Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Tanara Jurema de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255166
Resumo: A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da educação básica, tendo em vista que são os primeiros momentos em que a criança tem convivência em um ambiente de ensino. Logo, é um momento em que devem ser inseridos habilidades que permitam que essas crianças tenham uma noção melhor do meio onde estão inseridas, educando-as para serem cidadãs ativas, participativas e conscientes do seu papel na sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma prática relacionada à Educação Ambiental na Educação Infantil, de maneira a ressaltar a importância de se trabalhar este tema na primeira etapa da educação básica. Procurou-se responder a seguinte questão: de que modo é possível desenvolver práticas pedagógicas de Educação Ambiental em Educação Infantil? A pesquisa foi de cunho qualitativo, com uma breve revisão bibliográfica, bem como uma atividade prática-pedagógica. Conclui-se que as atividades realizadas na Educação Infantil com tema Educação Ambiental, têm grande receptividade por parte das crianças, pois as envolvem ativamente nas práticas pedagógicas e na sensibilização quanto ao Meio Ambiente.
id UFRGS-2_3bcd4264383cdad22571400554fea5eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toledo, Tanara Jurema de OliveiraSiqueira, André Boccasius2023-02-28T03:23:03Z2022http://hdl.handle.net/10183/255166001163084A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da educação básica, tendo em vista que são os primeiros momentos em que a criança tem convivência em um ambiente de ensino. Logo, é um momento em que devem ser inseridos habilidades que permitam que essas crianças tenham uma noção melhor do meio onde estão inseridas, educando-as para serem cidadãs ativas, participativas e conscientes do seu papel na sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma prática relacionada à Educação Ambiental na Educação Infantil, de maneira a ressaltar a importância de se trabalhar este tema na primeira etapa da educação básica. Procurou-se responder a seguinte questão: de que modo é possível desenvolver práticas pedagógicas de Educação Ambiental em Educação Infantil? A pesquisa foi de cunho qualitativo, com uma breve revisão bibliográfica, bem como uma atividade prática-pedagógica. Conclui-se que as atividades realizadas na Educação Infantil com tema Educação Ambiental, têm grande receptividade por parte das crianças, pois as envolvem ativamente nas práticas pedagógicas e na sensibilização quanto ao Meio Ambiente.Early childhood education is one of the most important stages of basic education, considering that it is one of the first moments in which the child has to live in a teaching environment, something totally different from what he was used to. Therefore, it is a time when knowledge must be inserted that allows these children to have a better idea of the environment in which they are inserted, educating them to be active, participative citizens, aware of their role in society. Thus, it is understood that inserting Environmental Education for the preservation of the environment in this context is of paramount importance, so that, from a young age, they are aware of the importance of preserving and conserving natural resources. The present study had the general objective of developing a practice related to Environmental Education in Early Childhood Education, in order to emphasize the importance of working on this theme in the first stage of basic education. We tried to answer the following question: how is it possible to develop pedagogical practices of Environmental Education in Early Childhood Education? The research was qualitative, with a brief bibliographic review, as well as a practical-pedagogical activity. It is concluded that the activities carried out in Early Childhood Education with the theme of Environmental Education are very receptive to children, as it actively involves them in pedagogical practices and in raising awareness about the Environment.application/pdfporCriançasSensibilizaçãoRecursos naturaisEducação ambientalChildrenAwarenessNatural resourcesEnvironmental educationEducação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163084.pdf.txt001163084.pdf.txtExtracted Texttext/plain63744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/2/001163084.pdf.txtdb836975010fb5f1f88ed21164c1e2abMD52ORIGINAL001163084.pdfTexto completoapplication/pdf482544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/1/001163084.pdf2064e8b5a03db3bb7af2f9d189a7daf1MD5110183/2551662023-03-01 03:30:48.609208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
title Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
spellingShingle Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
Toledo, Tanara Jurema de Oliveira
Crianças
Sensibilização
Recursos naturais
Educação ambiental
Children
Awareness
Natural resources
Environmental education
title_short Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
title_full Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
title_fullStr Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
title_full_unstemmed Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
title_sort Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
author Toledo, Tanara Jurema de Oliveira
author_facet Toledo, Tanara Jurema de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Tanara Jurema de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
contributor_str_mv Siqueira, André Boccasius
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Sensibilização
Recursos naturais
Educação ambiental
topic Crianças
Sensibilização
Recursos naturais
Educação ambiental
Children
Awareness
Natural resources
Environmental education
dc.subject.eng.fl_str_mv Children
Awareness
Natural resources
Environmental education
description A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da educação básica, tendo em vista que são os primeiros momentos em que a criança tem convivência em um ambiente de ensino. Logo, é um momento em que devem ser inseridos habilidades que permitam que essas crianças tenham uma noção melhor do meio onde estão inseridas, educando-as para serem cidadãs ativas, participativas e conscientes do seu papel na sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma prática relacionada à Educação Ambiental na Educação Infantil, de maneira a ressaltar a importância de se trabalhar este tema na primeira etapa da educação básica. Procurou-se responder a seguinte questão: de que modo é possível desenvolver práticas pedagógicas de Educação Ambiental em Educação Infantil? A pesquisa foi de cunho qualitativo, com uma breve revisão bibliográfica, bem como uma atividade prática-pedagógica. Conclui-se que as atividades realizadas na Educação Infantil com tema Educação Ambiental, têm grande receptividade por parte das crianças, pois as envolvem ativamente nas práticas pedagógicas e na sensibilização quanto ao Meio Ambiente.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:23:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255166
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163084
url http://hdl.handle.net/10183/255166
identifier_str_mv 001163084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/2/001163084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/1/001163084.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db836975010fb5f1f88ed21164c1e2ab
2064e8b5a03db3bb7af2f9d189a7daf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224652963446784