Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Felipe Velho Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232010
Resumo: O presente texto parte de compreensões e chaves de leituras discutidas na dissertação de mestrado apresentada junto ao POSGEA (em Julho/19). Guiando-se a partir de leituras e de vivências da sala de aula, a ideia central do texto é compartilhar ideias que foram surgindo e amparando um professor na conquista de uma carreira docente mais tranquila. Reflete sobre a crença de que valer-se de vivências para perceber dificuldades e para reconhecer e desenvolver habilidades é uma forma de evoluir como ser humano e como professor. Nesse sentido, aponta para a importância da subjetividade docente no que toca a expressividade do professor na construção de currículos e aulas. Também reflete sobre o campo afetivo que é a sala de aula e fala da transferência como um dos objetivos primeiros de um professor
id UFRGS-2_3b50457f4ff651fb03db568ffbd121f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232010
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Felipe Velho AzevedoKaercher, Nestor André2021-11-19T04:34:22Z2021http://hdl.handle.net/10183/232010001133583O presente texto parte de compreensões e chaves de leituras discutidas na dissertação de mestrado apresentada junto ao POSGEA (em Julho/19). Guiando-se a partir de leituras e de vivências da sala de aula, a ideia central do texto é compartilhar ideias que foram surgindo e amparando um professor na conquista de uma carreira docente mais tranquila. Reflete sobre a crença de que valer-se de vivências para perceber dificuldades e para reconhecer e desenvolver habilidades é uma forma de evoluir como ser humano e como professor. Nesse sentido, aponta para a importância da subjetividade docente no que toca a expressividade do professor na construção de currículos e aulas. Também reflete sobre o campo afetivo que é a sala de aula e fala da transferência como um dos objetivos primeiros de um professorThe present text originates from comprehensions and reading Keys approached in the Master´s thesis presented at POSGEA (in July 2019). Being guided from readings and classroom experiences, the central idea in the text is to share ideas that came along supporting a teacher to achieve a more peaceful carrer. It reflects about belief that taking advantage of experiences of perceive difficulties and to recognize and develop abilities is a way toevolve as a human being and as a teacher. In that sense, it points towards the importance of teaching subjectivity regarding the teacher´s expressiveness in the construction of learning programs and classes. It also reflects about the affective field that is the classroom and refers transfer as one of the primary goals.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [189]-200Formação de professoresSubjetividadePsicanáliseTeaching subjectivityTransferExpressivenessPsychoanalysisDa busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educaçãoFrom search ingcertainty to accepting doubt : a bridge betweente aching geography and psycho analysisand educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133583.pdf.txt001133583.pdf.txtExtracted Texttext/plain34840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/2/001133583.pdf.txt1b120c25f5ef71f016e371f681ba0466MD52ORIGINAL001133583.pdfCapítulo 10application/pdf1064944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/1/001133583.pdf544c495a74660f7603ad688a017e5b18MD5110183/2320102021-11-20 05:45:56.405516oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232010Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From search ingcertainty to accepting doubt : a bridge betweente aching geography and psycho analysisand education
title Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
spellingShingle Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
Costa, Felipe Velho Azevedo
Formação de professores
Subjetividade
Psicanálise
Teaching subjectivity
Transfer
Expressiveness
Psychoanalysis
title_short Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
title_full Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
title_fullStr Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
title_full_unstemmed Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
title_sort Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
author Costa, Felipe Velho Azevedo
author_facet Costa, Felipe Velho Azevedo
Kaercher, Nestor André
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Felipe Velho Azevedo
Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Subjetividade
Psicanálise
topic Formação de professores
Subjetividade
Psicanálise
Teaching subjectivity
Transfer
Expressiveness
Psychoanalysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching subjectivity
Transfer
Expressiveness
Psychoanalysis
description O presente texto parte de compreensões e chaves de leituras discutidas na dissertação de mestrado apresentada junto ao POSGEA (em Julho/19). Guiando-se a partir de leituras e de vivências da sala de aula, a ideia central do texto é compartilhar ideias que foram surgindo e amparando um professor na conquista de uma carreira docente mais tranquila. Reflete sobre a crença de que valer-se de vivências para perceber dificuldades e para reconhecer e desenvolver habilidades é uma forma de evoluir como ser humano e como professor. Nesse sentido, aponta para a importância da subjetividade docente no que toca a expressividade do professor na construção de currículos e aulas. Também reflete sobre o campo afetivo que é a sala de aula e fala da transferência como um dos objetivos primeiros de um professor
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:34:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232010
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133583
url http://hdl.handle.net/10183/232010
identifier_str_mv 001133583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [189]-200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/2/001133583.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232010/1/001133583.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b120c25f5ef71f016e371f681ba0466
544c495a74660f7603ad688a017e5b18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042822955008