Análise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu
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Publication Date: | 2013 |
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Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/95157 |
Summary: | A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis “renda familiar”, “escolaridade do pai” e “escolaridade da mãe”. Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu. |
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Lima Júnior, PauloOstermann, FernandaSantos, Flavia Rezende Valle dos2014-05-13T02:03:55Z20131415-2150http://hdl.handle.net/10183/95157000913928A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis “renda familiar”, “escolaridade do pai” e “escolaridade da mãe”. Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu.This paper is based on Pierre Bourdieu’s theory (1930-2002) about the relationship between social reproduction and cultural reproduction. A relatively straightforward implication of Bourdieu’s theory is that, considering the educational system as a whole, students’ sucess in school evaluations must be related to the original position in the structure of the student of class relations (determined by the amount of cultural and economical capital available in the student’s family). However, more than predicting statistical association between social origin and school performance variables, Bourdieu’s sociology enables one to theorize on the reasons of students’ performance. Hence, aiming at evaluating and exploring the theoretical productivity of Bourdieu’s sociology of education in one of the relevant contexts of science education, we performed a statistical analysis of the number of higher and lower grades accumulated in basic physics’ evaluations concerning socio-economic data of 1007 undergraduate students in physics in a Brazilian federal university. In particular, we considered the variables “income”, “father’s education” and “mother’s education.” Amid these, the first two variables proved to be related to academic success and failure in basic physics. Implications are considered under Bourdieu’s sociology.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 1 (jan/abr. 2013), p. 113-129Ensino de físicaEnsino superiorSociologia da educaçãoPierre BourdieuHigher educationPhysics, students’ achievementAnálise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de BourdieuAnalysis of the social determinants of academic success in undergraduate courses in physics under Bourdieu’s sociology info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913928.pdf000913928.pdfTexto completoapplication/pdf432527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95157/1/000913928.pdf9488920c1a187173a6897376c7000aa3MD51TEXT000913928.pdf.txt000913928.pdf.txtExtracted Texttext/plain52911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95157/2/000913928.pdf.txtb20cc7806c562613a29e9fabd79e2a3fMD52THUMBNAIL000913928.pdf.jpg000913928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95157/3/000913928.pdf.jpge3d064335bc740c3db6249b0ff3e5051MD5310183/951572023-09-14 03:26:31.537247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis “renda familiar”, “escolaridade do pai” e “escolaridade da mãe”. Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu. |
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