Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Alberto da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bertolucci, Cristina Cavalli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267869
Resumo: Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador.
id UFRGS-2_3c2002c340116c0b0cbb7a29f56ecfac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, João Alberto daBertolucci, Cristina Cavalli2023-12-01T03:25:54Z20201983-3156http://hdl.handle.net/10183/267869001189041Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador.Considering the importance of interview swith children to investigate mathematical knowledge, here we have an essay to discuss and analyze the relationships between epistemology and methodology in the process of production of data for research. In this article, our goal is to high light the relationships between epistemological foundations and ways to elaborate questions, asking and interpreting children's answers. We discuss about nuances, mishaps and particularities of the interviews with children and presented as a qualified approach the clinical interview and the Piagetian clinical method. The syntheses indicate the importance of using appropriate tools to investigate them a thematical object, as well as considering the particularities of the children's universe and the epistemic-methodological coherence adopted by there searcher.Debido a la importancia de las entrevistas con niños para investigar el conocimiento matemático, aquí tenemos un ensayo para discutir y analizar las relaciones entre epistemología y metodología en el ejercicio de producción de datos para la investigación. Nuestro objetivo es resaltar las relaciones entre los fundamentos epistemológicos y las formas de elaborar preguntas, preguntar e interpretar las respuestas de los niños. Hablamos de los matices, percances y particularidades de las entrevistas con niños y presentamos com oun enfoque calificado la entrevista clínica y el Método Clínico de Piaget. Las síntesis indican la Importancia de utilizar instrumentos adecuados para investigar el objeto matemático, así como considerar las particularidades del universo infantil y la coherencia epistémico-metodológica adoptada por el investigador.application/pdfporRevista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (2020), p. 343-372Educação MatemáticaInterviews with childrenClinical-critical methodMathematical educationMathematical literacyEntrevistas con niñosMétodo clínico-críticoEducación matemáticaAlfabetización matemáticaEpistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivistaEpistemologies and methodologies in interviews with children on mathematical knowledge : a constructivist perspective Epistemologías y metodologías en entrevistas con niños sobre conocimiento matemático : una perspectiva constructivista info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189041.pdf.txt001189041.pdf.txtExtracted Texttext/plain62906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/2/001189041.pdf.txt10fc90851c8ce00519dca32f70af6c83MD52ORIGINAL001189041.pdfTexto completoapplication/pdf411376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/1/001189041.pdf604f65045fe310d6ebb1bea1345edae9MD5110183/2678692023-12-02 04:25:12.58888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-02T06:25:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Epistemologies and methodologies in interviews with children on mathematical knowledge : a constructivist perspective
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Epistemologías y metodologías en entrevistas con niños sobre conocimiento matemático : una perspectiva constructivista
title Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
spellingShingle Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
Silva, João Alberto da
Educação Matemática
Interviews with children
Clinical-critical method
Mathematical education
Mathematical literacy
Entrevistas con niños
Método clínico-crítico
Educación matemática
Alfabetización matemática
title_short Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
title_full Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
title_fullStr Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
title_full_unstemmed Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
title_sort Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
author Silva, João Alberto da
author_facet Silva, João Alberto da
Bertolucci, Cristina Cavalli
author_role author
author2 Bertolucci, Cristina Cavalli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Alberto da
Bertolucci, Cristina Cavalli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
topic Educação Matemática
Interviews with children
Clinical-critical method
Mathematical education
Mathematical literacy
Entrevistas con niños
Método clínico-crítico
Educación matemática
Alfabetización matemática
dc.subject.eng.fl_str_mv Interviews with children
Clinical-critical method
Mathematical education
Mathematical literacy
dc.subject.spa.fl_str_mv Entrevistas con niños
Método clínico-crítico
Educación matemática
Alfabetización matemática
description Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T03:25:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267869
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-3156
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189041
identifier_str_mv 1983-3156
001189041
url http://hdl.handle.net/10183/267869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (2020), p. 343-372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/2/001189041.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/1/001189041.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10fc90851c8ce00519dca32f70af6c83
604f65045fe310d6ebb1bea1345edae9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225106283823104