O processo de formação da consciência em Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Letícia Bastos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115810
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA EM FREIRE tem como objetivo compreender as características dos níveis de consciência e seu processo de transformação na obra freireana. Para melhor aprofundamento destas características teve-se como ponto de partida os conceitos de homem e cultura em Freire, compreendendo que estes são fundamentais para elaboração quanto à consciência em Freire. Foram realizadas leitura e análise de quatro obras, tais como: Educação como prática da liberdade; Extensão ou comunicação?; Pedagogia do oprimido e Conscientização, sendo a primeira a referência principal. Nesse processo, foram levantados os elementos que dão unidade e coerência ao pensamento freireano sobre a questão da formação da consciência. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento sobre a pedagogia freireana em sua matriz crítico-problematizadora. A autora entende que as conclusões deste estudo referem-se a um determinado período de elaboração da obra freireana. Pois, nos anos 80 e, principalmente nos escritos dos anos 90, Paulo Freire redimensiona suas propostas dialogando com o contexto da redemocratização na América Latina e da análise crítica da globalização neoliberal. Conclui-se que o estudo e a apreensão da realidade e da consciência em seus movimentos são fundamentais para a intervenção do educador crítico em seu papel de liderança e atuação política, pois a educação segundo Freire jamais será neutra.
id UFRGS-2_6fb07f2b6c5ce6b2c7de5823d8ab06f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115810
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Letícia BastosZitkoski, Jaime José2015-05-05T01:58:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/115810000953823Este trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA EM FREIRE tem como objetivo compreender as características dos níveis de consciência e seu processo de transformação na obra freireana. Para melhor aprofundamento destas características teve-se como ponto de partida os conceitos de homem e cultura em Freire, compreendendo que estes são fundamentais para elaboração quanto à consciência em Freire. Foram realizadas leitura e análise de quatro obras, tais como: Educação como prática da liberdade; Extensão ou comunicação?; Pedagogia do oprimido e Conscientização, sendo a primeira a referência principal. Nesse processo, foram levantados os elementos que dão unidade e coerência ao pensamento freireano sobre a questão da formação da consciência. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento sobre a pedagogia freireana em sua matriz crítico-problematizadora. A autora entende que as conclusões deste estudo referem-se a um determinado período de elaboração da obra freireana. Pois, nos anos 80 e, principalmente nos escritos dos anos 90, Paulo Freire redimensiona suas propostas dialogando com o contexto da redemocratização na América Latina e da análise crítica da globalização neoliberal. Conclui-se que o estudo e a apreensão da realidade e da consciência em seus movimentos são fundamentais para a intervenção do educador crítico em seu papel de liderança e atuação política, pois a educação segundo Freire jamais será neutra.application/pdfporFreire, Paulo 1921-1997.PedagogiaConscientizaçãoO processo de formação da consciência em Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953823.pdf000953823.pdfTexto completoapplication/pdf504235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/1/000953823.pdfe7cd41b161202589b6834dcb6425a009MD51TEXT000953823.pdf.txt000953823.pdf.txtExtracted Texttext/plain97867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/2/000953823.pdf.txt74ee11d8472ddaa4d74349a3249ebc7dMD52THUMBNAIL000953823.pdf.jpg000953823.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/3/000953823.pdf.jpgda0a2b5aef563cc874d6109ba151006bMD5310183/1158102018-10-22 07:38:54.177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de formação da consciência em Paulo Freire
title O processo de formação da consciência em Paulo Freire
spellingShingle O processo de formação da consciência em Paulo Freire
Mendes, Letícia Bastos
Freire, Paulo 1921-1997.
Pedagogia
Conscientização
title_short O processo de formação da consciência em Paulo Freire
title_full O processo de formação da consciência em Paulo Freire
title_fullStr O processo de formação da consciência em Paulo Freire
title_full_unstemmed O processo de formação da consciência em Paulo Freire
title_sort O processo de formação da consciência em Paulo Freire
author Mendes, Letícia Bastos
author_facet Mendes, Letícia Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Letícia Bastos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime José
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo 1921-1997.
Pedagogia
Conscientização
topic Freire, Paulo 1921-1997.
Pedagogia
Conscientização
description Este trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA EM FREIRE tem como objetivo compreender as características dos níveis de consciência e seu processo de transformação na obra freireana. Para melhor aprofundamento destas características teve-se como ponto de partida os conceitos de homem e cultura em Freire, compreendendo que estes são fundamentais para elaboração quanto à consciência em Freire. Foram realizadas leitura e análise de quatro obras, tais como: Educação como prática da liberdade; Extensão ou comunicação?; Pedagogia do oprimido e Conscientização, sendo a primeira a referência principal. Nesse processo, foram levantados os elementos que dão unidade e coerência ao pensamento freireano sobre a questão da formação da consciência. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento sobre a pedagogia freireana em sua matriz crítico-problematizadora. A autora entende que as conclusões deste estudo referem-se a um determinado período de elaboração da obra freireana. Pois, nos anos 80 e, principalmente nos escritos dos anos 90, Paulo Freire redimensiona suas propostas dialogando com o contexto da redemocratização na América Latina e da análise crítica da globalização neoliberal. Conclui-se que o estudo e a apreensão da realidade e da consciência em seus movimentos são fundamentais para a intervenção do educador crítico em seu papel de liderança e atuação política, pois a educação segundo Freire jamais será neutra.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115810
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953823
url http://hdl.handle.net/10183/115810
identifier_str_mv 000953823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/1/000953823.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/2/000953823.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115810/3/000953823.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7cd41b161202589b6834dcb6425a009
74ee11d8472ddaa4d74349a3249ebc7d
da0a2b5aef563cc874d6109ba151006b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483986472960