quando inserida na escola. Este não é um fenômeno recente, mas vem gerando angústia e medo à sociedade pelas formas como acontece que envolvem pessoas cada vez mais jovens seja como vítimas ou agressores. Nessa perspectiva, a escola deixa de ser percebida como um espaço seguro, que visa à socialização mediante atitudes de respeito, amizade, e integração, para ser cenário de diversas violências, nas suas mais variadas formas, desde simbólica, verbal a física; este é um fenômeno social de significado e relevância para o estudo em questão. No esforço de construção da categoria sociabilidade violento na escola, a presente análise orientou-se pela seguinte indagação central: Como se constrói uma sociabilidade violenta no espaço escolar? Como hipótese norteadora da investigação, tem-se que as relações de poder entre os grupos e de marcar território tendem a levar à violência na sociabilidade entre os jovens no espaço escolar, desde que se conjugando, de forma complexa e indeterminada, com pais descomprometidos ou ausentes em relação aos filhos e com escolas pouco equipadas para operar com vulnerabilidades diversas e demandas de inclusão crescentes e socialmente legítimas. Em termos teóricos, o estudo fundamenta-se nos conceitos de violência e de sociabilidade, tentando captar combinações difusas entre diferentes fatores que concorrem para expressões contextuais de sociabilidade violenta entre jovens na escola. Em termos empíricos, a pesquisa recorre ao caso de uma escola da rede Estadual de ensino, situada na zona norte de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.This study is focused on sociability among young people and their violent demonstrations in school. Violence is one of the greatest concern problems for Brazilian society, especially when inserted in school. This is not a recent phenomenon, but has generated anxiety and fear to society by the ways people are involving more and more young people, either as victims or perpetrators. In this perspective, the school is no longer perceived as a safe space, which aims to socialization attitudes of respect, friendship and integration, to be the scene of violence in its various forms, from symbolic, physical verbal; this is a social phenomenon of meaning and relevance to the study. In an effort to build violent sociability category at school, this review was guided by the following central question: How do you build a violent sociability at school? The guiding hypothesis of the research, has that power relations between groups and territory brand tend to lead to violence in sociability among young people in school, since it is the combination, complex and indeterminate, with not involved or absent parents towards children, and few schools equipped to operate with multiple vulnerabilities and increasing demands for socially legitimate inclusion. Theoretically, the study is based on the concepts of violence and sociability, trying to capture diffuse combinations of different factors that contribute to contextual expressions of violent sociability among young people in school. Empirically, the research refers to the case of a network of primary and secondary schools of the state, located in the north of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul.application/pdfporViolência escolarSociabilidadePorto Alegre (RS)Sociologia da educaçãoSchool violenceSociability and socializationDominant groupsA violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966348.pdf000966348.pdfTexto completoapplication/pdf2571485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116610/1/000966348.pdfba001ab65978e77933386e1ab8be22e0MD51TEXT000966348.pdf.txt000966348.pdf.txtExtracted Texttext/plain215855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116610/2/000966348.pdf.txt2ef79b37545e96941f1407a107b204a9MD52THUMBNAIL000966348.pdf.jpg000966348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116610/3/000966348.pdf.jpgb2e69d58730d5afa833a065b79d52041MD5310183/1166102022-08-06 04:54:58.953701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
title A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
spellingShingle A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
Nunes, Giani Mari da Silva
Violência escolar
Sociabilidade
Porto Alegre (RS)
Sociologia da educação
School violence
Sociability and socialization
Dominant groups
title_short A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
title_full A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
title_fullStr A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
title_full_unstemmed A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
title_sort A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
author Nunes, Giani Mari da Silva
author_facet Nunes, Giani Mari da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Giani Mari da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Sandro Ruduit
contributor_str_mv Garcia, Sandro Ruduit
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Sociabilidade
Porto Alegre (RS)
Sociologia da educação
topic Violência escolar
Sociabilidade
Porto Alegre (RS)
Sociologia da educação
School violence
Sociability and socialization
Dominant groups
dc.subject.eng.fl_str_mv School violence
Sociability and socialization
Dominant groups
description Este estudo tem como tema central a sociabilidade entre os jovens e suas manifestações violentas na escola. A violência é um dos problemas sociais que mais preocupa a sociedade brasileira, principalmente quando inserida na escola. Este não é um fenômeno recente, mas vem gerando angústia e medo à sociedade pelas formas como acontece que envolvem pessoas cada vez mais jovens seja como vítimas ou agressores. Nessa perspectiva, a escola deixa de ser percebida como um espaço seguro, que visa à socialização mediante atitudes de respeito, amizade, e integração, para ser cenário de diversas violências, nas suas mais variadas formas, desde simbólica, verbal a física; este é um fenômeno social de significado e relevância para o estudo em questão. No esforço de construção da categoria sociabilidade violento na escola, a presente análise orientou-se pela seguinte indagação central: Como se constrói uma sociabilidade violenta no espaço escolar? Como hipótese norteadora da investigação, tem-se que as relações de poder entre os grupos e de marcar território tendem a levar à violência na sociabilidade entre os jovens no espaço escolar, desde que se conjugando, de forma complexa e indeterminada, com pais descomprometidos ou ausentes em relação aos filhos e com escolas pouco equipadas para operar com vulnerabilidades diversas e demandas de inclusão crescentes e socialmente legítimas. Em termos teóricos, o estudo fundamenta-se nos conceitos de violência e de sociabilidade, tentando captar combinações difusas entre diferentes fatores que concorrem para expressões contextuais de sociabilidade violenta entre jovens na escola. Em termos empíricos, a pesquisa recorre ao caso de uma escola da rede Estadual de ensino, situada na zona norte de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-19T02:01:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966348
url http://hdl.handle.net/10183/116610
identifier_str_mv 000966348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116610/1/000966348.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116610/2/000966348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116610/3/000966348.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba001ab65978e77933386e1ab8be22e0
2ef79b37545e96941f1407a107b204a9
b2e69d58730d5afa833a065b79d52041
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447148619104256