Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235347 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo entender a didatização do conceito de gênero do discurso em uma obra do PNLD 2021. Para isso, buscamos investigar como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Partimos dos pressupostos de que a interação discursiva é a realidade fundamental da língua (VOLÓCHINOV, 2017), de que as práticas de linguagem se concretizam em diferentes gêneros do discurso (FARACO, 2009) e de que o texto deve assumir posição central no trabalho com a língua (BRASIL, 2018). Formulamos, então, duas perguntas de pesquisa: como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; e como a noção de gênero do discurso aparece nas tarefas de a) leitura?, b) análise linguística e semiótica? e c) produção de texto?. Para respondê-las, dividimos a análise em duas partes: a primeira com foco na totalidade do livro didático e a segunda com foco nas tarefas de leitura, de análise linguística e semiótica e de produção de texto de um capítulo do livro. A partir de nossa investigação, concluímos que o livro didático em estudo focaliza os gêneros do discurso de modo bastante próximo aos pressupostos teóricos adotados, com algumas ressalvas, as quais podem se desdobrar em futuros estudos. |
id |
UFRGS-2_3bdb3fa35e9ae48ace7d2d9e438dcac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235347 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morais, Jozeanne de SouzaSchulz, Lia2022-02-19T04:41:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/235347001137155O presente trabalho tem como objetivo entender a didatização do conceito de gênero do discurso em uma obra do PNLD 2021. Para isso, buscamos investigar como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Partimos dos pressupostos de que a interação discursiva é a realidade fundamental da língua (VOLÓCHINOV, 2017), de que as práticas de linguagem se concretizam em diferentes gêneros do discurso (FARACO, 2009) e de que o texto deve assumir posição central no trabalho com a língua (BRASIL, 2018). Formulamos, então, duas perguntas de pesquisa: como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; e como a noção de gênero do discurso aparece nas tarefas de a) leitura?, b) análise linguística e semiótica? e c) produção de texto?. Para respondê-las, dividimos a análise em duas partes: a primeira com foco na totalidade do livro didático e a segunda com foco nas tarefas de leitura, de análise linguística e semiótica e de produção de texto de um capítulo do livro. A partir de nossa investigação, concluímos que o livro didático em estudo focaliza os gêneros do discurso de modo bastante próximo aos pressupostos teóricos adotados, com algumas ressalvas, as quais podem se desdobrar em futuros estudos.This paper aims to understand the didacticization of the concept of discourse genre in a textbook of PNLD 2021. For this, we sought to investigate how the notion of discourse genre permeates the textbook Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), approved by the National Program of Books and Teaching Materials (PNLD) 2021. We started from the assumption that discursive interaction is the fundamental reality of language (VOLÓCHINOV, 2017), that language practices take shape in different discourse genres (FARACO, 2009) and that the text should assume a central position in working with the language (BRASIL, 2018). We then formulated two research questions: how does the notion of discourse genre pervade the textbook Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; and how does the notion of discourse genre appear in the tasks of a) reading?, b) linguistic and semiotic analysis? and c) text production?. To answer these questions, we divided the analysis into two parts: the first focused on the entire textbook and the second focused on the tasks of reading, linguistic and semiotic analysis and text production in one chapter of the book. From our investigation, we have concluded that the textbook under study focuses on the discourse genres very closely to the adopted theoretical assumptions, with some reservations, which may unfold in future studies.application/pdfporGênero discursivoLivro didáticoLíngua portuguesaDiscourse genreTextbookPortuguese languageOs gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137155.pdf.txt001137155.pdf.txtExtracted Texttext/plain74341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/2/001137155.pdf.txt39b2cf332e62fbd0c091056fdacd45b4MD52ORIGINAL001137155.pdfTexto completoapplication/pdf2152720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/1/001137155.pdf2e145cf583f1262fdff2a563a347006cMD5110183/2353472022-08-06 04:42:46.240612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 |
title |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 |
spellingShingle |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 Morais, Jozeanne de Souza Gênero discursivo Livro didático Língua portuguesa Discourse genre Textbook Portuguese language |
title_short |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 |
title_full |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 |
title_fullStr |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 |
title_full_unstemmed |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 |
title_sort |
Os gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021 |
author |
Morais, Jozeanne de Souza |
author_facet |
Morais, Jozeanne de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Jozeanne de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schulz, Lia |
contributor_str_mv |
Schulz, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo Livro didático Língua portuguesa |
topic |
Gênero discursivo Livro didático Língua portuguesa Discourse genre Textbook Portuguese language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse genre Textbook Portuguese language |
description |
O presente trabalho tem como objetivo entender a didatização do conceito de gênero do discurso em uma obra do PNLD 2021. Para isso, buscamos investigar como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Partimos dos pressupostos de que a interação discursiva é a realidade fundamental da língua (VOLÓCHINOV, 2017), de que as práticas de linguagem se concretizam em diferentes gêneros do discurso (FARACO, 2009) e de que o texto deve assumir posição central no trabalho com a língua (BRASIL, 2018). Formulamos, então, duas perguntas de pesquisa: como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; e como a noção de gênero do discurso aparece nas tarefas de a) leitura?, b) análise linguística e semiótica? e c) produção de texto?. Para respondê-las, dividimos a análise em duas partes: a primeira com foco na totalidade do livro didático e a segunda com foco nas tarefas de leitura, de análise linguística e semiótica e de produção de texto de um capítulo do livro. A partir de nossa investigação, concluímos que o livro didático em estudo focaliza os gêneros do discurso de modo bastante próximo aos pressupostos teóricos adotados, com algumas ressalvas, as quais podem se desdobrar em futuros estudos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-19T04:41:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235347 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137155 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235347 |
identifier_str_mv |
001137155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/2/001137155.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235347/1/001137155.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39b2cf332e62fbd0c091056fdacd45b4 2e145cf583f1262fdff2a563a347006c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447298829713408 |