Uma revisão sistemática dos efeitos da terapia comportamental dialética para os sintomas depressivos e regulação emocional em adolescentes e jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253371 |
Resumo: | A prevalência de depressão na adolescência em todo o mundo vem aumentando em níveis alarmantes. As dificuldades na regulação emocional parecem estar relacionadas com a manutenção e o desenvolvimento de transtorno mentais. A terapia comportamental dialética (Dialectical Behavioral Therapy – DBT) tem como foco a regulação emocional, e, portanto, poderia ser uma estratégia importante para redução de sintomas depressivos em jovens. O presente estudo é uma revisão sistemática que visa avaliar os efeitos da DBT em sintomas depressivos e habilidades de regulação emocional em adolescentes e jovens, e discutir os efeitos desta terapia na regulação emocional e suas consequências para os sintomas depressivos nesta população. Após a busca em três bases de dados, foram incluídos 27 estudos que envolveram 1474 participantes com idade média entre 15 e 16 anos e que se identificavam, em sua maioria, como sendo do sexo feminino e brancos/caucasianos. A maior parte dos estudos avaliou a depressão como desfecho secundário e encontrou efeito significativo da DBT para redução de sintomas depressivos em adolescentes. Alguns estudos avaliaram a regulação emocional, e estes também apresentaram melhora significativa deste desfecho após o tratamento da DBT. Nenhum estudo avaliou a relação da regulação emocional com os sintomas de depressão. Desta forma, a presente revisão sugere que a DBT pode ser potente para melhora de sintomas depressivos e de habilidades de regulação emocional em adolescentes e jovens. Pesquisas futuras devem avaliar a regulação emocional como um mecanismo de mudança da DBT para melhor compreender a sua relação com sintomas depressivos em jovens. |
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