Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovesan, Angela Regina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230849
Resumo: O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalmente, identificar a opinião de alunos de diversos cursos em relação ao tema. Por fim, o levantamento na base de dados Web of Science revelou o recente aumento de publicações nesta área sugerindo uma correlação com a sutil presença de disciplinas que trabalham as relações entre neurociências e aprendizagem.
id UFRGS-2_3c3c9f78ef5a0a49670859317f29b29d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piovesan, Angela ReginaJunqueira, Heloisa2021-10-16T04:39:11Z2018http://hdl.handle.net/10183/230849001108928O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalmente, identificar a opinião de alunos de diversos cursos em relação ao tema. Por fim, o levantamento na base de dados Web of Science revelou o recente aumento de publicações nesta área sugerindo uma correlação com a sutil presença de disciplinas que trabalham as relações entre neurociências e aprendizagem.The learning process may be explained by neuroscience and it is important that teachers understand the basic aspects of neurobiology. Considering the relevance of including this issue in the background of teacher-training courses, our goal was to evaluate the programs concerning the presence or absence of courses that comprise the neurobiological bases of learning and, additionally, to notice the undergraduate students’ opinion regarding this theme. Lastly, the survey on Web of Science identified a publication growth on this topic, suggesting a correlation with the subtle presence of courses dealing with the relations between learning and neuroscience.application/pdfporBiologiaAprendizagemScience of LearningNeuroeducationScience of EducationBases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108928.pdf.txt001108928.pdf.txtExtracted Texttext/plain187888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/2/001108928.pdf.txt073b2977383f595fec8ca61c552a9e3cMD52ORIGINAL001108928.pdfTexto completoapplication/pdf1772313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/1/001108928.pdf5de6af76a3da67efbb1cfa8fb1fc1a05MD5110183/2308492021-11-20 05:57:49.003406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
title Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
spellingShingle Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
Piovesan, Angela Regina
Biologia
Aprendizagem
Science of Learning
Neuroeducation
Science of Education
title_short Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
title_full Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
title_fullStr Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
title_full_unstemmed Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
title_sort Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
author Piovesan, Angela Regina
author_facet Piovesan, Angela Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovesan, Angela Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Aprendizagem
topic Biologia
Aprendizagem
Science of Learning
Neuroeducation
Science of Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Science of Learning
Neuroeducation
Science of Education
description O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalmente, identificar a opinião de alunos de diversos cursos em relação ao tema. Por fim, o levantamento na base de dados Web of Science revelou o recente aumento de publicações nesta área sugerindo uma correlação com a sutil presença de disciplinas que trabalham as relações entre neurociências e aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-16T04:39:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230849
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108928
url http://hdl.handle.net/10183/230849
identifier_str_mv 001108928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/2/001108928.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230849/1/001108928.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 073b2977383f595fec8ca61c552a9e3c
5de6af76a3da67efbb1cfa8fb1fc1a05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447283282477056