Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232010 |
Resumo: | O presente texto parte de compreensões e chaves de leituras discutidas na dissertação de mestrado apresentada junto ao POSGEA (em Julho/19). Guiando-se a partir de leituras e de vivências da sala de aula, a ideia central do texto é compartilhar ideias que foram surgindo e amparando um professor na conquista de uma carreira docente mais tranquila. Reflete sobre a crença de que valer-se de vivências para perceber dificuldades e para reconhecer e desenvolver habilidades é uma forma de evoluir como ser humano e como professor. Nesse sentido, aponta para a importância da subjetividade docente no que toca a expressividade do professor na construção de currículos e aulas. Também reflete sobre o campo afetivo que é a sala de aula e fala da transferência como um dos objetivos primeiros de um professor |
id |
UFRGS-2_3b50457f4ff651fb03db568ffbd121f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232010 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Felipe Velho AzevedoKaercher, Nestor André2021-11-19T04:34:22Z2021http://hdl.handle.net/10183/232010001133583O presente texto parte de compreensões e chaves de leituras discutidas na dissertação de mestrado apresentada junto ao POSGEA (em Julho/19). Guiando-se a partir de leituras e de vivências da sala de aula, a ideia central do texto é compartilhar ideias que foram surgindo e amparando um professor na conquista de uma carreira docente mais tranquila. Reflete sobre a crença de que valer-se de vivências para perceber dificuldades e para reconhecer e desenvolver habilidades é uma forma de evoluir como ser humano e como professor. Nesse sentido, aponta para a importância da subjetividade docente no que toca a expressividade do professor na construção de currículos e aulas. Também reflete sobre o campo afetivo que é a sala de aula e fala da transferência como um dos objetivos primeiros de um professorThe present text originates from comprehensions and reading Keys approached in the Master´s thesis presented at POSGEA (in July 2019). Being guided from readings and classroom experiences, the central idea in the text is to share ideas that came along supporting a teacher to achieve a more peaceful carrer. It reflects about belief that taking advantage of experiences of perceive difficulties and to recognize and develop abilities is a way toevolve as a human being and as a teacher. In that sense, it points towards the importance of teaching subjectivity regarding the teacher´s expressiveness in the construction of learning programs and classes. It also reflects about the affective field that is the classroom and refers transfer as one of the primary goals.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [189]-200Formação de professoresSubjetividadePsicanáliseTeaching subjectivityTransferExpressivenessPsychoanalysisDa busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educaçãoFrom search ingcertainty to accepting doubt : a bridge betweente aching geography and psycho analysisand educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133583.pdf.txt001133583.pdf.txtExtracted Texttext/plain34840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/2/001133583.pdf.txt1b120c25f5ef71f016e371f681ba0466MD52ORIGINAL001133583.pdfCapítulo 10application/pdf1064944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/1/001133583.pdf544c495a74660f7603ad688a017e5b18MD5110183/2320102021-11-20 05:45:56.405516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232010Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From search ingcertainty to accepting doubt : a bridge betweente aching geography and psycho analysisand education |
title |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação |
spellingShingle |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação Costa, Felipe Velho Azevedo Formação de professores Subjetividade Psicanálise Teaching subjectivity Transfer Expressiveness Psychoanalysis |
title_short |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação |
title_full |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação |
title_fullStr |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação |
title_full_unstemmed |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação |
title_sort |
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação |
author |
Costa, Felipe Velho Azevedo |
author_facet |
Costa, Felipe Velho Azevedo Kaercher, Nestor André |
author_role |
author |
author2 |
Kaercher, Nestor André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Felipe Velho Azevedo Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Subjetividade Psicanálise |
topic |
Formação de professores Subjetividade Psicanálise Teaching subjectivity Transfer Expressiveness Psychoanalysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching subjectivity Transfer Expressiveness Psychoanalysis |
description |
O presente texto parte de compreensões e chaves de leituras discutidas na dissertação de mestrado apresentada junto ao POSGEA (em Julho/19). Guiando-se a partir de leituras e de vivências da sala de aula, a ideia central do texto é compartilhar ideias que foram surgindo e amparando um professor na conquista de uma carreira docente mais tranquila. Reflete sobre a crença de que valer-se de vivências para perceber dificuldades e para reconhecer e desenvolver habilidades é uma forma de evoluir como ser humano e como professor. Nesse sentido, aponta para a importância da subjetividade docente no que toca a expressividade do professor na construção de currículos e aulas. Também reflete sobre o campo afetivo que é a sala de aula e fala da transferência como um dos objetivos primeiros de um professor |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:34:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232010 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133583 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232010 |
identifier_str_mv |
001133583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [189]-200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/2/001133583.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/1/001133583.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b120c25f5ef71f016e371f681ba0466 544c495a74660f7603ad688a017e5b18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225042822955008 |