Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Caroline Cristiano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115789
Resumo: O trabalho inscreve-se no campo temático das políticas educacionais, e tem como objetivo discutir a participação e a autonomia da instituição escola nos processos de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul (SEAP/RS). O SEAP/RS é desenvolvido na rede estadual de ensino desde 2011 e foi instituído como programa pelo Decreto nº 48.744/2011. Abrange a elaboração de diagnósticos institucionais qualitativos, de forma participativa, pelas três instâncias da rede estadual – escolas, coordenadorias regionais de educação e órgão central da Secretaria Estadual de Educação. Este estudo, articulado com uma pesquisa mais ampla, de avaliação do SEAP/RS, foca a participação das instituições escolares na política. Foi realizada análise documental de dados da formulação do SEAP e de conteúdos de entrevistas com atores políticos importantes do processo de formulação da política. O trabalho também contou com estudo dos conceitos de autonomia, participação, gestão democrática escolar, políticas públicas e políticas educacionais. Foi constatado que não houve participação dos atores escolares nas formulações do SEAP e, diante disso, a investigação possibilitou uma reflexão teórica sobre os limites da participação das escolas na formulação de uma política educacional voltada aos seus interesses, bem como sobre desafios da formulação de uma política educacional dentro do sistema político, seus tempos e urgências diante das demandas sociais.
id UFRGS-2_3bd310b9e5c37c805f4f3cca35e9ca8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115789
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, Caroline CristianoFarenzena, Nalú2015-05-05T01:58:28Z2014http://hdl.handle.net/10183/115789000965067O trabalho inscreve-se no campo temático das políticas educacionais, e tem como objetivo discutir a participação e a autonomia da instituição escola nos processos de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul (SEAP/RS). O SEAP/RS é desenvolvido na rede estadual de ensino desde 2011 e foi instituído como programa pelo Decreto nº 48.744/2011. Abrange a elaboração de diagnósticos institucionais qualitativos, de forma participativa, pelas três instâncias da rede estadual – escolas, coordenadorias regionais de educação e órgão central da Secretaria Estadual de Educação. Este estudo, articulado com uma pesquisa mais ampla, de avaliação do SEAP/RS, foca a participação das instituições escolares na política. Foi realizada análise documental de dados da formulação do SEAP e de conteúdos de entrevistas com atores políticos importantes do processo de formulação da política. O trabalho também contou com estudo dos conceitos de autonomia, participação, gestão democrática escolar, políticas públicas e políticas educacionais. Foi constatado que não houve participação dos atores escolares nas formulações do SEAP e, diante disso, a investigação possibilitou uma reflexão teórica sobre os limites da participação das escolas na formulação de uma política educacional voltada aos seus interesses, bem como sobre desafios da formulação de uma política educacional dentro do sistema político, seus tempos e urgências diante das demandas sociais.application/pdfporPolítica educacionalEnsino público estadualAutonomiaAutonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965067.pdf000965067.pdfTexto completoapplication/pdf3854191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115789/1/000965067.pdf6ee865fdd56499e2a66c8b8b3577b93bMD51TEXT000965067.pdf.txt000965067.pdf.txtExtracted Texttext/plain296761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115789/2/000965067.pdf.txt67ee802563dc955cf4a712740689351aMD52THUMBNAIL000965067.pdf.jpg000965067.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115789/3/000965067.pdf.jpg2d218693f19b34576b4bacc8edc23123MD5310183/1157892018-10-22 07:43:02.387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:43:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
title Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
spellingShingle Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
Cardoso, Caroline Cristiano
Política educacional
Ensino público estadual
Autonomia
title_short Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
title_full Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
title_fullStr Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
title_sort Autonomia e participação da escola nas formulações do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
author Cardoso, Caroline Cristiano
author_facet Cardoso, Caroline Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Caroline Cristiano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farenzena, Nalú
contributor_str_mv Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Ensino público estadual
Autonomia
topic Política educacional
Ensino público estadual
Autonomia
description O trabalho inscreve-se no campo temático das políticas educacionais, e tem como objetivo discutir a participação e a autonomia da instituição escola nos processos de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul (SEAP/RS). O SEAP/RS é desenvolvido na rede estadual de ensino desde 2011 e foi instituído como programa pelo Decreto nº 48.744/2011. Abrange a elaboração de diagnósticos institucionais qualitativos, de forma participativa, pelas três instâncias da rede estadual – escolas, coordenadorias regionais de educação e órgão central da Secretaria Estadual de Educação. Este estudo, articulado com uma pesquisa mais ampla, de avaliação do SEAP/RS, foca a participação das instituições escolares na política. Foi realizada análise documental de dados da formulação do SEAP e de conteúdos de entrevistas com atores políticos importantes do processo de formulação da política. O trabalho também contou com estudo dos conceitos de autonomia, participação, gestão democrática escolar, políticas públicas e políticas educacionais. Foi constatado que não houve participação dos atores escolares nas formulações do SEAP e, diante disso, a investigação possibilitou uma reflexão teórica sobre os limites da participação das escolas na formulação de uma política educacional voltada aos seus interesses, bem como sobre desafios da formulação de uma política educacional dentro do sistema político, seus tempos e urgências diante das demandas sociais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115789
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965067
url http://hdl.handle.net/10183/115789
identifier_str_mv 000965067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115789/1/000965067.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115789/2/000965067.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115789/3/000965067.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ee865fdd56499e2a66c8b8b3577b93b
67ee802563dc955cf4a712740689351a
2d218693f19b34576b4bacc8edc23123
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483943481344