Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255166 |
Resumo: | A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da educação básica, tendo em vista que são os primeiros momentos em que a criança tem convivência em um ambiente de ensino. Logo, é um momento em que devem ser inseridos habilidades que permitam que essas crianças tenham uma noção melhor do meio onde estão inseridas, educando-as para serem cidadãs ativas, participativas e conscientes do seu papel na sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma prática relacionada à Educação Ambiental na Educação Infantil, de maneira a ressaltar a importância de se trabalhar este tema na primeira etapa da educação básica. Procurou-se responder a seguinte questão: de que modo é possível desenvolver práticas pedagógicas de Educação Ambiental em Educação Infantil? A pesquisa foi de cunho qualitativo, com uma breve revisão bibliográfica, bem como uma atividade prática-pedagógica. Conclui-se que as atividades realizadas na Educação Infantil com tema Educação Ambiental, têm grande receptividade por parte das crianças, pois as envolvem ativamente nas práticas pedagógicas e na sensibilização quanto ao Meio Ambiente. |
id |
UFRGS-2_3bcd4264383cdad22571400554fea5eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255166 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toledo, Tanara Jurema de OliveiraSiqueira, André Boccasius2023-02-28T03:23:03Z2022http://hdl.handle.net/10183/255166001163084A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da educação básica, tendo em vista que são os primeiros momentos em que a criança tem convivência em um ambiente de ensino. Logo, é um momento em que devem ser inseridos habilidades que permitam que essas crianças tenham uma noção melhor do meio onde estão inseridas, educando-as para serem cidadãs ativas, participativas e conscientes do seu papel na sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma prática relacionada à Educação Ambiental na Educação Infantil, de maneira a ressaltar a importância de se trabalhar este tema na primeira etapa da educação básica. Procurou-se responder a seguinte questão: de que modo é possível desenvolver práticas pedagógicas de Educação Ambiental em Educação Infantil? A pesquisa foi de cunho qualitativo, com uma breve revisão bibliográfica, bem como uma atividade prática-pedagógica. Conclui-se que as atividades realizadas na Educação Infantil com tema Educação Ambiental, têm grande receptividade por parte das crianças, pois as envolvem ativamente nas práticas pedagógicas e na sensibilização quanto ao Meio Ambiente.Early childhood education is one of the most important stages of basic education, considering that it is one of the first moments in which the child has to live in a teaching environment, something totally different from what he was used to. Therefore, it is a time when knowledge must be inserted that allows these children to have a better idea of the environment in which they are inserted, educating them to be active, participative citizens, aware of their role in society. Thus, it is understood that inserting Environmental Education for the preservation of the environment in this context is of paramount importance, so that, from a young age, they are aware of the importance of preserving and conserving natural resources. The present study had the general objective of developing a practice related to Environmental Education in Early Childhood Education, in order to emphasize the importance of working on this theme in the first stage of basic education. We tried to answer the following question: how is it possible to develop pedagogical practices of Environmental Education in Early Childhood Education? The research was qualitative, with a brief bibliographic review, as well as a practical-pedagogical activity. It is concluded that the activities carried out in Early Childhood Education with the theme of Environmental Education are very receptive to children, as it actively involves them in pedagogical practices and in raising awareness about the Environment.application/pdfporCriançasSensibilizaçãoRecursos naturaisEducação ambientalChildrenAwarenessNatural resourcesEnvironmental educationEducação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163084.pdf.txt001163084.pdf.txtExtracted Texttext/plain63744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/2/001163084.pdf.txtdb836975010fb5f1f88ed21164c1e2abMD52ORIGINAL001163084.pdfTexto completoapplication/pdf482544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/1/001163084.pdf2064e8b5a03db3bb7af2f9d189a7daf1MD5110183/2551662023-03-01 03:30:48.609208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa |
title |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa |
spellingShingle |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa Toledo, Tanara Jurema de Oliveira Crianças Sensibilização Recursos naturais Educação ambiental Children Awareness Natural resources Environmental education |
title_short |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa |
title_full |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa |
title_fullStr |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa |
title_sort |
Educação ambiental na educação infantil : reutilizaçâo de garrafas pet como prática educativa |
author |
Toledo, Tanara Jurema de Oliveira |
author_facet |
Toledo, Tanara Jurema de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Tanara Jurema de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Siqueira, André Boccasius |
contributor_str_mv |
Siqueira, André Boccasius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Sensibilização Recursos naturais Educação ambiental |
topic |
Crianças Sensibilização Recursos naturais Educação ambiental Children Awareness Natural resources Environmental education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children Awareness Natural resources Environmental education |
description |
A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da educação básica, tendo em vista que são os primeiros momentos em que a criança tem convivência em um ambiente de ensino. Logo, é um momento em que devem ser inseridos habilidades que permitam que essas crianças tenham uma noção melhor do meio onde estão inseridas, educando-as para serem cidadãs ativas, participativas e conscientes do seu papel na sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver uma prática relacionada à Educação Ambiental na Educação Infantil, de maneira a ressaltar a importância de se trabalhar este tema na primeira etapa da educação básica. Procurou-se responder a seguinte questão: de que modo é possível desenvolver práticas pedagógicas de Educação Ambiental em Educação Infantil? A pesquisa foi de cunho qualitativo, com uma breve revisão bibliográfica, bem como uma atividade prática-pedagógica. Conclui-se que as atividades realizadas na Educação Infantil com tema Educação Ambiental, têm grande receptividade por parte das crianças, pois as envolvem ativamente nas práticas pedagógicas e na sensibilização quanto ao Meio Ambiente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:23:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255166 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255166 |
identifier_str_mv |
001163084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/2/001163084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255166/1/001163084.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db836975010fb5f1f88ed21164c1e2ab 2064e8b5a03db3bb7af2f9d189a7daf1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224652963446784 |