Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jozeanne de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235347
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender a didatização do conceito de gênero do discurso em uma obra do PNLD 2021. Para isso, buscamos investigar como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Partimos dos pressupostos de que a interação discursiva é a realidade fundamental da língua (VOLÓCHINOV, 2017), de que as práticas de linguagem se concretizam em diferentes gêneros do discurso (FARACO, 2009) e de que o texto deve assumir posição central no trabalho com a língua (BRASIL, 2018). Formulamos, então, duas perguntas de pesquisa: como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; e como a noção de gênero do discurso aparece nas tarefas de a) leitura?, b) análise linguística e semiótica? e c) produção de texto?. Para respondê-las, dividimos a análise em duas partes: a primeira com foco na totalidade do livro didático e a segunda com foco nas tarefas de leitura, de análise linguística e semiótica e de produção de texto de um capítulo do livro. A partir de nossa investigação, concluímos que o livro didático em estudo focaliza os gêneros do discurso de modo bastante próximo aos pressupostos teóricos adotados, com algumas ressalvas, as quais podem se desdobrar em futuros estudos.
id UFRGS-2_3bdb3fa35e9ae48ace7d2d9e438dcac1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235347
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morais, Jozeanne de SouzaSchulz, Lia2022-02-19T04:41:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/235347001137155O presente trabalho tem como objetivo entender a didatização do conceito de gênero do discurso em uma obra do PNLD 2021. Para isso, buscamos investigar como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Partimos dos pressupostos de que a interação discursiva é a realidade fundamental da língua (VOLÓCHINOV, 2017), de que as práticas de linguagem se concretizam em diferentes gêneros do discurso (FARACO, 2009) e de que o texto deve assumir posição central no trabalho com a língua (BRASIL, 2018). Formulamos, então, duas perguntas de pesquisa: como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; e como a noção de gênero do discurso aparece nas tarefas de a) leitura?, b) análise linguística e semiótica? e c) produção de texto?. Para respondê-las, dividimos a análise em duas partes: a primeira com foco na totalidade do livro didático e a segunda com foco nas tarefas de leitura, de análise linguística e semiótica e de produção de texto de um capítulo do livro. A partir de nossa investigação, concluímos que o livro didático em estudo focaliza os gêneros do discurso de modo bastante próximo aos pressupostos teóricos adotados, com algumas ressalvas, as quais podem se desdobrar em futuros estudos.This paper aims to understand the didacticization of the concept of discourse genre in a textbook of PNLD 2021. For this, we sought to investigate how the notion of discourse genre permeates the textbook Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), approved by the National Program of Books and Teaching Materials (PNLD) 2021. We started from the assumption that discursive interaction is the fundamental reality of language (VOLÓCHINOV, 2017), that language practices take shape in different discourse genres (FARACO, 2009) and that the text should assume a central position in working with the language (BRASIL, 2018). We then formulated two research questions: how does the notion of discourse genre pervade the textbook Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; and how does the notion of discourse genre appear in the tasks of a) reading?, b) linguistic and semiotic analysis? and c) text production?. To answer these questions, we divided the analysis into two parts: the first focused on the entire textbook and the second focused on the tasks of reading, linguistic and semiotic analysis and text production in one chapter of the book. From our investigation, we have concluded that the textbook under study focuses on the discourse genres very closely to the adopted theoretical assumptions, with some reservations, which may unfold in future studies.application/pdfporGênero discursivoLivro didáticoLíngua portuguesaDiscourse genreTextbookPortuguese languageOs gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137155.pdf.txt001137155.pdf.txtExtracted Texttext/plain74341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/2/001137155.pdf.txt39b2cf332e62fbd0c091056fdacd45b4MD52ORIGINAL001137155.pdfTexto completoapplication/pdf2152720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/1/001137155.pdf2e145cf583f1262fdff2a563a347006cMD5110183/2353472022-08-06 04:42:46.240612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
title Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
spellingShingle Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
Morais, Jozeanne de Souza
Gênero discursivo
Livro didático
Língua portuguesa
Discourse genre
Textbook
Portuguese language
title_short Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
title_full Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
title_fullStr Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
title_full_unstemmed Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
title_sort Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
author Morais, Jozeanne de Souza
author_facet Morais, Jozeanne de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jozeanne de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schulz, Lia
contributor_str_mv Schulz, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Livro didático
Língua portuguesa
topic Gênero discursivo
Livro didático
Língua portuguesa
Discourse genre
Textbook
Portuguese language
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse genre
Textbook
Portuguese language
description O presente trabalho tem como objetivo entender a didatização do conceito de gênero do discurso em uma obra do PNLD 2021. Para isso, buscamos investigar como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Partimos dos pressupostos de que a interação discursiva é a realidade fundamental da língua (VOLÓCHINOV, 2017), de que as práticas de linguagem se concretizam em diferentes gêneros do discurso (FARACO, 2009) e de que o texto deve assumir posição central no trabalho com a língua (BRASIL, 2018). Formulamos, então, duas perguntas de pesquisa: como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; e como a noção de gênero do discurso aparece nas tarefas de a) leitura?, b) análise linguística e semiótica? e c) produção de texto?. Para respondê-las, dividimos a análise em duas partes: a primeira com foco na totalidade do livro didático e a segunda com foco nas tarefas de leitura, de análise linguística e semiótica e de produção de texto de um capítulo do livro. A partir de nossa investigação, concluímos que o livro didático em estudo focaliza os gêneros do discurso de modo bastante próximo aos pressupostos teóricos adotados, com algumas ressalvas, as quais podem se desdobrar em futuros estudos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-19T04:41:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235347
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137155
url http://hdl.handle.net/10183/235347
identifier_str_mv 001137155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/2/001137155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/1/001137155.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39b2cf332e62fbd0c091056fdacd45b4
2e145cf583f1262fdff2a563a347006c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447298829713408