Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230849 |
Resumo: | O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalmente, identificar a opinião de alunos de diversos cursos em relação ao tema. Por fim, o levantamento na base de dados Web of Science revelou o recente aumento de publicações nesta área sugerindo uma correlação com a sutil presença de disciplinas que trabalham as relações entre neurociências e aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_3c3c9f78ef5a0a49670859317f29b29d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230849 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piovesan, Angela ReginaJunqueira, Heloisa2021-10-16T04:39:11Z2018http://hdl.handle.net/10183/230849001108928O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalmente, identificar a opinião de alunos de diversos cursos em relação ao tema. Por fim, o levantamento na base de dados Web of Science revelou o recente aumento de publicações nesta área sugerindo uma correlação com a sutil presença de disciplinas que trabalham as relações entre neurociências e aprendizagem.The learning process may be explained by neuroscience and it is important that teachers understand the basic aspects of neurobiology. Considering the relevance of including this issue in the background of teacher-training courses, our goal was to evaluate the programs concerning the presence or absence of courses that comprise the neurobiological bases of learning and, additionally, to notice the undergraduate students’ opinion regarding this theme. Lastly, the survey on Web of Science identified a publication growth on this topic, suggesting a correlation with the subtle presence of courses dealing with the relations between learning and neuroscience.application/pdfporBiologiaAprendizagemScience of LearningNeuroeducationScience of EducationBases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108928.pdf.txt001108928.pdf.txtExtracted Texttext/plain187888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/2/001108928.pdf.txt073b2977383f595fec8ca61c552a9e3cMD52ORIGINAL001108928.pdfTexto completoapplication/pdf1772313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/1/001108928.pdf5de6af76a3da67efbb1cfa8fb1fc1a05MD5110183/2308492021-11-20 05:57:49.003406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? |
title |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? |
spellingShingle |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? Piovesan, Angela Regina Biologia Aprendizagem Science of Learning Neuroeducation Science of Education |
title_short |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? |
title_full |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? |
title_fullStr |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? |
title_full_unstemmed |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? |
title_sort |
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS? |
author |
Piovesan, Angela Regina |
author_facet |
Piovesan, Angela Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piovesan, Angela Regina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Aprendizagem |
topic |
Biologia Aprendizagem Science of Learning Neuroeducation Science of Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science of Learning Neuroeducation Science of Education |
description |
O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalmente, identificar a opinião de alunos de diversos cursos em relação ao tema. Por fim, o levantamento na base de dados Web of Science revelou o recente aumento de publicações nesta área sugerindo uma correlação com a sutil presença de disciplinas que trabalham as relações entre neurociências e aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-16T04:39:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230849 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108928 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230849 |
identifier_str_mv |
001108928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/2/001108928.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/1/001108928.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
073b2977383f595fec8ca61c552a9e3c 5de6af76a3da67efbb1cfa8fb1fc1a05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447283282477056 |