O conselho escolar como protagonista da autoavaliação da escola pública : caso do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Lúcia Fernanda Ramires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157038
Resumo: O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) é uma política pública do Estado do Rio Grande do Sul que pretende realizar o diagnóstico da situação educacional nas três instâncias da rede: Secretaria Estadual de Educação; Coordenadoria Regional de Educação (CRE); e Escolas Públicas. As descrições da política estão divididas em cinco cadernos, sendo o primeiro para orientação à elaboração da avaliação institucional. Esse caderno aponta para o protagonismo do Conselho Escolar (CE), e visa à participação de todos os membros da comunidade escolar, salientando o papel desse colegiado como um instrumento democrático e representativo da realidade escolar. O presente trabalho tem dois objetivos: analisar como se apresenta a participação do CE dentro do texto da política SEAP; verificar se a participação prevista para o CE no texto da política se concretizou durante sua implementação nas escolas. A monografia tem como referencial teórico metodológico o ciclo de políticas de Stephen Ball, e sua metodologia centra-se na análise de conteúdo. A análise ocorrerá em duas instâncias sendo a primeira, o texto da política e a segunda, a tabulação de 71 entrevistas realizadas em escolas situadas em diferentes CRE do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos a respeito do processo de implementação da autoavaliação nas escolas permite inferir que o protagonismo do CE, previsto no texto da política, não tenha ocorrido com colaboração paritária de todos os segmentos da comunidade escolar.
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