Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267869 |
Resumo: | Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador. |
id |
UFRGS-2_3c2002c340116c0b0cbb7a29f56ecfac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, João Alberto daBertolucci, Cristina Cavalli2023-12-01T03:25:54Z20201983-3156http://hdl.handle.net/10183/267869001189041Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador.Considering the importance of interview swith children to investigate mathematical knowledge, here we have an essay to discuss and analyze the relationships between epistemology and methodology in the process of production of data for research. In this article, our goal is to high light the relationships between epistemological foundations and ways to elaborate questions, asking and interpreting children's answers. We discuss about nuances, mishaps and particularities of the interviews with children and presented as a qualified approach the clinical interview and the Piagetian clinical method. The syntheses indicate the importance of using appropriate tools to investigate them a thematical object, as well as considering the particularities of the children's universe and the epistemic-methodological coherence adopted by there searcher.Debido a la importancia de las entrevistas con niños para investigar el conocimiento matemático, aquí tenemos un ensayo para discutir y analizar las relaciones entre epistemología y metodología en el ejercicio de producción de datos para la investigación. Nuestro objetivo es resaltar las relaciones entre los fundamentos epistemológicos y las formas de elaborar preguntas, preguntar e interpretar las respuestas de los niños. Hablamos de los matices, percances y particularidades de las entrevistas con niños y presentamos com oun enfoque calificado la entrevista clínica y el Método Clínico de Piaget. Las síntesis indican la Importancia de utilizar instrumentos adecuados para investigar el objeto matemático, así como considerar las particularidades del universo infantil y la coherencia epistémico-metodológica adoptada por el investigador.application/pdfporRevista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (2020), p. 343-372Educação MatemáticaInterviews with childrenClinical-critical methodMathematical educationMathematical literacyEntrevistas con niñosMétodo clínico-críticoEducación matemáticaAlfabetización matemáticaEpistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivistaEpistemologies and methodologies in interviews with children on mathematical knowledge : a constructivist perspective Epistemologías y metodologías en entrevistas con niños sobre conocimiento matemático : una perspectiva constructivista info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189041.pdf.txt001189041.pdf.txtExtracted Texttext/plain62906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/2/001189041.pdf.txt10fc90851c8ce00519dca32f70af6c83MD52ORIGINAL001189041.pdfTexto completoapplication/pdf411376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/1/001189041.pdf604f65045fe310d6ebb1bea1345edae9MD5110183/2678692023-12-02 04:25:12.58888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-02T06:25:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Epistemologies and methodologies in interviews with children on mathematical knowledge : a constructivist perspective |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Epistemologías y metodologías en entrevistas con niños sobre conocimiento matemático : una perspectiva constructivista |
title |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista |
spellingShingle |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista Silva, João Alberto da Educação Matemática Interviews with children Clinical-critical method Mathematical education Mathematical literacy Entrevistas con niños Método clínico-crítico Educación matemática Alfabetización matemática |
title_short |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista |
title_full |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista |
title_fullStr |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista |
title_full_unstemmed |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista |
title_sort |
Epistemologias e metodologias e mentrevistas comcrianças sobre conhecimentos matemáticos : uma perspectiva construtivista |
author |
Silva, João Alberto da |
author_facet |
Silva, João Alberto da Bertolucci, Cristina Cavalli |
author_role |
author |
author2 |
Bertolucci, Cristina Cavalli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Alberto da Bertolucci, Cristina Cavalli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática |
topic |
Educação Matemática Interviews with children Clinical-critical method Mathematical education Mathematical literacy Entrevistas con niños Método clínico-crítico Educación matemática Alfabetización matemática |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interviews with children Clinical-critical method Mathematical education Mathematical literacy |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Entrevistas con niños Método clínico-crítico Educación matemática Alfabetización matemática |
description |
Dada a importância das entrevistas com crianças para investigação do conhecimento matemático, este artigo apresenta um ensaio para discutir e analisar relações entre epistemologia e metodologia no exercício dessa produção de dados para pesquisas. Nosso objetivo é evidenciar relações entre fundamentos epistemológicos e modos de se elaborar questões, perguntar e interpretar as respostas das crianças. Discorremos sobre nuances, percalços e particularidades das entrevistas com crianças e apresentamos como abordagem qualificada a entrevista clínica e o Método Clínico de base piagetiana. As sínteses indicam a importância da utilização de instrumentos adequados para investigação do objeto matemático, além de se considerar as particularidades do universo infantil e da coerência epistêmico-metodológica adotada pelo pesquisador. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-01T03:25:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267869 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-3156 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189041 |
identifier_str_mv |
1983-3156 001189041 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Vol. 22, n. 3 (2020), p. 343-372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/2/001189041.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267869/1/001189041.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10fc90851c8ce00519dca32f70af6c83 604f65045fe310d6ebb1bea1345edae9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225106283823104 |