Implicações da opção do aluno no vestibular unificado da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1980 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234440 |
Resumo: | O presente trabalho, após realizar uma análise da evolução do vestibular no Brasil e na UFRGS, apresenta, basicamente, algumas ocorrências na UFRGS (transferências internas, cancelamento de disciplinas, trancamento de matrícula, abandono de curso e realização de novo vestibular) relacionando-as com as quatro áreas de conhecimento (Área 1: Ciências Exatas e Tecnologia: Área 2: Ciências Biológicas; Área 3: Filosofia e Ciências do Homem; Área 4: Letras e Artes) e com a opção de curso manifestada pelo aluno no ato de matrícula. Envolvendo 9469 universitários ingressos no período 1974-1978 e incluindo todos os cursos das quatro áreas de conhecimento referidas, o trabalho mostra, em síntese, que: (1) proporcionalmente aos ingressos por opção, os de 2a e 3a opção e outras apresentam percentuais mais elevados nas ocorrências de solicitação de transferência interna, abandono de curso e realização de novo vestibular; (2) proporcionalmente às perspectivas áreas, são as áreas 3 e 4 que possuem maior percentagem de solicitação de transferência de curso, trancamento de matrícula e abandono de curso; (3) independentemente da opção de ingresso, os cursos mais procurados para um segundo vestibular se encontram, na área 1 e os menos procurados na área 4. |
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Santarosa, Lucila Maria CostiPrado, Zenia Raupp do2022-01-26T04:41:31Z19800100-3143http://hdl.handle.net/10183/234440000065876O presente trabalho, após realizar uma análise da evolução do vestibular no Brasil e na UFRGS, apresenta, basicamente, algumas ocorrências na UFRGS (transferências internas, cancelamento de disciplinas, trancamento de matrícula, abandono de curso e realização de novo vestibular) relacionando-as com as quatro áreas de conhecimento (Área 1: Ciências Exatas e Tecnologia: Área 2: Ciências Biológicas; Área 3: Filosofia e Ciências do Homem; Área 4: Letras e Artes) e com a opção de curso manifestada pelo aluno no ato de matrícula. Envolvendo 9469 universitários ingressos no período 1974-1978 e incluindo todos os cursos das quatro áreas de conhecimento referidas, o trabalho mostra, em síntese, que: (1) proporcionalmente aos ingressos por opção, os de 2a e 3a opção e outras apresentam percentuais mais elevados nas ocorrências de solicitação de transferência interna, abandono de curso e realização de novo vestibular; (2) proporcionalmente às perspectivas áreas, são as áreas 3 e 4 que possuem maior percentagem de solicitação de transferência de curso, trancamento de matrícula e abandono de curso; (3) independentemente da opção de ingresso, os cursos mais procurados para um segundo vestibular se encontram, na área 1 e os menos procurados na área 4.Following a survey of the entrance examination process of development in Brazil and at the Federal University of of Rio Grande do Sul, this study assesses some events at this university such as: change of major, (course) drop-out, temporary leave, (program) drop-out, and retaking of entrance examinations, relating them to the four areas of study: Area 1 - Mathematical Scienses; Area 2 - BiologiCal Sciences; Area 3 - Humanities; Area 4 - Arts, as well as to the specific school and program at which the student enrolled. This research work, which included a population of 9,469 students entering the university from 1974 to 1978 and the four areas of study, points out that: 1) students who entered the university taking second, third or additional program options, showed a higher rate in: changing their major, (program) drop-out, retaking of entrance examination as compared to first program optión students; 2) the third and fourth areas of study presented higher rates in change of students' program, temporary leave and (program) drop-out than those in the first and second areas of study; 3) regardless of the student's school and program option when entering the university, retaking of entrance examination is more often in Area 1 and more seldom in Area 4.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 1980), p. 99-117Universidade Federal do Rio Grande do SulVestibularImplicações da opção do aluno no vestibular unificado da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065876.pdf.txt000065876.pdf.txtExtracted Texttext/plain41117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234440/2/000065876.pdf.txt0640aa68039e105b853483bfa4a2949bMD52ORIGINAL000065876.pdfTexto completoapplication/pdf446520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234440/1/000065876.pdfd8977c947b64768484ecb0c2ef0fe2d0MD5110183/2344402022-02-22 05:05:31.524766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234440Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:05:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho, após realizar uma análise da evolução do vestibular no Brasil e na UFRGS, apresenta, basicamente, algumas ocorrências na UFRGS (transferências internas, cancelamento de disciplinas, trancamento de matrícula, abandono de curso e realização de novo vestibular) relacionando-as com as quatro áreas de conhecimento (Área 1: Ciências Exatas e Tecnologia: Área 2: Ciências Biológicas; Área 3: Filosofia e Ciências do Homem; Área 4: Letras e Artes) e com a opção de curso manifestada pelo aluno no ato de matrícula. Envolvendo 9469 universitários ingressos no período 1974-1978 e incluindo todos os cursos das quatro áreas de conhecimento referidas, o trabalho mostra, em síntese, que: (1) proporcionalmente aos ingressos por opção, os de 2a e 3a opção e outras apresentam percentuais mais elevados nas ocorrências de solicitação de transferência interna, abandono de curso e realização de novo vestibular; (2) proporcionalmente às perspectivas áreas, são as áreas 3 e 4 que possuem maior percentagem de solicitação de transferência de curso, trancamento de matrícula e abandono de curso; (3) independentemente da opção de ingresso, os cursos mais procurados para um segundo vestibular se encontram, na área 1 e os menos procurados na área 4. |
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