O uso das mídias para a aplicação da Lei 10.639/03 nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Kátia Flores
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200672
Resumo: A escola é um ambiente em que convivem uma infinidade de pessoas, onde a diversidade étnico-racial pode ser observada diariamente. Um dos objetivos gerais da escola deve ser o de preparar seus educandos para viver em sociedade, sociedade está cheia de preconceitos, discriminações e práticas racistas. O trabalho em questão foi desenvolvido com o objetivo de investigar práticas de consciência e valorização da cultura africana e afrobrasileira que que estão sendo desenvolvidas nas escolas do ensino fundamental, a partir da Lei 10.639/03, utilizado os diferentes tipos de mídias e tecnologias disponíveis aos professores do ensino fundamental, da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, que buscam evitar praticas racistas no ambiente escolar e consequentemente fora dele. O estudo em questão foi realizado através de uma pesquisa quase experimental com análise qualitativa. Primeiramente, foi feito um estudo a partir de trabalhos já desenvolvidos sobre o mesmo tema. A partir deste estudo, foi desenvolvido um experimento com turmas de quarto ano do ensino fundamental e um questionário semiestruturado com os professores que lecionam na mesma escola. O estudo em questão foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Larry José Ribeiro Alves, no bairro Restinga, em Porto Alegre/RS. A partir do estudo em questão pode-se concluir que os professores conhecem o que diz a lei 10.639/03, mas que ainda não estão conseguindo aplica-la, pois, a maioria não conhece a cultura africana e afro-brasileira. Algumas atividades estão sendo desenvolvidas individualmente sobre a temática utilizando as mídias disponíveis na escola. A falta de um trabalho coletivo faz com que casos de racismo ocorram e sejam tratados de formas diferentes, inclusive como simples brincadeiras.
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